Fabio_Farias
(usa openSUSE)
Enviado em 19/11/2011 - 14:19h
Lendo todo o tópico, me pareceu que todo mundo aqui baixou a versão KDE do openSUSE. Eu baixei a versão Gnome, então, lavai minhas opiniões e críticas (xD):
-O Yast em GTK tem uma aparência bem mais intuitiva e simples de visualizar e usar. Gostei bastante, em relação ao Yast em qt! Porém, ainda faltam algumas correções nas janelas do Yast. Algumas aparecem pequenas demais e outras grandes demais. Bem estranho, mas deve ser corrigido logo com alguns updates.
Isso de fato é estranho. Eu não uso o openSUSE com Gnome. Sempre usei com Kde. Espero que de fato corrijam isso em breve.
-O desempenho do LiveCD Gnome x64 (versão que eu baixei) foi impressionante! Em poucos segundos o LiveCD já tinha dado boot. O sistema está bem leve e extremamente rápido. Acho que nunca vi um boot de LiveCD tão rápido assim (tirando o instalador do Arch, que é em modo texto...HAHAHA)
Isso é uma boa notícia. Eu uso 32 bits pois não tenho tanta memória que justifique o uso de 64 bits. Mas é bom saber disso.
-O LiveCD tem ótimo reconhecimento de hardware, principalmente com hardware mais atual (meu caso). Aprovado!
Muito bom.
Agora, uma pergunta: fui tentar instalar alguns programas pelo zypper e ele voltou com uma resposta de que esses pacotes não estavam disponíveis. Dando uma pesquisada, vi que os pacotes demoram mais pra chegar aos repos. Porquê isso ocorre? Há algum motivo?
Mas que pacotes exatamente?
Para instalar novos programas tem que ativar o repositorio packman... to xutando... pq comecei usar SUSE há 2 dias... e já to me axando o fabio e izaias que manjam do SUSE... rsrsrsrs
Sim Clodoaldo, você tem razão. O Packman não é o único necessário mas sem dúvida é o mais importante por conter a maioria dos pacotes que os usuários necessitam.
Quando baixei o openSUSE no primeiro dia os servidores estava um pouco lentos para instalar ou atualizar qualquer pacote, isso deve ocorrer por que tem muita gente baixado a distro, o melhor mesmo é baixar por torrent e usar os mirrors brasileiros.
Sim. De fato em época de lançamento o tráfego fica intenso. Mas os usuários brasileiros já são automaticamente redirecionados para o mirror brasileiro que está hospedado na UFPR.
A lista é boa só que nenhum deles está marcado para atualização automática o que na prática não adianta pois não receberá novos pacotes inclusive de atualizações de segurança. Marque a opção atualizar automaticamente ou terá que fazer isso manualmente toda vez que for instalar um programa..
Abraços!