rgmprd
(usa elementary OS)
Enviado em 15/01/2021 - 19:29h
Pebis escreveu:
rgmprd escreveu:
ru4n escreveu:
leandropscardua escreveu:
Minha inquietação é o uso político q essas redes sociais estão tomando, numa "censura preventiva". O FB pode alegar q estou violando as regras apenas por participar de um grupo de whatsapp e me excluir. Isso pode não parecer sério, mas ontem google, apple e amazon excluíram o parler de suas lojas sob alegação de q violam suas regras, ou seja, dificultando o acesso público à essa rede social.
Como já foi mencionado, se não tiver ninguém lá ninguém se anima a usar e sem essas lojas a propaganda é feita no boca a boca. Enfim, é a era do controle.
Pois é, esse risco é bem real. O ideal é migrar para serviços descentralizados e distribuídos...
https://cointimes.com.br/foi-censurado-nas-redes-sociais-temos-uma-solucao-para-voce/
"Era do controle" é um problema, mas já existe independente disso há anos. Ninguém se preocupa, desde que todo mundo siga consumindo os produtos que querem vender
Mas já em caso de pessoas organizando ações terroristas ou anti-democráticas, e achando que elas tem o "direito de expressão" de agirem assim, isso não tem nada a ver com liberdade de expressão, são empresas que não querem ver suas marcas sendo associadas a isso, porque vai pegar mal aos negócios. Concordo que isso seja completamente hipócrita, mas mesmo assim, o fato de ser hipócrita não faz com que esses grupos sejam corretos. Não é nem censura preventiva, é só uma questão básica da vida adulta: se alguém quiser pode falar o que der na telha, desde que entenda que existem consequências. O que não dá é falar
[*****] e depois ficar de mimimi quando chegam as consequências...
Inclusive aqui no BR se estas plataformas aplicassem a mesma regra, também teriam que cortar a conta do atual presidente e muitos apoiadores se fosse o caso. Mas aí até o momento parece que não tem problema, porque o interesse econômico talvez seja outro.
O que mais chama a atenção nesse caso é que os bloqueios acontecem quase que exclusivamente com pessoas de direita, pois com os de esquerda nada acontece. Enumeras contas de páginas de apoio ao presidente são excluídas sem nem ao menos uma satisfação. Aqui vídeos de esquerdistas dizendo que odeia a classe média, que o pessoal da direita merece a melhor bala, a melhor cova circulam tranquilamente enquanto vídeos do pessoal da direita provando VERDADES são excluídos. O problema de tudo isso que está acontecendo é POLÍTICO/IDEOLÓGICO e os que estão censurando são de esquerda, isso está claro e obvio. A esquerda odeia a DEMOCRACIA, é impressionante como não conseguem enxergar isso. Para a esquerda todos tem o direito à livre expressão de concordar com eles. A esquerda é assim mesmo, quer controlar o povo, quer ser dona do povo, não aceita nada contra... No mundo é assim e aqui idem... esses atos anti-democráticos dos esquerdistas são vistos com bons olhos por todos os outros esquerdistas e só.
Jogos de acusação sempre aconteceram no ambiente político partidário, isso infelizmente faz parte de um sistema eleitoral que privilegia a transformação de candidatos políticos em personalidades. Há décadas já passamos do ponto onde figuras políticas tentam se eleger tentando criar personagens mais bizarras possíveis. O que estamos vivendo hoje é uma consequência disso.
Me preocupa que bloqueios em contas de redes sociais estejam surgindo por decisão das empresas, e não de instituições que deveriam monitorá-las pra que possam cumprir com princípíos constitucionais básicos. A liberdade de expressão é um princípio constitucional básico, mas ela não é soberana diante de outros princípios, como a garantia da segurança ou saúde públicas, por exemplo.
Estamos falando de casos que podem ser identificados e comprovados. Em muitos países nessa pandemia, como Brasil e EUA, têm sido óbvia a utilização de mecanismos de impulsionamento de mensagens sendo pagas com recursos públicos para disseminar medo e aversão a vacinas, às medidas de proteção comprovadas pela ciência. Ainda hoje no Brasil morre gente por puro descaso do governo federal, mas ele mantém uma base de apoio através de mentiras que circulam em redes sociais, e que atentam contra o direito à vida.
Só não concorda com isso as pessoas que preferem se informar unicamente por essas redes.
É o caso de termos um ministro da saúde negacionista da pandemia, cobrando pra que municípios prescrevam um medicamento que em lugar nenhum do mundo se usa, enquanto milhares de mensagens circulam na população pra dizer que "o governo fez o que podia, o resto é com o governador/prefeito".
Então, não confunda as coisas. Bloqueios não estão acontecendo em contas de "pessoas de direita". É preciso compreender o que significa o espectro político: estas não são pessoas "de direita", são pessoas que se dizem de direita mas estão usando posições de poder e influência para espalhar mensagens falsas que colocam direta e indiretamente a saúde pública em risco.
Isso não tem nada a ver com posição política, muito menos com democracia e muito menos com direito de "expressar pensamento", porque não é um pensamento. É crime e precisa sim ser punido.
Não há liberdade de expressão nesses casos, tem mais é que censurar sim. Existe diferença entre verdade e mentira, entre coisas que são toleráveis e que não podem mais ser.
Os algoritmos das redes privilegiam a circulação de mensagens que provocam emoções extremas (desejo, ódio, etc), porque geram mais engajamento. É preciso regular o uso político disso quando o resultado disso ameaça bens públicos, como a saúde e a segurança pública.
Obs: cansei de ver páginas e contas de pessoas que se dizem "de esquerda" sendo denunciadas e apagadas. Aliás as regras da maioria das plataformas costuma fazer vistas grossas. No dia que aplicarem as regras, não tenho dúvidas que a maioria das contas canceladas vai ser entre pessoas que se dizem "de direita". A mentira criminosa e o discurso de ódio têm sido muito mais marcante de um lado do que de outro, em quantidade, diversidade e capacidade de disseminação.