Delusion
(usa Debian)
Enviado em 06/08/2016 - 10:30h
Todas que usei até agora tem algum detalhezinho, pelo menos, que eu não gosto. Maaaas, deixando meu lado ranzinza de lado;
1- gosto do
Mint, primeiro porque inventaram o cinnamon, a única interface que me atende plenamente. Equilíbrio quase perfeito entre inovação e tradição. Depois, porque cumpre o que promete, não tem pós-instalação, se não quiser.
Única coisa que não gosto do Mint é que, por ter base em debian, carrega o maldito conceito de metapacotes. Vem cheia de bugingangas e elas estão ligadas umas às outras e aos pacotes que eu preciso.
2- gosto do
fedora por sua preocupação com desenvolver pacotes livres, pela forma de empacotamento, não empurrar goela abaixo tantos pacotes obrigatórios numa simples interface gráfica e por estimular uma comunidade de contribuidores, não apenas consumidores.
Apesar de o fedora ter alguns canais de comunicação bons, a documentação não é lá essas coisas, nada que vislumbre um ArchWiki da vida ou a documentação do Debian. As mudanças são rápidas e várias delas eu só soube na prática, tudo muda de uma hora para outra, nem sempre o usuário é avisado das mudanças.
3- edit.
4- gosto do
Lubuntu porque ele cumpre o que promete. Não é completo, faltam vários recursos, mas é fiel à sua proposta.
É uma de minhas distros instaladas no HD e sempre tenho um pendrive com lubuntu para emergências, usar gparted, etc.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Não importa a distro que você usa, o que importa é o que você faz com ela.
Distros que já usei e conquistaram meu respeito: Mint, Fedora, Arch, Lubuntu.