Freud_Tux
(usa Outra)
Enviado em 26/08/2015 - 21:05h
E aee tudo sussa!
Bem, parando para pensar um pouco aqui, e, pesando algumas coisas no Debian, percebi, que meus dias no Debian estão contados.
Nunca pensei que iria dizer isso, mas, o Debian está virando uma "refisifuquí", um janelas da vida, cheio de frescurinhas gráficas como o networkmanager (pra mim a inutilidade das inutilidades), as trocentas mil dependências para baixar um programa via apt e sua falta de liberdade em tirar as inutilidades que vem junto, o systemd que embora seja legal, e aqui funciona bem, mas tira a liberdade na configuração, o uso do pulseaudio que já vem ao sistema... E mais as outras coisas que os devs estão tentando empurrar goela do usuário abaixo.
Bem, eu sinto falta de ter o controle sobre o sistema.
Também não me agrada o rumo que ele vem tomando atualmente. Ele está ficando igual a um ubuntu com o sudo ativado por padrão (os pacotes kdesu e sudo, de alguma maneira quando removidos, deixam alguns pacotes orfãos, ai começa a baderna) e mais um monte de besteiras, que não tinha no projeto antes, e pelojeito vieram pra ficar. O Debian está se tornando uma distro padronizada, cheio de frescuras como um janelas, está fugindo do objetivo, missão e visão que fundaram o projeto.
Perdi a emoção de usar um Debian.
A única coisa que estava gostando, era de usar o ufw, pois estou sem tempo para mexer no iptables puro, e é só.
Pois bem, depois desse relato, resolvi que pretendo me aventurar em novos "mares" por assim dizer.
Pretendo partir para o Slackware, Gentoo e algum Unix puro, como FreeBDS ou outro que achar.
O motivo da criação desse tópico, é que tenho algumas dúvidas sobre os projetos citados.
* 1º O Slackware terá uma vida longa após o seu mantenedor oficial, o manda-chuva, resolver se juntar ao 1º kernel do Slackware ?
* 2º Pelo que li, o Slackware repulsa o systemd como um exorcista, isso durará até quando? Até o Linus resolver se vender de vez para o tio sam (segundo boatos, a NSA andou fazendo visitas para ele, e como todos nós sabemos que a NSA adora um backdoor...) e encher de frescuras o kernel do Linux, como ficará o Slackware?
* 3º O Gentoo tem uma comunidade ativa ainda? Li alguns relatos que ele está "morrendo" por assim dizer. Isso procede?
* 4º Como um gerenciador de boot como o lilo/elilo vai se comportar com uma partição EFI?
* 5º Como eu uso o Linux para trabalho, pois não suporto o janelas precisaria de um ambiente gráfico, e programas gráficos, como LIbrecad, FreeCad, Gimp, Inkscape, Krita, Blender (apanho sempre rsrsr) e mais um monte... O Debian ficará aqui até eu terminar a transição de um deles, depois dará lugar a outro da lista. O que esperar desses sistemas citados para produtividade?
Bem, o que tenho a esperar desses 3 projetos citados de um modo geral?
Agradeço desde já pelos feedbacks.
T+