Qual Linux usar

1. Qual Linux usar

Walysson
haich

(usa Outra)

Enviado em 14/03/2017 - 20:50h

Olá, sou iniciante no Linux mas sei como o Linux funciona e as dificuldades que os iniciantes tem quando migram para o Linux, mas não me importo, estou pensando em usar o Elementary OS porém como existem muitas opções não estou seguro então quero a opinião de quem usa e recomendar um Linux que seja estável e que funcione sem bugs igual ao Windows.


  


2. Re: Qual Linux usar

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/03/2017 - 20:54h

Estavel: Debian Stable, Ubuntu LTS, Gentoo com ${ARCH}, CentOS

Sem bugs: não existe sistema sem bugs, e sistemas estaveis não são sistemas sem bugs.


3. Re: Qual Linux usar

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 14/03/2017 - 21:28h

Então parça, eu também fiquei mais perdido que cego em tiroteio quando adentrei no mundo GNU/Linux e tive que escolher a minha primeira distribuição; e o que eu tenho a dizer é o seguinte: se você for dar ouvidos ao que os outros dizem você ficará louco, visto que cada um têm suas preferências e irá te indicar sua distribuição favorita como um fanático por futebol fala bem do seu time. Então eu só te digo o seguinte: uma das distribuição mais receptiva e indicada aos usuários novatos é o Linux Mint. Ele é um fork do Ubuntu que já vem com bastante coisa instalada por padrão, é muito intuitivo e você encontrará farto material didático na internet sobre o mesmo. Existe também o Manjaro, Fedora e openSuse que costumam ser indicados aos novatos.

Enfim, simplesmente instale o Linux Mint e veja se gosta. Não gostou? Troque de distribuição! Sem treta. Não esquente muito a cabeça com isso. Se aventure no mundo Linux sem medo de ser feliz.

http://meupinguim.com/ubuntu-vs-mint-qual-melhor/




4. Re: Qual Linux usar

Rodrigo
omag0

(usa Debian)

Enviado em 14/03/2017 - 21:39h

Depende para qual motivo você quer um SO.
Somente para uso pessoal? - Qualquer versão. Todas tem seus pros e contras e cada um vai falar o que mais gostou de acordo com suas próprias experiências.
Tem vontade de trabalhar com segurança da informação, ser dba, etc? opensuse ou centos (não porque eles sejam os melhores sistemas, longe disso, mas porque são os que as médias e grandes empresas mais usam - Suse linux enterprise e Red Hat, então facilita).


5. Re: Qual Linux usar

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/03/2017 - 22:05h

-linuxmint-18.1-mate-64bits
http://mint.c3sl.ufpr.br/stable/18.1/linuxmint-18.1-mate-64bit.iso

-o que fazer após instalar
https://www.vivaolinux.com.br/dica/O-que-fazer-apos-instalar-Linux-Mint-18

**********************************************
Meu Blog
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/


6. Re: Qual Linux usar

Guilherme Machado
Ma-chan

(usa Arch Linux)

Enviado em 14/03/2017 - 23:37h

Use qualquer distribuição adequada aos seus conhecimentos. Ou seja, se é novato, evite os sistemas considerados hardcore.
Sugiro Manjaro ou Linux Mint por serem de fácil manuseio.
Todos os sistemas operacionais possuem bugs, inclusive o Windows. Esse que o diga heim, os programas se fechavam direto e aparecia um aviso na tela só pedindo pra dar Ok.





colorado@arch-linux
OS: Arch Linux
Kernel: x86_64 Linux 4.4.52-1-lts
Packages: 696
Shell: zsh 5.3.1
DE: XFCE4
WM: Xfwm4



7. Re: Qual Linux usar

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/03/2017 - 08:51h

homemsemnome escreveu:

Então parsa, eu também fiquei mais perdido que cego em tiroteio quando adentrei no mundo GNU/Linux e tive que escolher a minha primeira distribuição; e o que eu tenho a dizer é o seguinte: se você for dar ouvidos ao que os outros dizem você ficará louco, visto que cada um têm suas preferências e irá te indicar sua distribuição favorita como um fanático por futebol fala bem do seu time. Então eu só te digo o seguinte: uma das distribuição mais receptiva e indicada aos usuários novatos é o Linux Mint. Ele é um fork do Ubuntu que já vem com bastante coisa instalada por padrão, é muito intuitivo e você encontrará farto material didático na internet sobre o mesmo. Existe também o Manjaro, Fedora e openSuse que costumam ser indicados aos novatos.

Enfim, simplesmente instale o Linux Mint e veja se gosta. Não gostou? Troque de distribuição! Sem treta. Não esquente muito a cabeça com isso. Se aventure no mundo Linux sem medo de ser feliz.

http://meupinguim.com/ubuntu-vs-mint-qual-melhor/



fork = uma bifurcação no desenvolvimento. Exemplo de fork: Ubuntu é um fork do Debian. Mas dizer que o Linux Mint é fork do Ubuntu é demais.
Faça o teste: tire todas as referências aos servidores do Ubuntu no arquivo /etc/apt/sources.list e atualize o Linux Mint, veja o que sobra e depois poste aqui. Se o Linux Mint continuar recebendo atualizações e não quebrar, é um fork, se as atualizações acabarem ou o sistema quebrar, infelizmente é refisefuqui.

Para o autor do tópico: use o que quiser, inclusive Linux Mint que é bom, mas tenha em mente que você está usando algo que depende do Ubuntu para existir. O Linux Mint tem a vantagem de oferecer uma interface mais tradicional que a oferecida pelo Ubuntu, e vale muito a pena usá-lo quando você quer usar o Cinnamon como interface (já que o Ubuntu também oferece sabores que permitem ter outras interfaces como lxde, xfce, gnome, mate, kde).

Devido ao Linux Mint ser apenas uma remasterização do Ubuntu, existe compatibilidade garantida para a maioria dos programas que funcionam no Ubuntu e seguir um tutorial que se aplica ao Ubuntu, é bem provável que se aplique ao Linux Mint.

Como desvantagem está o fato da distribuição Linux Mint não incluir suporte a pacotes Snap por padrão, apesar de ser possível instalar esse suporte a distribuição não oferece nenhuma central de programas compatível com esses pacotes e o acesso a tais pacotes só vai acontecer pelo terminal (A Central de Programas do Ubuntu não funciona corretamente no Linux Mint, por isso que o Linux Mint tem um gerenciador de programas próprio). Outra desvantagem está no fato do atualizador só liberar as atualizações depois que o Clement (grande mestre em programar utilizando editores de imagem) achar que está na hora de você receber as atualizações, ou seja, se uma falha crítica foi identificada e corrigida pela equipe do Ubuntu, só quando o Clement acordar de bom humor você receberá as atualizações do seu sistema (para contornar essa falha do Linux Mint, atualize pelo terminal). Outra desvantagem é, se o Clement acordar de mau humor e chutar o pau da barraca, adeus Linux Mint.



8. Re: Qual Linux usar

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 15/03/2017 - 12:09h

bilufe escreveu:


Se você reconhece o Ubuntu como sendo um fork do Debian, também tem que reconhecer o Linux Mint como sendo um fork do Ubuntu. Os caras já criaram vários softwares próprios e ainda filtram partes do código-fonte e atualizações do Ubuntu, visando refiná-lo. Todo mundo sabe que o Linux Mint está mais fluído e estável que o Ubuntu, menos você. Aprenda a lidar com isso.


Software developed by Linux Mint

Cinnamon: A fork of GNOME Shell based on the innovations made in Mint Gnome Shell Extensions (MGSE). Released as an add-on for Linux Mint 12 and available as a default desktop environment since Linux Mint 13.[43]

MintTools

Software Manager (mintInstall): Runs .mint files, which are files containing instructions to install packages. From Linux Mint 6 this tool can download information on all the applications on the Mint Software Portal for offline viewing. Also enables installation of any of the programs listed directly from the desktop, instead of going to the site. The option to use the old mintInstall program is available; from the Ubuntu Repositories or the GetDeb.net website may be searched.

Update Manager (mintUpdate): Designed to prevent inexperienced users from installing updates that are unnecessary or require a certain level of knowledge to configure properly. It assigns updates a safety level (from 1 to 5), based on the stability and necessity of the update. Updates can be set to notify users (as is normal), be listed but not notify, or be hidden by default. In addition to including updates specifically for the Linux Mint distribution, the development team tests all package-wide updates.

Main Menu (mintMenu): A menu of options including filtering, installation and removal of software, system and places links, favorites, session management, editable items, custom places and many configuration options. Also ported to MATE in Linux Mint 12 (Lisa).[44]
Backup tool (mintBackup): Enables the user to back up and restore data. Data can be backed up before a fresh install of a newer release, then restored.

Upload Manager (mintUpload): Defines upload services for FTP, SFTP and SCP servers. Services are then available in the system tray and provide zones where they may be automatically uploaded to their corresponding destinations.
Domain Blocker (mintNanny): A basic domain blocking parental control tool introduced with v6. Enables the user to manually add domains to be blocked system-wide.

Desktop Settings (mintDesktop): A tool for configuration of the desktop.
Welcome screen (mintWelcome): Introduced in Linux Mint 7, an application that starts on the first login of any new account. It provides links to the Linux Mint website, user guide and community website.

https://en.wikipedia.org/wiki/Linux_Mint


E sobre o seu desafio, te proponho outro: retire todos os pacotes e código-fonte do Ubuntu referentes ao Debian e veja se sobra alguma coisa. Você nem sequer conseguirá fazer login no sistema. A diferença consiste no fato de que o Ubuntu drena tudo do Debian para os seus próprios servidores, enquanto o Linux Mint não.




9. Re: Qual Linux usar

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/03/2017 - 12:39h

-caros colegas, por favor, se atenham em responder pergunta do tópico
-difamar esta ou aquela distribuição bem como discussões entre membros em nada ajudam ao autor do tópico
-pensem nisso


**********************************************
Meu Blog
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/


10. Re: Qual Linux usar

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 15/03/2017 - 12:44h

clodoaldops escreveu:


Quem tem que pensar nisso é o Bilufe. Só estou combatendo a maledicente desinformação que ele passa. O cara floda para caralh*. Parece até que está ganhando dinheiro para isso.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts