Nenhuma interface gráfica me agradou 100% e vocês?

25. Re: Nenhuma interface gráfica me agradou 100% e vocês?

Arnold
Arnoold

(usa Solus)

Enviado em 12/11/2018 - 16:40h

Ryuk escreveu:

Pois é, Linux é bom, superior ao rWindows em inúmeros aspectos, mas infelizmente ainda faltam um certo refinamento e melhor acabamento nos detalhes. O jeito é se acostumar!!!

Embora tenha suas imperfeições, pra mim o XFCE ainda é o melhor DE no quesito custo x benefício. Ultimamente tenho usado também o KDE e ele tem me atendido razoavelmente bem... Os demais DE's e WM's sempre me frustram muito (por vários motivos, como os que você apontou), o que me faz voltar sempre ao XFCE.

Sim, falta muita coisa, tanto no Windows quanto no Linux. Acho que ambos poderiam aprender um com o outro nesse aspecto.
Por exemplo, no Windows tem algo que me incomoda muito que é não ter como abrir uma pasta em aba. No Linux quase todas as interfaces tem essa função, coisa que no Windows não existe!
Alguns detalhes poderiam serem facilmente consertados e aprimorados, mas infelizmente a gente tem que "aguentar". Nem tudo tem como modificar, certas coisas só mudando de interface mesmo e se readaptando.
Das interfaces que mais gostei, o KDE está incluso, foi uma das que menos deixaram a desejar, só faltam arrumar melhor as configurações (porque pra mim é uma bagunça), falta arrumar a questão dos temas, deixar o usuário desativar completamente o Klipper. Há muita coisa que pode melhorar.



  


26. Re: Nenhuma interface gráfica me agradou 100% e vocês?

Arnold
Arnoold

(usa Solus)

Enviado em 12/11/2018 - 16:45h

GustavoValerio escreveu:
Concordo.
Das interfaces em GTK, o XFCE é a que mais me agrada e das em QT, KDE é meu preferido.
Inclusive uso o Debian Híbrido KDE em dual Boot com Debian Híbrido XFCE.
No meu caso, eu modifico um pouco os pacotes do KDE para conseguir independência, dessa forma, você consegue alterar muito mais e ter melhor desempenho.
Por exemplo, consigo até remover o sistema de som, desativar o gerenciador da área de transferência e etc.
Por enquanto, o KDE é o meu escolhido em todos os meus PCs, até nos mais "fracos", como um Lentium Dualcore com 2gb de RAM, o qual uso o Debian Hibrido KDE nele e funciona perfeitamente, sem engasgos.
Caso queira, tenho uma série de screenshots mostrando os resultados de minhas otimizações nas interfaces que uso.
Mas concordo contigo, nenhum agrada 100%.

Ainda assim, em GTK prefiro o XFCE e em QT o KDE, embora eu saiba que o Cinnamon está mais próximo do KDE em recursos.
Não consigousar Cinnamon ou Mate por mais de uma semana.

XFCE e KDE dá pra customizar bastante!

O que você quis dizer por Híbrido? Pode explicar melhor?
Ainda assim, em GTK prefiro o XFCE e em QT o KDE, embora eu saiba que o Cinnamon está mais próximo do KDE em recursos.

Sim, de fato, o Cinnamon, talvez seja a interface em GTK com maior customização junto com o Xfce. Não chegam perto do KDE, mas pelo menos é aceitável.
Caso queira, tenho uma série de screenshots mostrando os resultados de minhas otimizações nas interfaces que uso.

Sim, mas onde posso vê-las? Parece bem interessante. Você tem algum tipo de blog?




27. Re: Nenhuma interface gráfica me agradou 100% e vocês?

Arnold
Arnoold

(usa Solus)

Enviado em 12/11/2018 - 16:47h

phoemur escreveu:

Na minha opinião pessoal, atualmente o KDE plasma dá de 10 a zero em todas as outras. Pena ser tão grande.
Nos PCs fracos/ antigos uso XFCE, que me agrada bastante também.
______________________
https://github.com/phoemur


"Grande" em que sentido? No tamanho da iso, no uso de ram, cpu, gpu, no excesso de configurações, no excesso de aplicações instaladas, no excesso de serviços ativos?
Pelo que li aqui a maioria gosta muito do KDE e Xfce.


