hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 01/06/2017 - 13:04h
Usei o Opera por um bom tempo... desde 2006 até 2011. Na época, não era um navegador muito usado, era mais de nicho, e muita gente me perguntava porque eu usava um navegador diferente dos outros. Eu sempre respondia que era pela qualidade dele, o que continuo achando que era o motivo principal, mas depois cheguei à conclusão de que também é porque sou do contra. Acho que se os sistemas Linux fossem maioria nos desktops eu talvez estivesse usando BSD ou algum outro.
Mas enfim, nunca tive questionamentos sobre a qualidade técnica do Opera, mas concordo com a proposição inicial do tópico de que infelizmente ele tem código fechado. O código aberto facilita inspeção e auditoria, possibilita os testes de caixa branca, minimizando problemas de segurança ou ameaças à privacidade do usuário (propositais ou não). Além disso, é uma maneira de promover inovações, o acesso ao código permite que os programadores tenham ideias para tornar o software melhor e com recursos mais interessantes.
O que descobri recentemente é um navegador chamado Otter Browser, que é inspirado no Opera, mas todo feito em Qt. Ainda é um projeto novo e bastante imaturo, inadequado para uso normal no dia a dia, mas promete ser um ótimo navegador quando atingir um estágio mais maduro. Outro navegador que usei também durante um tempo e gostei muito é o Qupzilla.
Mas desde que parei de usar o Opera, o navegador que melhor tem me atendido é o Firefox.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira