lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 30/09/2013 - 01:51h
jhonyjhous escreveu:
ta e se eu quizer o slackware puro, limpo sem nada ... para depois eu ir incluindo ... teria um CD só do slack ? qual o menor tamanho dele ?? pow eu ja fiquei meio indignado que o ubuntu esse ano passo para dvd, nao cabe mais em um CD rs ... acho que a iso do ubuntu tem 780Mb agora .... sabe qual o menor tamanho do slackware ?
Zé, vê se fica puro
você e entende de uma vez: o Slackware oferece a possibilidade de: a) download do DVD completo com todos os pacotes disponíveis para a distro nos mirrors oficiais (e todos não é redundância, é todos mesmo); b) os mesmos pacotes do DVD divididos em seis CDs, dos quais os quatro primeiros são de download obrigatório por conterem os pacotes e os CDs 5 e 6 contém os códigos-fonte; c) a mini-iso de 50MB que dá boot no sistema, roda o instalador e depois vai te pedir os pacotes para poder instalar. Esses três serão o Slackware puro, como ele tem que ser. Quem tem firula é Debian e seus derivados, Fedora e seus derivados. O Slack coça o saco e grita ESPARTA!
Essas crianças de hoje são muito mal-acostumadas com as falsas facilidades do Ubuntu e demais distros user-friendly. Se você baixa uma iso de 700MB, você sabe que vai ter muito trabalho pós-instalação (e muitos bugs, no caso do Ubuntu e derivados). Não adianta dizer "ah, uma distro que instalei com uma iso de 700MB está completa" porque isso é mentira - a não ser que seu único uso para o computador seja uma máquina que acessa o Facebook. Aliás, nem nesse caso, pois será preciso resolver a questão do Flash e do Java.
Geralmente, o trabalho pós-instalação no Slack é opcional, você pode simplesmente usar o sistema da forma que ele está (vai ser algo bem espartano, mas é possível). A distro é uma das poucas que você simplesmente pode dizer que ela funciona após a instalação sem a necessidade de retoques. Você pode não gostar do Calligra (eu não gosto), mas ele tem o aplicativo de banco de dados do Calligra instalado - coisa que nenhuma outra distro de 700MB tem, procure em um Ubuntu zero-bala o Libreoffice Base. Tente compilar algo no Slack zero-bala, e depois tente compilar algo em qualquer outra distro sem ser Arch, Gentoo e derivados.