GRM
(usa openSUSE)
Enviado em 15/07/2019 - 15:39h
Achei uma explicação interessante
Muito recentemente (com a versão 2.32-0.2 de util-linux27 jul 2018) o Debian mudou para uma suimplementação diferente , veja bug 833256 . O "novo" sué de util-linuxenquanto o "antigo" estava contido no loginpacote e originou-se desrc:shadow
Citando de util-linux/NEWS.Debian.gz:
As duas implementações são muito semelhantes, mas têm algumas pequenas diferenças (e pode haver mais que ainda não foi notado), por exemplo
O novo 'su' (sem args, ou seja, ao preservar o ambiente) também preserva o PATH e o IFS, enquanto o antigo su sempre reiniciava o PATH e o IFS, mesmo no modo 'preservar o ambiente'.
su '' (string de usuário vazia) usada para dar root, mas agora retorna um erro.
anteriormente su tinha apenas uma configuração pam, mas agora 'su -' é configurado separadamente em /etc/pam.d/su-l
A primeira diferença é provavelmente a mais visível do usuário. Fazer o 'su' simples é realmente uma má idéia por muitas razões, então é altamente recomendável usar 'su -' para sempre obter um ambiente recém-configurado semelhante a um login normal. Se você quiser restaurar um comportamento mais semelhante ao anterior, você pode adicionar 'ALWAYS_SET_PATH yes' em /etc/login.defs.
A suimplementação usada anteriormente se comportou de maneira diferente em relação a PATH. Isso também é discutido neste relatório de bug, veja 833256 # 80 . O novo supreserva PATHse não for invocado com su -.
Resumindo: o antigo sucomportamento do Debian su -, pelo menos em relação a PATH. Com a nova implementação, você deve quase sempre usar su -, semelhante a outras distribuições.
Fonte:
https://unix.stackexchange.com/questions/460478/debian-su-and-su-path-differences
Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem