XProtoman
(usa Fedora)
Enviado em 03/01/2017 - 01:32h
Boa noite a todos,
Vi o começo desse tópico, mas infelizmente não tive tempo para responder.
Acho que todo mundo tem o seu BSD que mais gosta, passei um tempo gostando do NetBSD, mas depois vi um grande potencial no Open.
Alguns pontos que acho forte nele:
- Boa documentação que acompanha a distribuição;
- Segurança;
- Aparentemente todas ou pelo menos algumas várias placas de rede sem fio são capazes de fazer HostAP, pelo menos consegui fazer entre 2008 até 2010.
- Lançamentos constantes, pelo menos duas versões por ano.
Vi eles fornecerem suporte a drivers recentes de placas Radeon, cheguei a utilizar o processador Intel Atom nele e foi bem suportado também. Eles conseguem entregar versões recentes ou muito próximas das atuais de alguns pacotes, o GNOME é um exemplo.
Acho o desempenho dele um pouco inferior, certas tecnologias demoram a entrar nele em relação aos outros BSDs e ao Linux, eles demoraram um pouco para fornecer suporte a UEFI, mas também o NetBSD parece que demorou um pouco.
Acho que várias distribuições Linux podem entregar um desktop melhor do que ele, pensando em programas que você pode precisar instalar e atualizar, porém alguma característica dele pode chamar atenção e se sobressair em relação ao Linux, como HostAP para diversas placas, ou considerar o firewall PF melhor ou mais adequado do que o iptables.
Teste ele, conheça nem que seja em máquina virtual, conheça também os outros BSDs, pode ser que algum tenha algo interessante para você.
____________________
“Mas nós sabemos que a razão de a maioria estar aqui, é a nossa afinidade com a desobediência!” (Morpheus)