nandosilva
(usa Lubuntu)
Enviado em 19/07/2015 - 22:33h
Uma sugestão tente usar o comando mount diretamente no terminal pois em algumas distros mais antigas o gvfs-mount
tem alguns bugs quando o acesso é feito diretamente por um gerenciador de arquivos com suporte a rede com thunar, nautilus etc.., sendo exibido a caixa de login para autenticação e mesmo que você digite corretamente o nome de usuário e senha não funciona o acesso, mesmo tendo as permissões certas no compartilhamento.
$ mount //ip ou hostname/home/jr/compartilhado -o username=jr
Teste tb diretamente com o gvfs-mount smb://hostname/home/jr/compartilhado
O ponto de montagem com o gvfs-mount varia em distros mais antigas é a partir de /run/user//usuário e nas distros mais recentes é ~/.gvfs podendo ser acessado o ponto de montagem tanto pelo terminal como qualquer gerenciador de arquivos.
Notas:
Em algumas distros mais antigas o gvfs-mount cria o ponto de montagem automático com algumas permissões que não tem como abrir, editar ou visualizar o arquivo e nem alterar as permissões do ponto de montagem nem mesmo como root ou usando o sudo, coisa que não acontece nas versões mais recentes.
Exemplo do caminho de um ponto de montagem do compartilhamento partilha do micro mesa feito remotamente em que foi usando o gvfs-mount.
/run/user/gustavo/gvfs/smb-share:server=mesa,share=partilha
Outra dica:
Na distro Salix 14.1 para montar o compartilhamento HOME remotamente usando o thunar a partir do ícone Rede não funciona e nem é exibido a cx. de login para poder ter acesso ao compartilhamento homes, sendo um bug provavelmente
do gvfs com o thunar e nem mesmo diretamente pelo comando gvfs-mount no terminal, mas se usar o programa gigolo
o acesso ao diretório homes do usuário especificado funciona, sendo apresentado a janela para poder fazer o login remoto, coisa que não ocorreu a partir do thunar.
PS: com compartilhamento sem restrições de acesso que não seja o homes funciona sem problemas pele thunar ou qualquer outro diretório que não tiver restrições no samba no Salix.