Dúvidas de um iniciante em Linux

49. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Herminio Silva Junior
Hank

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/10/2013 - 05:59h

delcimard escreveu:

Hank escreveu:

Quanto ao artigo citado, encontrei este: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105312.0.html
É ele?


Não conseguí abrir esse link colega. Tentou o que eu te passei ?


O que você me passou eu também não consegui abrir.
Então entrei no fórum (http://ubuntuforum-br.org) e pesquisei pelo nº do tópico (105312).
Achei esse aí, cujo título é "Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala".
Acabei de abri-lo no Firefox do Xubuntu.
Você copiou e colou o endereço completo?


  


50. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 06/10/2013 - 08:34h

Delcimar, pela sua experiência com o Big Linux, deduzo tratar-se da versão 4.2 (excelente, e que trabalhava redondinha), baseada no Ubuntu 9.1.
Ora, tanto aquele Ubuntu quanto o Big Linux se encontram defasadíssimos (as versões posteriores do Big não acompanharam a excelência da 4.2, e foi exatamente por isso que eu deixei de usar aquela distro, depois de experimentar a 5.2 e a 5.3).
Na descrição de seu hardware, que seria mais que suficiente para rodar qualquer distro Linux, há contudo uma palavra mágica: "VIA" (outra palavra mágica, igualmente de arrepiar os cabelos, seria "SIS").
Essa é a pedra de tropeço.
Onde houver menção a VIA ou SIS pode contar que haverá mau funcionamento e conflitos.
Menores ou quase imperceptíveis no Windows, porém bastante explícitos no Linux.
Em decorrência dessa tal de VIA é que você terá dificuldades com algumas distros, que não reconhecerão corretamente seu hardware.
Portanto, a única maneira de resolver tais problemas com esse hardware, será por experiência e erro.
Boa sorte.


51. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 06/10/2013 - 11:16h

Delcimar;
sobre o ícone de volume no xubuntu, é um bug da versão 13.10 que se resolve em dois cliques:

Abra a central de programas(sim, esse ícone rosa), pelo menu ou atalho ou atalho se tiver.
Na caixa de pesquisa digite "volti". É um programa com símbolo de autofalante. clique em instalar, dê a sua senha e pronto.


Dicas:

1- você pode fazer quase tudo pela interface gráfica, mas faça como eu, vá aprendendo terminal aos pouquinhos, eu também sou iniciante, saiba que maioria dos comandos que você aprende serve em todas as distros derivadas do ubuntu/debian e até te dão base para outras diferentes.
Por que raios se deve aprender a usar o terminal?
porque ele tem TUDO que você precisa. Por exemplo, fazer download é muito mais rápido pelo terminal. Tem até acelerador de download. Gravar iso também, etc. Descobri que vários programas que eu tinha eram dispensáveis.
O terminal pode ser aberto em qualquer distro derivada do ubuntu com crt+alt+T ou, no xubuntu, pelo menu --> emulador de terminal. Para que está iniciando, uma parte chata é que as vezes digita um espaço a menos ou a mais e ele não obedece. Então copie e cole no terminal os comandos que você quiser executar.

2- há alguns comandos que você vai usar com frequencia:


$ sudo apt-get autoremove

para que serve? joga lixo fora, restos, pacotes instalados junto com outros que você já desinstalou. O que ele achar, pode confirmar para deletar que teu pc fica mais veloz. Ele também mostra se há algum pacote desatualizado. se houver, basta abrir o atualizador de programas pelo proprio menu Você pode executá-lo quando quiser e, pelo menos uma vez a cada 2 dias.

$ sudo apt-get update

esses dois eu rodo todo dia. Se não houver nada para eles fazerem, não atrapalha em nada.

3- essa dica é bastante pessoal:
para quem está iniciando, (e eu me incluo) não compensa perder tempo resolvendo problemas complicados através de mil malabarismos e compilações disso e daquilo. Tem o lado do aprendizado? tem, mas tem também muito estresse e tempo é valioso. Então, se a distro ficar muito "zoada", se ainda não guarda quase tudo em nuvem como eu, faça backup, apague tudo, reinstale, troque a distro, etc., não sofra.

bom domingo.




52. Uma pequena ajuda para Delcimar.

Ewerton Urias
ewertonurias

(usa openSUSE)

Enviado em 06/10/2013 - 12:19h

Nossa senhora, eu li tudo!

Delcimar, entendo perfeitamente o que está acontecendo com você, você passou mais de 10 anos com Windows, e agora é novato em Linux, ou seja, o Linux está sendo extremamente complicado para você.

Primeiramente, permita-me que eu esclareça algumas coisas...

Usuários Ignorantes:
Infelizmente, você irá se deparar com muita gente ignorante no mundo Linux, isso não é algo novo, já vem a muito tempo, e permanecerá ainda por muito tempo, por exemplo, um usuário de uma distro falando mal da distro de outro usuário, isso não é só no Linux, também há no pessoal do Windows, mas bem pouco. Por que isso ocorre? Porque no mundo Linux existem mais de 400 distribuições Linux, diferente do Windows, que digamos ao grosso modo, são somente XP, Vista, 7 e 8, ou seja, quem usa Ubuntu fala mal de quem usa Fedora, quem usa 7 fala mal de quem usa 8... como o Linux é mais amplo, é mais fácil de vermos essas situações, diferente do Windows, que não é tão amplo como Linux.

Por que o Linux é mais difícil que Windows?
O Linux não é um sistema operacional, e sim um núcleo de sistema, os sitemas operacionais são as distribuições que utilizam o núcleo Linux.
O Linux não é difícil, deixe-me explicar, lembra quando você sentou pela primeira vez na frente de um computador? Em qual sistema operacional foi o seu primeiro contato? No seu caso, Delcimar, é nítido que foi o Windows, assim como eu também, e neste primeiro contato já sabíamos instalar/desinstalar programas, usar os programas nativos, mexer no painel de controle?
Todos que começaram com o Windows tiveram o seu tempo para aprender, é como uma criança que ainda não sabe andar, isto leva tempo para aprender.
O Linux está sendo difícil para você agora porque você cresceu em um sistema operacional, agora você está saindo dele e entrando em outro sistema operacional, o que é tudo diferente, e ao mesmo tempo é tudo a mesma coisa!
Sair de um terreno que conhece para outro desconhecido é difícil e doloroso, por isso o Linux é difícil.

Para quem o Windows é extremamente difícil?
Para aqueles que tiveram o primeiro contato com o Linux, e cresceram nele.

Delcimar, eu sou usuário Windows desde 2003, experimentei Linux em Fevereiro de 2012, experimentei e não consegui sair dele.

Minha primeira distro:
Ubuntu 12.04

Motivos que me prenderam ao Linux?:
Estava cansado de pegar vírus, cansado da Tela Azul (Tela azul da morte), cansado de instalar programas após instalação do Windows, cansado de crackear tudo (não tenho dinheiro e não influencio ninguém a crackear por não ter dinheiro).

Delcimar, eu também pensava como você: "Por que tantas distros?", "Isso já virou bagunça!", você diz isso agora porque ainda está procurando a sua distribuição, assim que você encontrar, seu pensamento irá mudar, verá o quanto é maravilhoso que haja tantas distros, isso é liberdade de poder escolher o que irá usar futuramente.

Qual distro Delcimar deve escolher?
Essa resposta ninguém pode responder, infelizmente, você deverá passar pela Etapa n°01 que todos nós passamos, experimentar e encontrar a melhor para você.

Qual distro a comunidade mundial Linux lhe recomenda:
Isso eu posso responder sem medo, o leve, amigável, fácil, rápido e produtivo Ubuntu, considerado a principal distro Linux, devido a grande demanda de usuários, ou seja, esclarecer dúvidas e encontrar soluções de problemas em fóruns não será nada complicado.
A grande maioria dos usuários Linux recomendam Ubuntu pela sua simplicidade e facilidade.

Mas qual Ubuntu usar?
Todos são Ubuntu, mas com uma interface diferente, são eles:
Ubuntu: Interface padrão Unity;
Ubuntu GNOME: Interface Gnome3;
Kubuntu: Interface KDE;
Lubuntu: Interface LXDE;
Xubuntu: Interface XFCE;
Entre outros (Educacional...).
Leia as minhas referências e olhe cada uma das interfaces.

Leia também este meu primeiro tópico sobre minha dificuldade com qual distro usar, é só uma página, tenho certeza que não irá perder seu tempo:
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/Ubuntu-Gnome-previne-que-o-usuario-adquire-conh...

Mas e os comandos? Não vai me ensinar?
Agora não, primeiramente encontre uma boa distribuição, particularmente recomendo Ubuntu 12.04, por ser muito amigável e fácil de usar, até tem um Central de Programas do Ubuntu para você instalar seus programas apenas com 1 clique, depois nos preocupamos com comandos.

Espero ter ajudado!

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu
http://www.ubuntubrsc.com/ubuntu-gnome-torna-se-variante-oficial-ubuntu.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kubuntu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lubuntu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xubuntu


53. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 06/10/2013 - 12:33h

Parece estar tendo diversas dificuldades, elas são normais no começo. teste várias Distribuições, mesmo no live cd, deverá achar uma que goste e conecta tudo.
o Mint é a mais fácil, outras que pode testar, Metamorphose (parece o Big), ElementaryOS.
se quiser tenatr outro tipo linux, o Mageia é bem fácil etem tambpme o openSUSE, o Fedora, mesmo a que uso, o Sabayon.
os comandos não se preucupe muito, com sua distro funcionando, vc acessa o guia Foca e pratica os comandos.
com uma placa VIA ou SIS, não terá porém os efeitos 3D, Compiz e transparencias, podem ser que não funcionem.

O link? pegue o link todo, inclusive com o número e o .html

Não é encheção de saco, a gente tá aqui para ajudar, usamos software gratuito elivre, nãospagamos nada para usar nossas Distros linux, O mínimo que podemos fazer é ajudar a Comunidade.


54. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Delcimar Bezerra
LedDel

(usa Outra)

Enviado em 07/10/2013 - 10:56h

Hank escreveu:

delcimard escreveu:

Hank escreveu:

Quanto ao artigo citado, encontrei este: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105312.0.html
É ele?


Não conseguí abrir esse link colega. Tentou o que eu te passei ?


O que você me passou eu também não consegui abrir.
Então entrei no fórum (http://ubuntuforum-br.org) e pesquisei pelo nº do tópico (105312).
Achei esse aí, cujo título é "Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala".
Acabei de abri-lo no Firefox do Xubuntu.
Você copiou e colou o endereço completo?


Sim, normal. Eu abri aqui na boa. Eu achei essas dicas interessantes e realmente eu senti a diferença no velho P4. Se o seu pc for mais potente que o meu o Kubuntu vai ficar show. Eu achei ele muito prático e bonito e quando comprar um pc novo pra mim com certeza vou instalá-lo, mas como o Xubunto tá bem mais rápido aqui eu vou ficar com ele por enquanto. Abraços e me diz aí se as dicas funcionaram com vc.


55. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/10/2013 - 13:57h

delcimard escreveu:

Agradeço de coração a tentativa de ajuda dos amigos, mas vou ser bem sincero com vcs, pessoal eu não conheço nada de linux, passei mais de 10 anos usando windows e pra ser sincero e sem querer ofender ninguém, lá tudo era mais fácil, e antes que algum xiíta me diga "então volte pro windows" eu digo : não ! não volto porque eu quero usar linux e pronto. Volto sim, se quiser, mas por enquanto quero experimentar o linux. Então não adianta vcs tentarem me ajudar me passando códigos e comandos que eu nem mesmo sei onde colocar, ou onde abrir. Uma reclamação constante que eu vejo na rede e já até ouví até de colegas de porque o linux não "emplaca" é justamente essa linguagem "hermética", fechada do mundo linux. Há coisa de um ano atrás eu tinha baixado o linux mint e instalei para experimentar, então me cadastrei no fórum deles pra tirar dúvidas mas não adiantou dizer que eu era novato e tal. Os caras só me tratavam como se eu fosse um sábio em linux. Resultado : caí fora e desistí do linux naquela época. Outra coisa que eu vejo aqui no fórum é geralmente qundo se tenta tirar uma dúvida algumas pessoas entram não com o intuito de ajudar mas prara aproveitar o terreno pra fazer apologia desta ou daquela distro, dizer que o ubunto é melhor, que o linux mint não presta, que isso que aquilo, que isto não aconteceria se eu usasse a distro tal e etc e acabam não ajudando em nada, só piorando as coisas. Por exemplo, essa de montar imagem, no windows eu usava um programa muito bom e gratuito chamado Daemon tools lite. Era só mandar montar a imagem e tudo era automático, sem frescura. Acho que um usuário comum de windows como eu era não quer perder tempo com malabarismos em linhas de comando. Isso fica pra que gosta. O usuário comum quer praticidade no uso do SO e isso o windows com todos os seus erros tem. Pra vcs terem idéia eu já baixei umas 20 imagens de distros diferentes e nem consegui ainda para com uma, pois sempre aparece uma coisa diferente em cada uma. Esse negócio de kernel livre tem lá seu lado negativo porque o que tem de distro espalhada por aí não é brincadeira. Isso afugenta mesmo quem usa windows. Acho que se deveria ter um controle melhor sobre isso senão vira bagunça, se é que já não virou. Vou continuar nessas batalha ainda, até quando não sei. Abraços.


Linux mesmo são poucos: Red Hat, Debian, Mandriva, Gentoo, Arch, Suse, Slackware, Ubuntu.

O resto é tudo remasterização de alguma distribuição Linux.


56. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Herminio Silva Junior
Hank

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/10/2013 - 10:22h

bilufe escreveu:
...

Linux mesmo são poucos: Red Hat, Debian, Mandriva, Gentoo, Arch, Suse, Slackware, Ubuntu.
O resto é tudo remasterização de alguma distribuição Linux.


bilufe, poderia detalhar um pouco mais a sua afirmação acima? Em outras palavras, o que é ser Linux mesmo no caso?

O Ubuntu não se baseia no Debian? Ele não seria então uma remasterização?


57. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/10/2013 - 10:50h

Hank escreveu:

bilufe escreveu:
...

Linux mesmo são poucos: Red Hat, Debian, Mandriva, Gentoo, Arch, Suse, Slackware, Ubuntu.
O resto é tudo remasterização de alguma distribuição Linux.


bilufe, poderia detalhar um pouco mais a sua afirmação acima? Em outras palavras, o que é ser Linux mesmo no caso?

O Ubuntu não se baseia no Debian? Ele não seria então uma remasterização?


Remasterização trocar alguns componentes de uma distribuição Linux e criar uma imagem ISO.
É exatamente este o procedimento feito pelo Pear OS, Elementary OS, Mint Linux e a grande maioria das "distribuições do Linux".

Já o Ubuntu não é uma remasterização do Debian, pois ele é muito mais que o uso de uma ferramenta como o RemasterSys. O Ubuntu é baseado no Debian, o que é muito diferente de ser uma remasterização do Debian.

Salvo poucas exceções referentes a algumas remasterizações que tem alguma utilidade, a lista de distribuições Linux é pequena (resume-se em Red Hat, Debian, Mandriva, Gentoo, Arch, Suse, Slackware e Ubuntu).


58. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Herminio Silva Junior
Hank

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/10/2013 - 11:28h

bilufe escreveu:
...

Remasterização trocar alguns componentes de uma distribuição Linux e criar uma imagem ISO.
É exatamente este o procedimento feito pelo Pear OS, Elementary OS, Mint Linux e a grande maioria das "distribuições do Linux".

Já o Ubuntu não é uma remasterização do Debian, pois ele é muito mais que o uso de uma ferramenta como o RemasterSys. O Ubuntu é baseado no Debian, o que é muito diferente de ser uma remasterização do Debian.

Salvo poucas exceções referentes a algumas remasterizações que tem alguma utilidade, a lista de distribuições Linux é pequena (resume-se em Red Hat, Debian, Mandriva, Gentoo, Arch, Suse, Slackware e Ubuntu).


Obrigado pela explicação. Mais uma pergunta.
O Kubuntu, o Xubuntu, o Lubuntu, etc. seriam então remasterizações do Ubuntu ou usa-se um outro nome para isso?


59. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Delcimar Bezerra
LedDel

(usa Outra)

Enviado em 08/10/2013 - 11:39h

Teixeira escreveu:

Delcimar, pela sua experiência com o Big Linux, deduzo tratar-se da versão 4.2 (excelente, e que trabalhava redondinha), baseada no Ubuntu 9.1.
Ora, tanto aquele Ubuntu quanto o Big Linux se encontram defasadíssimos (as versões posteriores do Big não acompanharam a excelência da 4.2, e foi exatamente por isso que eu deixei de usar aquela distro, depois de experimentar a 5.2 e a 5.3).
Na descrição de seu hardware, que seria mais que suficiente para rodar qualquer distro Linux, há contudo uma palavra mágica: "VIA" (outra palavra mágica, igualmente de arrepiar os cabelos, seria "SIS").
Essa é a pedra de tropeço.
Onde houver menção a VIA ou SIS pode contar que haverá mau funcionamento e conflitos.
Menores ou quase imperceptíveis no Windows, porém bastante explícitos no Linux.
Em decorrência dessa tal de VIA é que você terá dificuldades com algumas distros, que não reconhecerão corretamente seu hardware.
Portanto, a única maneira de resolver tais problemas com esse hardware, será por experiência e erro.
Boa sorte.


Bom, em se tratando de "hardware" até que não estou tendo dificuldades. Ao menos as que eu tinha com o Windows. Pra vc ter uma idéia eu estava com duas placas paradas aqui, uma wireless da encore que o windows xp se recusava a aceitar mesmo com 300 drivers diferentes instalados e uma ATI Radeon 9200 que eu até instalava, mas que nunca funcionava direito, e quando instalei o Big linux de cara ele reconheceu tudo sem problema. Agora eu estou usando o Xubunto e como disse vou tentar me aquietar um pouco, senão eu vou ficar nessa indecisão e não aprendo nada.

Valeu.


60. Re: Dúvidas de um iniciante em Linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/10/2013 - 11:47h

bilufe escreveu:

Hank escreveu:

bilufe escreveu:
...

Linux mesmo são poucos: Red Hat, Debian, Mandriva, Gentoo, Arch, Suse, Slackware, Ubuntu.
O resto é tudo remasterização de alguma distribuição Linux.


bilufe, poderia detalhar um pouco mais a sua afirmação acima? Em outras palavras, o que é ser Linux mesmo no caso?

O Ubuntu não se baseia no Debian? Ele não seria então uma remasterização?


Remasterização trocar alguns componentes de uma distribuição Linux e criar uma imagem ISO.
É exatamente este o procedimento feito pelo Pear OS, Elementary OS, Mint Linux e a grande maioria das "distribuições do Linux".

Já o Ubuntu não é uma remasterização do Debian, pois ele é muito mais que o uso de uma ferramenta como o RemasterSys. O Ubuntu é baseado no Debian, o que é muito diferente de ser uma remasterização do Debian.

Salvo poucas exceções referentes a algumas remasterizações que tem alguma utilidade, a lista de distribuições Linux é pequena (resume-se em Red Hat, Debian, Mandriva, Gentoo, Arch, Suse, Slackware e Ubuntu).


Ubuntu é uma refusique do Debian, assim como elementary, Mint, Zorin, Lubuntu, Xubuntu e tantas outras são refusuque do Ubuntu e consecutivamente do Debian.

Agora na monha opinião, salvo poucas as exceções todas as refusiques do Ubuntu são melhores que o próprio. Ele é mais pesado que todos, com excessão do Zorin. Cheio de pragas que ficam bisbihotando os hábitos do usuário, uma interface muito bonita mas pouco produtiva, aliás "o Unity cheia de lente" é produtiva pra cego deve ser.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts