pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 25/09/2013 - 20:24h
Um DVD de instalação com 4.7 GB tem quase todos os pacotes que a distro disponibiliza em seus servidores. Isso dá a quem vai instalar opções de ambiente gráfico (posso optar entre Gnome, XFCE e KDE, por exemplo) e acesso imediato aos pacotes de desenvolvimento (caso da instalação 'full' do Slackware, onde se consegue compilar quase tudo de primeira).
Já um CD de instalação, com seus 700 MB, contem apenas o necessário a uma instalação padrão, sem opções de ambiente e sem pacotes de desenvolvimento.
As duas opções de distribuição, ISO grande x ISO pequena, têm defensores.
Para quem gosta da ISO grande, o maior argumento reside justamente nas acima mencionadas opções de instalação e numa certa independência em relação à internet (como se hoje fosse viável ficar sem internet).
Para os que defendem a ISO pequena, fica a facilidade em baixar como maior argumento, pois nem todo mundo tem condição de baixar uma imagem completa de DVD (exemplo: quem usa internet banda larga, 3G, com limite de tráfego).
Algumas distros usam as duas opções. O openSUSE é uma delas, pois têm imagens Live CD para KDE e Gnome, separadas, e também o DVD de instalação (não é live, acho), com os dois ambientes.