alexandreribnet
(usa Linux Mint)
Enviado em 07/07/2017 - 14:41h
Sou novato no mundo Linux mas consegui resolver o problema do dual boot da seguinte forma:
Pesquisei em alguns sites que notebooks apartir de 2010 com EFI mais modernas aceitam formatação em HDs no hardware com a Tabela de Partição GUID (GPT).
Meu notebook já veio de fabrica com o Windows 10 padrão, então fiz dual boot e instalei o Linux e iniciava com o grub normalmente, mas quando ía pro Windows e reiniciava, a tela do grub não aparecia por nada, entrava no setup e tentava mudar o boot e nada de sucesso.
1. Reinstalava o Linux Mint e agora aparecia (Que não era possível instalar o Grub, dava o seguinte erro: Unable to install GRUB on /dev/sda ... This is a fatal error).
2. Foi aí que decidi formatar um pendrive com a tabela de partição em GPT e fiz o pendrive botável com o Linux Mint e tentei a Reinstalar de novo o Linux Mint e consegui com sucesso.
3. Entrei na Bios e consegui configurar pra dar boot no Linux Mint. Agora entro no Windows e no Linux e aparece a tela do grub normalmente todas as vezes, problema resolvido.
4. GPT – GUID Partition Table – desenvolvido pela Intel, o GPT foi criado para ser usado em compatibilidade com a tecnologia UEFI. Ele é nada mais que uma “tabela de partições” de um disco rígido que não utiliza a MBR. Em seu lugar, o GPT usa um bloco de endereçamento lógico chamado de “MBR Legacy”, o qual é estruturado para impedir que sistemas que utilizem MBR sejam instalados.
Espero poder ajudar alguém com essa experiência.
5. Meu erro era usar o pendrive no formato com tabela de partição MBR.
Me perdoe por ter ficado muito extenso e por não ser um expert em informática.