Conte suas experiências com Gentoo

49. Re: Conte suas experiências com Gentoo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/07/2017 - 03:09h

Para desencargo

[OFF]
O que é Poser:

Poser é uma gíria da língua inglesa cujo significado - principalmente no contexto musical - se refere uma pessoa com personalidade influenciável, sem atitude e que se deixa impressionar pelo artista, banda ou estilo musical que está fazendo sucesso no momento. O poser finge ser um fã apenas para estar na moda, para se juntar a um grupo e seguir as mesmas tendências.

Em inglês, poser significa literalmente "alguém que faz pose", e é um termo pejorativo que descreve alguém que afirma que faz parte de uma determinada subcultura (como a do punk, heavy metal ou hip hop, por exemplo). Apesar disso, os elementos dessa tal subcultura afirmam que o poser não tem autenticidade, porque não compreende os valores ou a filosofia dessa mesma subcultura.


Fonte: Helvetica (pelo menos aqui)

[/OFF]

A minha intenção não foi a de ofender ou tirar conclusões precipitadas. Melhor deixar cada um entender por si mesmo.

Falta ver o que o pessoal que usa Arch diariamente tem de bom a dizer, que pode não ser tão evidente.



  


50. Re: Conte suas experiências com Gentoo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/07/2017 - 04:20h

Minha experiência primária com o Gentoo = Uma semana no hospital na UTI.
Mas não posso negar que EMERGE > PACMAN.
Quem não gostar, que corte os pulsos ;)


51. Re: Conte suas experiências com Gentoo

Luiz Santos
luiztux

(usa Gentoo)

Enviado em 14/07/2017 - 09:31h

Maldade heim -> http://imgur.com/a/ayS21

É apenas brincadeira... não tenho nada contra o Arch. Aliás nunca usei...

Mas enfim, autor do tópico, conseguiu ou não?

-----------------------------------''----------------------------------

Larry, The Cow, uses Gentoo GNU/Linux

^__^
(oo)
(__)

"If it moves, compile it."




52. Re: Conte suas experiências com Gentoo

Gabriel Henrique da Silva Ferreira
MrBlackWolf

(usa Arch Linux)

Enviado em 14/07/2017 - 10:56h

Arch Linux é simples, leia os princípios https://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_Linux#Principles, e se não concordar com eles não use.


53. Re: Conte suas experiências com Gentoo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/07/2017 - 11:14h

MrBlackWolf escreveu:

Arch Linux é simples, leia os princípios https://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_Linux#Principles, e se não concordar com eles não use.


lol na primeira linha tem que re-definir simples pra "não mudamos coisa de upstream", e se upstream mandar algo não simples ? onde voce fica ?

CRUX é simples,
Slackware é Simples,
Void é simples,
Arch ser simples é algo que usuarios de Arch se convecem que Arch é porque outros falam que é e eles ficam brincando com palavras porque só admitir que Arch é uma distro inflexivel e pesada é dificil de aceitar. nem KISS arch é

https://lists.archlinux.org/pipermail/arch-general/2015-July/039443.html


54. Re: Conte suas experiências com Gentoo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/07/2017 - 12:54h

Ao autor do tópico:
> Usei Gentoo por pouco tempo, e não tive problemas com ele.
> Qualquer problema que não esteja conseguindo resolver pode perguntar no fórum (acho que já disseram isso).
> Na mesma "linha" do Gentoo há distros como o Funtoo, o Exherbo e o Sabayon - são opções a ser consideradas, caso o Gentoo não te pareça o mais adequado.

Aos demais, minhas *opiniões* sobre as discussões recentes colocadas neste tópico:
> Arch não vale tudo o que dizem (usei durante algumas semanas há alguns anos como uma distro de testes para ver se, eventualmente, poderia usá-la ao Slackware; cheguei a conclusão que não, especialmente em razão do systemd e a forma como algumas coisas no sistema são configuradas por causa dele).
> Não estou dizendo que Arch é ruim. Se não é boa pra mim, não significa que não seja boa pra mais ninguém.
> Quanto a questão poser, já vi gente se gabando por usar a distro A ou a B e dizendo que é a melhor* só porque é a que o sujeito usa (ou porque é a predileta de um determinado "segmento", ou que é uma das mais populares no momento ou alguma considerada "difícil"), sem ter uma opinião própria - com certeza mais gente já deve ter visto isso também.
> Acho que cada um deve usar a distro que melhor lhe servir, e não porque é a "distro do momento" ou porque é "difícil de instalar/usar" - é apenas minha opinião aqui, nada contra quem seja do tipo "poser" ou que tenha uma opinião diferente.

