edu_ubalinux
(usa Linux Mint)
Enviado em 06/01/2012 - 08:38h
Vamos analisar cada ponto citado:
1-Quem exatamente queremos atingir? Que faixa etária, nível cultural, nível técnico (leigos), etc.
Re: Penso que o público alvo seja os atuais usuários do Windows, que não conhecem o Linux, ou já tentaram usá-lo mais tiveram dificuldades. Essa é a idéia desde o começo. Se focar só numa faixa etária, ou em que gosta de jogos, ou pra determinado tipo de nível cultural, acaba sendo só mais uma de muitas distros já existentes. As pessoas mais velhas, ou que têem dificulde de usar computador, também têem essa dificuldade no Windows, então devemos fazer uma distro que seja mais fácil que o MS.
2-Definido o público alvo, precisamos descobrir o que esse publico quer, e o que eles precisam. O que o nosso público espera conseguir fazer com o computador que tem.
Re: Na verdade, o linux já tem muitas coisas superiores ao Windows, basta juntá-las na distro. Penso que o ser humano comum quer facilidade, e, às vezes, o Windows se torna difícil. Por exemplo, instalação de drivers. Nossa distro pode e deve ser superior, já que, em versões como o Linux Mint, tudo é reconhecido na hora da formatação. Instalar uma cam, uma impressora,na minha opinião é coisa do passado. Tudo tem que ser plug and play. Instalação de programas, então, nem se fale. Tem que ser dois cliques e pronto. E, por fim, a maior vantagem do linux em relação ao Windows: sem vírus, e gratuito. Essa é a principal vantagem que deve ser divulgada, pois, apesar de nós linuxers já sabermos dissos, as outras
99% das pessoas não sabem. Quem é que gosta de vírus? E de ter que pagar pelo sitema operacional?
3-Que tipo de computador esse público tem? São top de linha, ou micros antigos?
Re: Esse problema pode ser facilmente resolvido. O cd de instalação deve reconhecer o hardware da máquina e formatá-la
de acordo com sua configurações. Já que o Windows XP roda em máquinas de até 128 mb de ram, nossa distro deve fazer o mesmo.
4-Com essa informação na mão, precisamos definir quais aplicativos deverão fazer parte da distro, como deverá ser a interface gráfica, quais os requisitos mínimos do hardware, etc.
Re: Essa deve ser a parte democrática da coisa. Todos podem e devem participar com opiniões, para que a distro seja de todos e para todos. Os outros dois pontos só podem ser definidos apóse esse.