Criar aplicativos graficos.

13. Re: Criar aplicativos graficos.

Osama Jr.
/bin/laden

(usa Void Linux)

Enviado em 29/12/2011 - 17:52h

Usa o Xaw (X Window System Athena Widget) cuja única dependência é o próprio X. Com ele você pode construir interfaces gráficas simples e bastante funcionais.

www.x.org/docs/Xaw/widgets.pdf
www.linuxjunkies.org/programming/GUI/xwindow/x11/index.html


  


14. Re: Criar aplicativos graficos.

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/12/2011 - 18:47h

Agora entendi.

Então vamos lá ... se você quiser usar API e não "reenventar a roda", veja algo sobre:
-------------------------------------------------
01 - QT - usa C++ é o mais completo e também um devorador de RAM.
02 - WXWIDGET - usa C++ e GTK(no linux), no windows é nativo.
03 - FLTK - usa C++ e é muito leve/econômico ...
04 - GTK - usa C, e um monte de dependências ...
05 - LAZARUS( IDE ) - usa pascal/object pascal e é muito similar ao DELPHI ... existe para windows, linuz e outra plataformas.
06 - libAS - usa C e é minha biblioteca gráfica que desenvolvo como hobby nas horas vagas ... no momento ela está parada(no meu HD do note que está com problema) e devido a outros projetos que tenho mais interesantes comercialmente.


15. Re: Criar aplicativos graficos.

fabio ricardo da silva
fabim

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/12/2011 - 20:40h

9u31220 escreveu:

Ehh fabim, acho que você vai ter um trabalhão para fazer tudo isso funcionar e vai precisar de muito conhecimento também, talvez só um grupo de profissionais saiba fazer tudo de cabo a rabo, quer dizer de cima a baixo.

Para criar aplicativos gráficos você pode usar as bibliotecas ou tentar fazê-las do zero, pode até tentar fazer um ambiente gráfico diferente, basta saber programar, ter muita disposição e conhecer muito bem o sistema.


hehe.
Seguinte.
Para quem trabalha só com software, parece ser muito complexo a parte fisica mesmo, mais acredite não é, posso afirmar que é muito simples!!!

Fabricantes de uC fornecem kernel completo com suporte a todos os perifericos do processador, com suporte explicando como editar, modificar, possiveis mudanças no nfw...
Ou seja, kernel OK.
Tu cria um rootfs com jffs2 e instala o busybox, para embedded ok
ai tu tem o boot primario dentro do uC. Este configura o hw para basico como a bios do pc, feito isto ele puxa o boot para a ram, e da um GOTO. O boot busca o kernel no storage que foi configurado, memoria flash, pendrive, sdcard, ou qualquer outra media disponivel.
Ai o kernel termina de configurar todos os perifericos do uC.

Aqui travou o meu lado...

Onde entra o kde ou gnome ou x-window ? O que faz o que, como se instala isso, como eu posso programar nativo para eles... ?





16. Re: Criar aplicativos graficos.

Rafael Sampaio
9u31220

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/12/2011 - 22:49h

Caro fabim

O Xorg é um programa, como qualquer outro, com arquitetura cliente-servidor que é capaz de desenhar coisas na tela, receber a entrada do mouse e teclado. O Xorg também conta com um xwindow que é capaz de desenhar janelas. Sobre o Xorg radam programas que desenham mais coisas nas janelas e outros programas que desenham um papel de parede ou uma barra ou um dock ou um menu... Tudo isso é o Desktop.
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Introducao-aos-ambientes-graficos-e-gerenciadores-de-janelas-men...

Pelo que eu havia entendido você poderia usar uma biblioteca do xorg para desenhar a sua interface gráfica da IHM, mas isso em um computador comum, usando o busybox em um hw alienigena eu não sei como fazer, sugiro que você procure ajuda na comunidade do busybox.


17. Re: Criar aplicativos graficos.

Joao
stack_of

(usa Slackware)

Enviado em 30/12/2011 - 00:21h

Será que uma versão do Android, e interface em Java não resolveria o problema?

Artigo interessante mas são software com dupla licença (Nano e Qtopia)

http://www.linuxjournal.com/article/9403


18. Re: Criar aplicativos graficos.

fabio ricardo da silva
fabim

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/01/2012 - 14:56h


Amigos, muito obrigado pelas dicas.
Eu só gostaria de fazer uma observação, que me deixa meio decepcionado. Longe de mim dizer algo de alguém, que nem mesmo eu conheço, só vou fazer mesmo uma observação.

Fui aqui em ribeirão preto, a uma instituição que presta cursos sobre linux. Combinei custos, dias etc.
Ai fui logo ao ponto falando com o encarregado de tudo,.
Queridão, sobre o SO em si não tenho muito interesse de pagar para aprender, pois em alguns meses no google eu aprendo muito mais que qualquer curso presencial.
Eu gostaria de algo mais apurado, sobre os conceitos de programação modo grafico para linux etc..

Ele simplesmente me disse que, os professores ensinavam e conheciam apenas o be a ba do linux, pois são apenas usuarios etc. Que os conceitos mesmo ia ficar devendo, e em ribeirão não tinha sequer um lugar que pudesse auxiliar nisto !!! BHÁ !!


19. Re: Criar aplicativos graficos.

Rafael Sampaio
9u31220

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/01/2012 - 14:44h

Eu ainda acho que, até mesmo para o nível de usuário, a melhor forma de aprender é lendo o código fonte. Já sobre os conceitos de programação é uma questão de programação mesmo, apenas com algumas particularidades do linux. Mas você tem razão, tá tudo no google (talvez em inglês).


20. Re: Criar aplicativos graficos.

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 02/01/2012 - 14:48h

9u31220 escreveu:

Eu ainda acho que, até mesmo para o nível de usuário, a melhor forma de aprender é lendo o código fonte. Já sobre os conceitos de programação é uma questão de programação mesmo, apenas com algumas particularidades do linux. Mas você tem razão, tá tudo no google.


concordo com você .
tem um aplicativo que quero alterar ,
bom a melhor forma é ver o codigo fonte . e a programação é na prático
mas o mais importante de tudo é o conceito .




21. Re: Criar aplicativos graficos.

Rafael Sampaio
9u31220

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/01/2012 - 14:53h

danniel-lara escreveu:

9u31220 escreveu:

Eu ainda acho que, até mesmo para o nível de usuário, a melhor forma de aprender é lendo o código fonte. Já sobre os conceitos de programação é uma questão de programação mesmo, apenas com algumas particularidades do linux. Mas você tem razão, tá tudo no google.


concordo com você .
tem um aplicativo que quero alterar ,
bom a melhor forma é ver o codigo fonte . e a programação é na prático
mas o mais importante de tudo é o conceito .



o conceito é importante, mas muitos conceitos não servem para simplesmente usar o programa, apesar de não ser sem importância aprender (aprender nunca é demais e ninguém sabe tudo). Já o fonte tem tudo.

Qual aplicativo você quer alterar?





22. Re: Criar aplicativos graficos.

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 02/01/2012 - 15:06h

9u31220 escreveu:

danniel-lara escreveu:

9u31220 escreveu:

Eu ainda acho que, até mesmo para o nível de usuário, a melhor forma de aprender é lendo o código fonte. Já sobre os conceitos de programação é uma questão de programação mesmo, apenas com algumas particularidades do linux. Mas você tem razão, tá tudo no google.


concordo com você .
tem um aplicativo que quero alterar ,
bom a melhor forma é ver o codigo fonte . e a programação é na prático
mas o mais importante de tudo é o conceito .



o conceito é importante, mas muitos conceitos não servem para simplesmente usar o programa, apesar de não ser sem importância aprender (aprender nunca é demais e ninguém sabe tudo). Já o fonte tem tudo.

Qual aplicativo você quer alterar?




no caso alguns plugins do nagios
mas para isso tenho que saber alguns conceitos
cliente /servidor , protocolos , etc..
sempre é bom ;
pois conheço muitos programadores que fazer aplicativos em rede
e não funciona e ficam falando mal da rede , porem eles
não sabem o que é protocolo TCP/IP


23. Re: Criar aplicativos graficos.

Rafael Sampaio
9u31220

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/01/2012 - 15:12h

danniel-lara escreveu:

9u31220 escreveu:

danniel-lara escreveu:

9u31220 escreveu:

Eu ainda acho que, até mesmo para o nível de usuário, a melhor forma de aprender é lendo o código fonte. Já sobre os conceitos de programação é uma questão de programação mesmo, apenas com algumas particularidades do linux. Mas você tem razão, tá tudo no google.


concordo com você .
tem um aplicativo que quero alterar ,
bom a melhor forma é ver o codigo fonte . e a programação é na prático
mas o mais importante de tudo é o conceito .



o conceito é importante, mas muitos conceitos não servem para simplesmente usar o programa, apesar de não ser sem importância aprender (aprender nunca é demais e ninguém sabe tudo). Já o fonte tem tudo.

Qual aplicativo você quer alterar?




no caso alguns plugins do nagios
mas para isso tenho que saber alguns conceitos
cliente /servidor , protocolos , etc..
sempre é bom ;
pois conheço muitos programadores que fazer aplicativos em rede
e não funciona e ficam falando mal da rede , porem eles
não sabem o que é protocolo TCP/IP


Tem razão, é necessário saber alguns conceitos a mais dependendo do programa que vai ser feito ou modificado, as vezes é necessário saber até uma linguagem de programação nova.




24. Re: Criar aplicativos graficos.

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 02/01/2012 - 15:22h

9u31220 escreveu:

danniel-lara escreveu:

9u31220 escreveu:

danniel-lara escreveu:

9u31220 escreveu:

Eu ainda acho que, até mesmo para o nível de usuário, a melhor forma de aprender é lendo o código fonte. Já sobre os conceitos de programação é uma questão de programação mesmo, apenas com algumas particularidades do linux. Mas você tem razão, tá tudo no google.


concordo com você .
tem um aplicativo que quero alterar ,
bom a melhor forma é ver o codigo fonte . e a programação é na prático
mas o mais importante de tudo é o conceito .



o conceito é importante, mas muitos conceitos não servem para simplesmente usar o programa, apesar de não ser sem importância aprender (aprender nunca é demais e ninguém sabe tudo). Já o fonte tem tudo.

Qual aplicativo você quer alterar?




no caso alguns plugins do nagios
mas para isso tenho que saber alguns conceitos
cliente /servidor , protocolos , etc..
sempre é bom ;
pois conheço muitos programadores que fazer aplicativos em rede
e não funciona e ficam falando mal da rede , porem eles
não sabem o que é protocolo TCP/IP


Tem razão, é necessário saber alguns conceitos a mais dependendo do programa que vai ser feito ou modificado, as vezes é necessário saber até uma linguagem de programação nova.



claro concordo com você
mas é sempre bom adquirir conhecimento




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