* Melhor no quê? existem muitos critérios a serem considerados.
Melhor para o iniciante, que não quer e/ou está sem tempo para se "aprofundar mais no sistema"?
Melhor para um computador antigo?
Melhor para estudar como o sistema funciona?
Melhor, no sentido de ser estruturalmente mais organizada/funcional?
Este negócio de melhor/pior é bastante problemático, mas fica como um ponto a ser considerado



55. Re: Conte suas experiências com Gentoo

niquelnausea
niquelnausea

(usa Arch Linux)

Enviado em 14/07/2017 - 13:08h

listeiro_037 escreveu:
Se Arch possui realmente esses problemas técnicos, então o pessoal que se acha porque usa o sistema acaba pagando uma de poser?


isso é muito comum entre vários usuários, principalmente aqueles que acreditam na existência de uma "escada" de aprendizagem e "poder", onde o arch estaria no alto (o que não é verdade). ao contrario do que alguns tentam fazer parecer, decorar o método de instalação ou instalação de pacotes usando o pacman ou yaourt não é tão diferente da instalação do debian netinstall, e o pacman realmente não é algo muito diferente do apt, yum ou qualquer outro. o pacman apenas é um pouco melhor organizado e mais simples, mas no final ainda é muito parecido (se não igual) e faz praticamente o mesmo que qualquer gerenciador binário de qualquer outra distribuição.



north escreveu:
Bem o Arch é mais simples que o Gentoo, não é algo dificil de fazer sendo que o Gentoo tem como missão permitir a escolha do usuario e portanto tem que levar em conta varios casos em que o Arch simplesmente fala "fod a-se".

Arch é um dos piores OS que existe, é prova de que marketing funciona:

- Não tem separação de -devel nos pacotes, o usuario gasta mais conexão e mais espaço no disco
- Não existem politicas no sistema, nem mesmo de licenças, qualquer coisa a qualquer hora pode mudar bruscamente e qubrar tudo.
- Ainda não adotou dash como /bin/sh, ainda usa bash porque eles não tem politicas no sistema ( veja acima ), então eles não se importam em usar apenas shellscript POSIX pra fazer script no /bin/sh e sabem que se mudar o symlink vai quebrar o sistema, um dos devs admitiu no Reddit a um tempo que uma das razões pra mudar pro systemd foi porque os scripts deles estavam dificeis demais de manter, o que foi resolvido por ter politicas decentes de qualidade do sistema.
- Pacman é ruim, não faz dependencias Recursivas, nem or-dependencies, ele não consegue manter varias versões do mesmo pacote então voce tem ambos python e python3 ( só um exemplo ), sempre esteve atras da curva em funções como assinar pacotes e usar {c,cxx,ld}flags sensitivas a segurança.
- Arch tem dano mental quando se vem a separatar pacotes, 20 pacotes que estão no Debian acabam sendo 1 Pacote no arch, arch simplesmente não separa os pacotes, o custo final é a redução de escolha e customização do usuario e maior uso de disco e conexão.
- ABS não tem o equivalente de useflags ( Gentoo ) , options ( Exherbo ) ou vopts ( xbps-src ), compilar do source é basicamente inutil a não ser que queria algo do AUR, que é necessario proque os repositorios são pequenos
- Sistema é "Meu Jeito ou a rua", não existe qualquer customização.
- Não possue equivalente a Eselect/Eclectic/deselect/xbps-alternatives
- È KISS no sentido de ser simples para os devesenvolvedores do arch manterem o sistema, eles não se importam em incluir pedaços de software mais complexos como systemd se isso significa reduzir o custo de trabalho neles.


.... sim, mas qual o grande problema? afinal, se são recursos que fazem (ou deveriam fazer) tanta falta, basta migrar para soluções que atendam a essas necessidades. acredito que arch não quer ser gentoo ou qualquer outra, ou seja, não vejo como problema usar alguns mb a mais, ou não ser planejado de modo a ser tão flexível como outras distros citadas por você. sobre os pacotes, é o método escolhido, lendo o que você escreveu consigo compreender a falta de recursos ou diferenças, mas é o modo como os desenvolvedores querem fazer.
comunidades como a do manjaro demonstram que existe demanda e aceitação pelo projeto, e que a maioria das características citadas por você, não faz falta ou pouco importa a este publico.


edit
north escreveu:
Arch ser simples é algo que usuarios de Arch se convecem que Arch é porque outros falam que é e eles ficam brincando com palavras porque só admitir que Arch é uma distro inflexivel e pesada é dificil de aceitar. nem KISS arch é

https://lists.archlinux.org/pipermail/arch-general/2015-July/039443.html

concordo com esta parte.




56. Re: Conte suas experiências com Gentoo

Luiz Santos
luiztux

(usa Gentoo)

Enviado em 14/07/2017 - 13:15h

Wow

Sem querer criar flamewar e, pedindo desculpas por fugir[um pouco] do assunto do tópico, esta pessoa que está respondendo na lista, o faz como se fosse um dos desenvolvedores do Arch, porém é apenas um "Trusted User", se a Wiki[1][2] estiver correta. Não faço ideia de como um Trusted User é tratado dentro do Arch e sua comunidade, mas aquele tipo de resposta faz parecer que a distro é apenas um playground para os desenvolvedores.

Enfim, como escrevi anteriormente, nunca usei esta distro nem jamais tentei instalar. Logo não posso me envolver demais nisto. Mas penso eu que a comunidade deveria ser levada mais em consideração. Os Arch users que estão por aí podem clarear mais as coisas?

Em relação ao Gentoo, se os desenvolvedores tirassem as escolhas, eu daria o fora na hora. Imagino que muitos outros também.


[1] - https://www.archlinux.org/people/developers/

[2] - https://www.archlinux.org/people/trusted-users/

-----------------------------------''----------------------------------

Larry, The Cow, uses Gentoo GNU/Linux

^__^
(oo)
(__)

"If it moves, compile it."




57. Re: Conte suas experiências com Gentoo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/07/2017 - 13:43h


.... sim, mas qual o grande problema?


Que Arch é uma distro de baixa qualidade populada por pessoas que não se importam com a qualidade do seu sistema operacional, os memes do arch são a maior prova que existe que marketing funciona.


afinal, se são recursos que fazem (ou deveriam fazer) tanta falta, basta migrar para soluções que atendam a essas necessidades.


jeito grande de falar "se não gosta não usa", não evita que eu critique coisas de baixa qualidade como o Arch


acredito que arch não quer ser gentoo ou qualquer outra


Obviamente.


, ou seja, não vejo como problema usar alguns mb a mais


Se não ve problema com aumento do uso de disco, banda, redução de segurança do usuario e aumento de complexidade por componentes simples sendo trocados por componentes complexos então sim, não tem problema.


, ou não ser planejado de modo a ser tão flexível como outras distros citadas por você.


Arch foi planejado ? se foi planejado fizeram um trabalho pior que deus.


sobre os pacotes, é o método escolhido, lendo o que você escreveu consigo compreender a falta de recursos ou diferenças, mas é o modo como os desenvolvedores querem fazer.


o que eles querem fazer não evita que eu critique o descaso com qualidade.


comunidades como a do manjaro demonstram que existe demanda e aceitação pelo projeto
, e que a maioria das características citadas por você, não faz falta ou pouco importa a este publico.


lol Manjaro, eu poderia por FreeBSD no sistema deles e eles não iam notar a diferença, só manter a mesma interface grafica.


58. Re: Conte suas experiências com Gentoo

Mashn
Mashn

(usa Outra)

Enviado em 14/07/2017 - 13:53h

Quando eu penso que estou começando a entender o Linux vem o @north e f.ode tudo.


59. Re: Conte suas experiências com Gentoo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/07/2017 - 13:55h

mashnhudolf escreveu:

Quando eu penso que estou começando a entender o Linux vem o @north e f.ode tudo.


Voce deve entender de Archlinux, existem coisas que qualquer usuario de Unix já deve saber, pra aprender Linux voce lé isso

https://www.kernel.org/doc/
http://www.tldp.org/




60. Re: Conte suas experiências com Gentoo

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 14/07/2017 - 14:27h

Ichi... galera tá brigando, aqui! rrsrsrsrsr !
Linux tem muitas opções.

Testei Slackware. Porque não uso? porque é muito "Unix Like" pro meu gosto.O mesmo para BSDs, aliás, esses são Unix, mesmo....

Testei Arch. Porque não uso? porque prefiro os Gentoos e os RPMs. Idem para Debian.

Testei Mageia, OpenMandriva e Fedora. Mandriva, usei bastante, mas agora prefiro openSUSE.

Concordo com SlackJAM. Pior ou melhor, não é por aí.... Depende do usuário, do que ele quer ou precisa, do microcomputador etc...

Um exemplo simples, vamos supor que vc goste muito do Gentoo e com ambiente gráfico não muito leve.... Se tiver um velho Celeron, você vai dormir para usar Gentoo... não é prático.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.



  



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts