Delusion
(usa Debian)
Enviado em 18/09/2016 - 22:38h
Amigo;
Estável em Debian, todos os ambientes são.
Oq vai mudar entre eles é que em alguns vc vai ter dificuldade em deixar do seu jeito. Escolha um q vc já conheça e goste.
Por exemplo, xfce em Debian ainda é a versão 4.10, se vc usou distros mais atualizadas vai sentir falta de algumas coisas. Eu tive de usar uns scripts para as teclas fn do meu notebook, pois elas não vem configuradas por padrão (ajuste de brilho, volume de som, ligar/desligar o touchpad). Isso porque o xfce é modular, não tem integração, por isso ele é tão personalizável e bom para quem conhece a fundo.
Por outro lado, cinnamon não precisa script nenhum pois ele reconhece tudo. Apenas desativei os efeitos de janela e inicialização, não vejo utilidade nisso. Se vc achar os temas feios, baixe outros e coloque em /usr/share/themes. Mesma coisa com os ícones, coloque em /usr/share/icons. Pronto! vc tem uma distro tão bonita quanto o mint, com a diferença que todos os programas realmente funcionam, libreoffice não dá xilike, etc.
Nunca utilizei o MATE por não me agradar o visual (e também não sou gaúcho, não gosto da erva, rsrs), mas pelo que pude ver em modo liveusb ele é tão integrado ou até mais que cinnamon, não deve dar dificuldade.
Se vc gosta de kde ou gnome, também são ótimas opções. Debian só usa pacotes estáveis, desde que vc use Jessie, não faça dist-upgrade, não use PPA e outras modernidades questionáveis. Eu uso em notebook e tenho tudo que preciso nos repos oficiais +backports.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Não importa a distro que você usa, o que importa é o que você faz com ela.