arturkiraa
(usa Linux Mint)
Enviado em 02/12/2019 - 20:25h
Boa noite a todos.
Recentemente me surgiu uma proposta de ser instrutor de informática para crianças do 8º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio numa escola pública, por meio de um programa do governo do estado. Nunca havia trabalhado ensinando informática antes, e aceitei a oportunidade, ansioso para repassar meu conhecimento, tentar quebrar alguns paradigmas e incentivá-los a usar as tecnologias que eles têm em mãos da melhor forma possível. A apostila do curso só será me repassada quando tiver perto de começar, e não tem como saber o conteúdo que eles programaram, mas já comecei uns slides com conteúdos básicos para mostrar na sala.
Hoje foi a aula inaugural do curso e meu primeiro contato com os futuros alunos. Eu queria usar o Linux para introduzi-los à informática, mas vi uma grande resistência por conta da coordenação da escola. "Linux? Que é isso? É aquele negócio que vem no computador e a gente sempre precisa mandar alguém colocar o Windows?." Expliquei que tanto o Windows quanto o Office são softwares proprietários, precisam ser comprados e não rola usar crack pra disfarçar. Mesmo assim, o Windows venceu a briga e terá que ser com ele mesmo. Isso não me impede de ensiná-los sobre o conceito de software livre e apresentar o Linux.
Quero opiniões, dicas e conselhos de quem trabalha ou já trabalhou como instrutor/professor de informática para um jovem sem experiência nesse ambiente, o que vocês pensam, concordam e discordam sobre o assunto. Tenho medo de ser um daqueles professores que só sabem o conteúdo pra si mas não conseguem repassá-lo ao aluno, e agradeço desde já a colaboração de vocês.