Simplicidade x Facilidade [RESOLVIDO]

1. Simplicidade x Facilidade [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/10/2011 - 00:43h

Fala galera, bele?

Bom, hoje eu comecei a buscar informações sobre o Slackware, por curiosidade, e vi que ele é bem fácil de configurar (na verdade, é simples, não totalmente fácil).

Da mesma meneira, senti que a filosofia KISS estava presente nele (no Slack) e também no Arch.

Vi em muitos sites que exaltam a filosofia KISS o problema dos links simbólicos e o que eles podem acarretar no sistema.

Vindo aqui, gostaria de saber opiniões dos usuários: o que vocês acham da filosofia KISS das distros e os links simbólicos. Quais as vantagens e desvantagens... É bom ou ruim?

Vamos fazer desse um bom debate! Valeu!


  


2. Re: Simplicidade x Facilidade [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 15/10/2011 - 01:00h

A Filosofia KISS se propõe a deixar o sistema simples, não necessáriamente fácil ou amigável (Arch, slackware)

O contrário são as distros completas, as out-of-box, com muita coisa instalada e em geral, amigáveis e prontas para uso... (Sabayon,mandriva, openSUSE)

O Gentoo é um caso especial, ele é "pelado", pequeno, vc instala o que quer, mas ele não é KISS,

pelo contrário, tem centenas de pacotes e dependências cruzadas e uma infraestrutura de banco de dados e de gerenciamento de pacotes e compilação bastante complexa.

Se é bom ou ruim? depende de que o usuário gosta ou quer, depende da sua necessidade ou gosto pessoal.


3. Re: Simplicidade x Facilidade [RESOLVIDO]

Alexandre (azk4n)
azk

(usa Arch Linux)

Enviado em 15/10/2011 - 01:55h

O Alberto disse tudo.
Complementando...
Eu sou um novo admirador da filosofia KISS. Como o colega disse, depende muito do que a pessoa quer, eu uso Slackware porque gosto de simplicidade, do minimalismo e de configurar o sistema realmente do meu jeito. Distros como o Ubuntu, Fedora e o Mint é pra quem gosta de facilidade ou até mesmo não tem tempo de deixar o sistema do seu jeito. Vai de cada um..


4. Filosofia KISS

Levi Gomes
levi linux

(usa Arch Linux)

Enviado em 15/10/2011 - 08:53h

Em todas as filosofias há vantagens e desvantagens.
Se a pessoa em questão é daquele usuário que gosta de deixar o sistema com a sua cara, a filosofia KISS se torna bastante adequada, pois torna essa empreitada mais simples.
Porém se a pessoa só quer usar o computador, como usuário final, acho que distros não KISS se adequam melhor.

Particularmente acho o princípio KISS muito bom para estudos, e justamente por ter menos camadas entre o usuário e o sistema, sua manutenção é mais fácil, mas não necessariamente pouco trabalhosa.

O importante mesmo o usuário escolher a filosofia que lhe agrade, essa é a ideal.


5. Re: Simplicidade x Facilidade [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/10/2011 - 13:34h

Hm.. interenssante as opiniões.

Mas, criemos uma situação hipotética: caso o sistema dê uma pane ou algum problema de escala "média", seria mais fácil fazer o "concerto" usando uma distro KISS ou uma "Fácil"?

Há desvantagens (de estabilidade, segurança e ou de qualquer outro tipo) em uma distro KISS ou uma distro "Fácil"?

Agradeço....


6. Re: Simplicidade x Facilidade [RESOLVIDO]

Alexandre (azk4n)
azk

(usa Arch Linux)

Enviado em 15/10/2011 - 14:59h

Creio que na distro KISS seria mais fácil resolver o problema, pois como o amigo Levi disse, há menos camadas entre o usuário e o sistema, mas isso depende muito do tipo de problema. E.. vantagens e desvantagens sempre tem, mas acho que pelo fato de ser KISS não influi muito nisso, depende mais é do usuário e do sistema. E quanto a estabilidade, nem preciso falar nada né, o Slackware responde essa xD


7. Re: Simplicidade x Facilidade [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/10/2011 - 15:04h

Linha de comando.

Independente da origem ou filosofia da distribuição Linux, em todas é importantíssimo conhecer seus comandos gerenciadores.
Esse negócio de filosofia é cultural. Não é isso que importa.


8. Re: Simplicidade x Facilidade [RESOLVIDO]

Cristiano
sempreslack

(usa Slackware)

Enviado em 15/10/2011 - 16:49h

Eu diria que o KISS é mais facil de resolver problemas, eu msm ja encarei situações que tive que interferir no sistema, que configurar coisas na mão, pra facilitar mais a minha vida. fiz isso em questão de segundos. KISS seria algo do tipo, se funciona, ta valendo. Em outras palavras, sem rodeios. Não que não consiga fazer algo do tipo em uma distro mais voltada pra usuario iniciante, mas acho que ser KISS ajuda muito.


9. Re: Simplicidade x Facilidade [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/10/2011 - 16:54h

Então quer dizer que, caso eu precise editar um arquivo de configuração em uma distro "Fácil" eu teria que ir em diversas pastas, pois a maioria dos arquivos indicam para outro (links simbólicos) até achar o arquivo e resolver o problema?


10. Re: Simplicidade x Facilidade [RESOLVIDO]

Cristiano
sempreslack

(usa Slackware)

Enviado em 15/10/2011 - 22:01h

seria mais ou menos isso, é algo do tipo, se precisar configurar algo na mão, acho mais facil pelo slack. Quanto mais a distro é voltada pra iniciante, mais dificil mexer nos arquivos de configuração e deixar do jeitinho que c quer.


11. Re: Simplicidade x Facilidade [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 16/10/2011 - 02:34h

Quanto a questão de aprendizado, acho que isso não faz diferença, tem caras do opensuse que usam Yast que sabem muito, outros do sabayon (que é distro de atualizar e sair usando) etc. E solucionam problemas não só de suas distros, mas também de outras como: slackware, gentoo, arch. Então, quanto ao aprendizado eu discordo. Os links simbólicos não ajudam muito, mas já resolvi problemas que os envolvia, demora um pouco mais, mas se o usuário sabe o que faz ele consegue. Acho que a filosofia KISS é para quem tem uma boa paciência e tempo livre. Por exemplo, o slackware tem um potencial quase ilimitado, pode-se fazer o que quiser nele, costumo dizer que no slackware você é Deus (pode destruir tudo, ou salvar tudo). Porém para configura-lo é preciso um certo tempo, coisa que muita gente não tem hoje em dia.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts