israel_miranda
(usa FreeBSD)
Enviado em 17/05/2008 - 09:19h
O Debian é um show de estabilidade. Mas o seu critério de seleção de software é tão rigoroso, que as vezes o software demorou tanto para atingir o rank de estável, que pouco tempo depois do lançamento da versão, a versão do programa já ficou velho/obsoleto.
Bem, isso para servidor é perfeito, porque não podemos arriscar programas novos em servidores críticos de produção.
Mas existe uma solução para desktop. Existe um projeto chamado
www.backports.org ele pega os programas mais interessantes, com as funcionalidades mais novas, e os compila no debian stable, sendo necessário apenas adicionar o repositório backports no sistema.
Mas existe também o Debian Testing, versão acima do stable, que está em estado de pré congelamento para o lançamento da próxima versão: Debian Lenny 5.0 a previsão é que ele seja lançado até no final do ano, portanto muitos pacotes já estão estáveis, o nível de estabilidade seria até maior que o Fedora 9, já que o fedora não segue a filosofia do Debian para atingir estabilidade, seria mais estável até que o Ubuntu que é baseado na versão unstable do debian.
Então é isso! O Debian é tão estável, mas tão estável que até mesmo a versão testing/beta pode ser usada como desktop!
Uso o stable nos meus servidores, o testing na minha estação de trabalho e meu notebook, e o unstable no meu computador de mesa de casa. E nunca tive problemas com o unstable, impressionante. Tenho a última versão lançada de todos os pacotes nos repositórios, e estou usando a versão experimental do kde4 compilando os fontes da última versão do mesmo, e estou babando na nova versão do kde4.
Mas o Fedora é muito bom também, isso é mais gosto pessoal mesmo, eu prefiro as ferramentas do Debian, para desenvolver e compilar pacotes, instalar remover fontes, satisfazem a minha necessidade perfeitamente.