lfercorrea
(usa Arch Linux)
Enviado em 05/11/2019 - 00:51h
JoaoDamasceno escreveu:
Bom dia...
Caramba, eu juro que não entendo como vocês adquirem tamanho conhecimento. Deu certo sim, vou anotar as dicas de vocês e alimentar a minha "Wiki" particular. Já sobre a fragilidade do Manjaro, sinceramente, não sei... Mas pelo que tenho de tempo de uso no universo Linux, o Manjaro tem se mostrado bem melhor que o Ubuntu, ou pelo menos até o último Ubuntu que usei e não lembro qual foi a versão. Uma outra característica que me agrada demais é essa ideia de Rolling Releae, acho isso simplesmente incrível. Mas já tenho uma nova máquina onde pretendo instalar o Arch "puro", ou seja, sem o AUR e somente com alguma interface oficial do projeto, provavelmente o XFCE. Daí verei como é o desempenho do Arch pra valer.
Enfim, mais uma vez muito obrigado por ajudarem uma pessoa que sequer tem relação direta com a área de TI, já que sou advogado, porém, um advogado apaixonado pelas distros Linux.
Muito obrigado.
eu devo ter passado a ideia de que o manjaro é quebradiço ou tem pouca qualidade.. definitivamente nao é isso.. é que assim: muito do que há no arch, 'chancelado' pela comunidade como 'pacote funcional e sem problemas' sofre modificações antes de ser empacotado novamente e entrar nos repositorios do manjaro.. essas modificacoes criam bugs, é impossivel escrever codigo novo sem que isso aconteca. ocorre que, no arch, há um cuidado muito grande no que é acrescentado nos repos oficiais (não é de se espantar se, por exemplo, o manjaro tiver mais pacotes do que o arch nos repos oficiais, excluindo o aur, naturalmente) e tambem prezam muito pelo funcionamento perfeito do sistema.. o ponto é que existem conceitos diferentes de 'cuidado' entre as distribuicoes.. para ter uma ideia do que quero dizer, o script que instala o manjaro rodava o pacman com o parametro --overwrite (sinceramente espero que isso tenha mudado), apenas para pegar o gancho como exemplo, para o arch, isso é um grande erro, para o manjaro, não, ou pelo menos não era. eu suponho que os caras sabem o que fazem, mas mesmo assim, tomando todo o cuidado do mundo, falhas já acontecem..
em tempo, é muito gostoso manter o arch, nao é esse bicho de sete cabeças não.. se voce tiver disposição, ele te ensina muita, muita coisa