ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 08/04/2024 - 22:32h
ericoz2 escreveu:
Sempre uso MBR, o que nunca consegui entender, em todos esses anos, indo e vindo do linux, é em qual partição os instaladores colocam o grub. se é na partição /boot ou se é junto com a distro, e quando necessário reinstalar, em qual delas eu devo colocar?
Apenas em termos conceituais, sem entrar na parte operacional (o como fazer) da "coisa".
Considere apenas máquina (firmware) BIOS e disco MBR (não tem UEFI nem GPT).
- "/boot" , da forma como você referenciou, é um ponto de montagem de uma partição que você criou. A criação dessa partição (que você comandou para ser montada na pasta /boot) é opcional e, na minha modesta opinião, desnecessária. A pasta "/boot" é criada na instalação independente de haver uma partição (a seu comando ou opção) nela montada.
- Se você cria uma partição e manda monta-la em /boot de cada sistema linux que instalar, o sistema Linux instalado a posteriori vai mexer (sobrescrever dados) nela.
Você pode se embrenhar num cipoal de difícil ou complicada saída.
- Na instalação pode-se optar por:
1- instalar o grub no disco ou,
2- Instalar o grub na partição.
- A opção 1 significa instalar o "núcleo" do grub no setor de boot. O grub (GNU GRand Unified Bootloader), como o próprio nome sugere, é muito grande para caber totalmente no setor de boot. O resto fica em /boot e em outras pastas do sistema. Nesta opção 1, havendo outro bootloader no setor de boot, esse será sobrescrito pelo grub.
- A opção 2 significa instalar "o resto" do grub na partição. Havendo outro bootloader (do DOS, do Windows, do Grub, outros) no setor de boot, esse não será sobrescrito, á princípio.
Para que está opção funcione, a partição escolhida para instalar o grub deve ser uma partição primária ativa (sinalizador "boot" no Gparted ou "a" de ativa ou "bootable" ou "inicializável") em outros programas de particionamento.
A vantagem disso é que um grub numa partição não briga com o grub de outra partição. Se a partição for deletada ou formatada, seu respectivo grub vai embora com ela. Ai é só ativar outra partição (Linux no caso) que contenha seu respectivo grub ou ativar uma partição que tenha outro sistema operacional, se for o caso.
- Obviamente essa unidade (HD, SSD, ...) deve ser configurada no setup do BIOS como a unidade de inicialização.
Peço a fidalguia de que qualquer equívoco ou erro observado nesta conceituação seja informado e ou corrigido.