Grinder
(usa Slackware)
Enviado em 22/07/2015 - 22:43h
Bom vamos lá.
1- Quando eu instalei o Arch eu instalei lendo a documentação própria dele. Inclusive tenho impressa aqui.
Quanto ao Steam, sim eu li também a documentação dele e achei um pouco incrível.
If you have a 64-bit system, you will need to install lib32-alsa-plugins to enable sound in 32-bit games.
Eles pedem lib32-alsa-plugins. Ae eu fico imaginando, o Steam do Arch é diferente dos outros? Pq tanto pro Slackware quanto pro Debian e derivados eu não preciso nada referente a som em 32bits somente o glibc para o Steam e o OpenAL para som.
Você disse que o pacman simplesmente não instala o Steam, isso não é verdade. Você habilitou o repositório multilib antes de tentar instalar o Steam? Seguiu as recomendações da wiki do Arch?
Sim, o pacman simplesmente não instala com o comando padrão pacman -S steam
Agora se existe algum comando do pacman que eu possa escolher quais dependências eu quero que venha e quais não, eu desconheço, eu fiquei no Arch por 3 dias.
Aqui a parte do meu script que instala o Multilibs, se estiver errado você me corrija.
#!/bin/bash
# Configurando o Pacman
echo [multilib] >> /etc/pacman.conf
echo "Include = /etc/pacman.d/mirrorlist" >> /etc/pacman.conf
pacman -Syu
# Instalando o Multilibs
pacman -S multilib-devel
# Instalando o xorg
pacman -S xorg-server xorg-xinit xorg-server-utils xorg-server-devel
# Adicionando br-abnt2 no Xorg
localectl set-x11-keymap br abnt2
reboot
Você disse que o pacman é um apt-get vagabundo, um argumento totalmente incoerente. Com base no quê você baseia seu argumento? Qual a crítica do ponto de vista técnico?
Bom, eu achei vagabundo e continuo achando. Até talvez algum outro dia eu instalar o Arch denovo e ver se consigo descobrir como usar o pacman sem me barrar em questão de eu já ter dependência instalada por fora.
Meu argumento é mais vindo na prática mesmo, eu testei, então posso falar... sabe eu não gosto muito de falar sobre algo que eu não tenha testado.
Enfim, vamos lá.
Com Slackware, eu instalo Multilibs e depois instalo os drivers da placa de vídeo pelo arquivo original da Nvidia e depois eu baixo o source do Steam e compilo ele usando um .SlackBuild.
Dependencias? Uma dependência não obrigatória é o OpenAL, você pode compilar, instalar mas vai ficar sem som. Você já vê a liberdade por aqui. Você escolhe do jeito que você quiser.
Com Debian, Mint e Ubuntu eu preciso apenas baixar o kernel headers que é obrigatório em qualquer distro, no caso do Slackware ele já vem com o Source do Kernel. E depois baixar a compatibilidade com 32bits que são esses os pacotes (libc6:i386 libgl1-mesa-dri:i386 libgl1-mesa-glx:i386)
Instalo os drivers da Nvidia pelo arquivo .run igual faço no Slackware
Ae você pode instalar de 2 maneiras
Uma pelo apt-get install steam
E outra baixando o .deb do site oficial e usando o dpkg ou um gdebi
E pronto.
Agora com o Arch
Preciso baixar o pacote do kernel-headers
sudo pacman -S linux-headers
E instalo os drivers da placa da nvidia pelo .run como faço em todas as outras distros.
Chego na hora do pacman -S steam
Trava dizendo que já tenho uma dependência instalada. Não me recordo qual é.
Tudo bem, então vamos compilar o Steam pelo source.
https://www.archlinux.org/packages/multilib/x86_64/steam/
# $Id$
# Maintainer: Daniel Wallace <danielwallace at gtmanfred dot com>
# Contributor: K900 <k0009000@gmail.com>
pkgname=steam
pkgver=1.0.0.50
pkgrel=1
pkgdesc="Digital distribution client bootstrap package"
arch=("i686" "x86_64")
url="http://steampowered.com/"
license=('custom')
install=steam.install
source=("http://repo.steampowered.com/$pkgname/pool/$pkgname/s/$pkgname/${pkgname}_$pkgver.tar.gz"
'alsa_sdl_audiodriver.patch')
md5sums=('2fab57a606705012a4f800a28670dc3a'
'ac0e03d70f1101331598b2b32ed9bac3')
if [[ "$CARCH" == "x86_64" ]]; then
#depends+=(lib32-libgl lib32-mesa-libgl lib32-gcc-libs lib32-libx11)
optdepends=(
'lib32-mesa-dri: for open source driver users'
'lib32-catalyst-utils: for AMD Catalyst users'
'lib32-nvidia-utils: for NVIDIA proprietary blob users'
'lib32-alsa-plugins: for pulseaudio on some games'
)
prepare() {
patch -d "$pkgname" -Np1 -i "$srcdir/alsa_sdl_audiodriver.patch"
}
else
prepare() {
patch -d "$pkgname" -Np1 -i "$srcdir/alsa_sdl_audiodriver.patch"
}
fi
package() {
depends=(
'bash' 'desktop-file-utils' 'hicolor-icon-theme' 'curl'
'dbus' 'freetype2' 'gdk-pixbuf2' 'ttf-font' 'zenity'
)
if [[ "$CARCH" == x86_64 ]]; then
depends+=(lib32-libgl lib32-gcc-libs lib32-libx11)
fi
# Install license
make -C "$pkgname" DESTDIR="$pkgdir" install
install -Dm644 "$pkgdir/usr/share/doc/steam/steam_install_agreement.txt" "$pkgdir/usr/share/licenses/steam/LICENSE"
# blank steamdeps because apt-get
ln -sf /bin/true "$pkgdir/usr/bin/steamdeps"
}
#vim: set ft=PKGBUILD sw=2 ts=2 et
Resultado. Mesma coisa do Pacman.
Pois o source do pkgbuild te obriga a ter dependências sem mesmo antes de ter começado o precesso do make e make install.
Respondendo sua pergunta.
apt-get install steam instalou o steam
./steam.SlackBuild compilou o steam
mas pacman -S não instalou o steam.
e muito menos o makepkg criou meu pacote do steam