28. Re: Nenhuma interface gráfica me agradou 100% e vocês?

Natsu Dragneel
Natsu_Dragneel

(usa XUbuntu)

Enviado em 12/11/2018 - 16:47h

Eu gosto do kde e xfce.
O kde da para modificar muito. o Xfce gasta menos memoria, e pelo menos e mais legalzinho (que o Gnome)
O Budgie, acho que precisa melhorar, pois eu gostei da DE.

if ( desktop in resto ):
print ("+ or -")

Entity Spawn ID: 54576c6b59584d3d


29. Re: Nenhuma interface gráfica me agradou 100% e vocês?

Arnold
Arnoold

(usa Solus)

Enviado em 12/11/2018 - 17:04h

GabrielMS86 escreveu:

Antes de tudo, parabéns por ter metido a mão na massa e testado as interfaces por si próprio.

Valeu, e olha que não testei "todas" as DEs ainda, pois são muitas, e algumas bem obscuras, mas pelo menos as mais populares eu tive a chance de testar.

Minha opinião: Devido ao trabalho recente das equipes de devs minha preferência é pelo Gnome e pelo KDE. Tenho 2 máquinas diferentes, ambas rodando Arch, a mais fraca (Intel T4500 dual-core + 4 GB RAM) com KDE Plasma atualmente na versão 5.14 e a melhorzinha (i5 6200U + 8 GB RAM) com Gnome Shell na versão 3.30.2.

GNOME e KDE são interfaces bem fortes e base pra maioria das outras. Se eu tivesse que escolher entre as duas pra ter que usar, eu escolheria o KDE por causa do número de opções que ele me dá pra customizar, ou seja, a maioria das coisas que não te agradam tem algum jeitinho de arrumar. Nem tudo é claro, mas boa parte, no KDE, com um pouco de paciência é possível encontrar uma forma de solucionar o problema.

A primeira, considero que está com desempenho de satisfatório pra bom. Mesmo com alguns efeitos ativados - que deixam o uso da interface bem legal - o Plasma está bem rápido e liso, e mesmo os navegadores que costumam sobrecarregar mais o sistema estão rodando de forma bem fluida (com smooth scroll e tudo).

Também me preocupo com o desempenho. Não sou muito fã dos efeitos, mas não posso negar que gosto de alguns, como a transparência e o blur, principalmente no KDE (aka Plasma), hehehe.

A segunda está com desempenho ainda melhor, o Gnome roda bem fluido e tranquilo nela, ainda mais sob o Wayland. Não tenho do que reclamar. Coincidência ou não, após a adoção do Gnome pela equipe do Ubuntu, já apareceram avanços consideráveis na interface em termos de desempenho.

Quanto ao Wayland eu vejo muitos elogios e também muitas reclamações do tipo:
1 - Wayland usa muito recurso da máquina
2 - Wayland não abre o programa Y
3 - Wayland não tem função Z.

Mas uma coisa é certa, na minha opinião, desempenho não é uma boa justificativa para mudar para o Wayland, mas segurança é. A sessão do Wayland é bem mais segura do que o X.
Wayland é um pouco mais pesado e ainda tem algumas arestas, ele sem duvida precisa de polimento, como copiar e colar e arrastar e soltar entre janelas.

Sobre customização: até um tempo atrás eu gostava muito de personalizar tudo, desde os temas até os ícones, mas ult imamente eu desencanei um pouco disso. Em ambas estou usando os temas padrão tanto para a interface quanto para os ícones. Ao contrário de muitos eu gosto do tema Adwaita do Gnome, sobretudo na versão "dark". Apesar de datado ele tem um acabamento muito bom e quase não se vê "defeitos" nele. O mesmo posso dizer do Breeze "dark". Além do que, com nenhum outro tema de terceiros eu consegui atingir o mesmo nível de padronização visual do que com os temas originais de cada uma das interfaces.

Ah, eu não consigo deixar de customizar com os meus temas favoritos. É uma das primeiras coisas que faço, mudar os ícones, até mesmo a seta do mouse. Algunas interfaces nem é tão necessário fazer isso pois já escolheram algum dos temas que eu gosto, mas no KDE o que mais deixou a desejar foram os temas, falta muito tema moderno com um design mais flat. Sinceramente, acho que já tá mais que na hora de darem um upgrade no Breeze.
Infelizmente mudar o tema no KDE pode ser problemático, já que algumas funções só funcionam com perfeição com os temas padrões como Breeze, Oxygen, Air...

Enfim, essa é minha opinião sobre o assunto. Eu acho também que a distro em questão pode influenciar um pouco no desempenho da interface. No meu caso eu gosto bastante do Arch pq atualmente encontro 100% do que preciso nessa distro, com a vantagem de poder instalar somente o que eu quero ter no sistema. Me acostumei, gosto das atualizações constantes e não tenho do que reclamar.

Também gosto do Arch, do Manjaro, do Antergos, do Solus. Curto muito esse tipo de distro, rolling release e bleeding edge.

Obs.: uso também o Windows 10 e acho a interface dele muito boa, por sinal, mas mesmo nela há algumas coisas que podem "quebrar" um pouco o padrão - nada é perfeito!

Eu uso apenas o Windows 10 em máquina virtual, prefiro muito mais o Linux, mas sei da importância desse sistema, infelizmente pra muita coisa ele ainda é essencial.


30. Re: Nenhuma interface gráfica me agradou 100% e vocês?

Arnold
Arnoold

(usa Solus)

Enviado em 12/11/2018 - 17:08h

pbonfanti escreveu:
Nada me agrada 100%, então 80% já é muita coisa. Os meus critérios de hoje são diferente do passado, então eu prefiro KDE pra trabalhar, e XFCE pra equipamento pessoal, pois as coisas que faço em casa são mais básicas, e aí eu ganho velocidade e simplicidade. O XFCE não é o mais bonito, mas eu também não sou o Gianechini. Pra vender um produto uma interface bonita ajuda, pra cumprir tarefas, já basta ser simples e direto.
Estou tentando emplacar o cinnamon com os usuários pra me livrar do pesado gnome, mas há alguma resistencia.

Hahaha, galera aqui ama o KDE e Xfce.
O Xfce default é bem feio, mas com um pouco de paciência pode-se deixar ele muito bonito, afinal, ele tem configurações suficientes pra isso. Coisa que LXDE e LXQt deixaram a desejar.
Quanto ao KDE, já falei sobre ele. Não desgosto, mas também não amo. Mas não posso negar que ele é bem completo.
Estou tentando emplacar o cinnamon com os usuários pra me livrar do pesado gnome, mas há alguma resistencia

Como assim emplacar com os usuários?


31. Re: Nenhuma interface gráfica me agradou 100% e vocês?

Arnold
Arnoold

(usa Solus)

Enviado em 12/11/2018 - 17:10h

clodoaldops escreveu:
Se máquina dá conta de rodar Gnome sem usuário reclamar de lentidão ou travamentos eu deixaria Gnome mesmo.
Agora se eu fosse TI de uma empresa eu usaria desktop mais adequado ao hardware e que desse menos problemas de manutenção.

Não, achei que o GNOME deixou muito a desejar em funções e customizações. Mesmo que os temas caiam bem nele, ainda assim eu achei que falta muita coisa. Tudo está em torno de extensões de terceiros que podem deixar de funcionar a qualquer momento.
GNOME foi uma das interfaces que menos gostei.
Meu computador o roda perfeitamente, mas sinceramente, nunca será minha DE principal.


32. Re: Nenhuma interface gráfica me agradou 100% e vocês?

Arnold
Arnoold

(usa Solus)

Enviado em 12/11/2018 - 17:11h

Mashn escreveu:

Teste o i3wm, bspwm e openbox.

Infelizmente, WMs não são minha praia. Não sou muito paciente! Já falei sobre eles em algumas respostas anteriores.
Mas valeu a dica!
x)


33. Re: Nenhuma interface gráfica me agradou 100% e vocês?

Arnold
Arnoold

(usa Solus)

Enviado em 12/11/2018 - 17:17h

N1vBruno escreveu:

Também estou nessa. A que eu mais gosto é o Cinnamon, mas também estava tendo uns engasgamentos (que eu não sei se eram pelo Cinnamon ou pelo Mint), mas o que me fez largá-lo foi isto aliado a um bug em que ele não desligava a tela quando eu fechava a tampa do notebook. Isso não acontecia no fresh install, só depois que instalava as atualizações e reiniciava, e como são dezenas ou centenas de atualizações quando se instala o sistema, não tive tempo de identificar qual causava isso.

Agora estou no Manjaro XFCE (no Manjaro Cinnamon também tinha o mesmo bug acima, também depois de instalar as atualizações). Tem me atendido bem, mas o lance de pausar a música quando a tela é bloqueada, o bug da barra de título que não some no Firefox e alguns detalhes de falta de opção na customização deixam um pouco a desejar, mas ao menos não tenho os engasgamentos de antes e a tela apaga quando fecho a tampa do notebook.

Não fico 100% satisfeito mas vou ver quanto tempo aguento até formatar e testar o Cinnamon de novo rsrs

Sim, percebi um certo engasgamento, travamentos e lag no Cinnamon, principalmente com o uso do Nemo. As vezes a seta do mouse travava quando estava utilizando o nemo, não consegui clicar em nada.
O incrível que não era algo que sempre acontecia, sabe? Era do nada e minha máquina tem processamento mais que o suficiente pra rodar qualquer DE, porque só com o Cinnamon aconteceria isso?
Testei o Cinnamon em distros diferentes, no Linux Mint e no Manjaro. No Linux Mint eu senti um pouco menos de problema, e o uso de recursos, principalmente de RAM estavam bem aceitáveis, em torno dos 500 MB no Mint. Já no Manjaro ao logar, já estava a utilizar 800 MB ou mais (pasme, mais que o próprio GNOME que tem fama de ser pesado).
Senti que no Manjaro, o Cinnamon não tá com um desempenho muito bom.
Mas os travamentos aconteceram em ambos, não foi algo específico de uma distro. Parece ser um problema na interface mesmo. Senti isso mais forte no Manjaro, mas o Mint também tava com essas engasgadas, mesmo com drivers, tudo atualizado. O interessante que em comparação com o Mint, o Manjaro tem bem menos processos ativos, quase nada.

Não fico 100% satisfeito mas vou ver quanto tempo aguento até formatar e testar o Cinnamon de novo rsrs

Hahaha, existe um termo pra isso, chama-se distrohopping, pesquisa aí! Bem você.


34. Re: Nenhuma interface gráfica me agradou 100% e vocês?

Arnold
Arnoold

(usa Solus)

Enviado em 12/11/2018 - 17:19h

albfneto escreveu:

Bem ao contrário de você, quase todas me agradam.

Uso mais KDE e XFCE, mas também uso MATE, Window Maker, Enlightenment, Fluxbox (mas elaborado e com tema trocado). Compiz, gosto muito. Até FVWM Crystal é legal

Resumo gosto de quase todas as interfaces gráficas, mas tb gosto de comandos.

Apenas duas interface gráficas não gosto: o Cinnamon e o GNOME 3.

as muito minimalistas também não uso: I3 etc... não são bonitas, são trabalhosas para configurar e, minha opinião, para o que elas fazem, é mais prático sair do X e usar o bash puro.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


Sorte sua,
Quanto aos WMs, sinceramente, já tentei usá-los e foi um desastre e acabei por descobrir que não é minha praia.
Enlightenment faltou passar por uma análise.
i3 é puro teclado, hahaha. Também passo longe.


35. Re: Nenhuma interface gráfica me agradou 100% e vocês?

Arnold
Arnoold

(usa Solus)

Enviado em 12/11/2018 - 17:21h

Bom, pessoal, vou parar por aqui, respondi praticamente todos vocês.
Acharam que eu ia deixá-los na mão? Hehehe.

Valeu pelas dicas, conselhos e também por expressar a opinião de vocês.
Eu pensei que isso fosse dar uma treta, que bom que acabou bem pra todos.



36. Re: Nenhuma interface gráfica me agradou 100% e vocês?

edps
edps

(usa Slackware)

Enviado em 15/11/2018 - 19:09h

Com exceção de Gnome ou KDE, qualquer outro DE ou WM que vc utilize provavelmente fará uso de libs ou programas dos gigantes citados. Isso se quiser ter um desktop utilizável.

Por exemplo usando o XFCE e precisa de um leitor de PDFs, Gnome tem Evince e KDE tem o Okular, vai de quê? um desses ou Zathura, Adobe Reader ou outro qualquer?

Na minha opinião Gnome e KDE são quase distribuições de tão inchados de pacotes.

XFCE é incompleto.

Mate é um meio termo entre esses 3 DEs, algo a considerar.

Cinnamon consegue ser um.Gnome piorado.

LXDE e LXQT dependem do OpenBox mas usam libs diferentes, a usar um deles iria de OpenBox puro como faço.

Outros WMs que gosto fora o OpenBox: FluxBox, Bspwm, Awesome e na falta do Bspwm, o i3.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts