GabrielMS86
(usa Arch Linux)
Enviado em 12/05/2018 - 19:52h
Gosto muito do Arch. Nunca testei Antergos e apenas instalei Manjaro uma vez pra ver como era. Quando saí do Ubuntu fui diretamente pro Arch mesmo e tenho usado desde então, passando por variadas interfaces gráficas embora ultimamente eu tenha ancorado no Gnome Shell.
Pra mim que sou um usuário comum foi a distro que mais se adaptou ao meu gosto. Apesar de ser um pouquinho trabalhosa pra instalar (mas nada demais), é extremamente simples e fácil de usar e manter, tem o Pacman que é ultra rápido, tem o AUR que fornece praticamente tudo que há em termos de software (tem até o famigerado "warsaw" - e funcionando hein), tem a melhor wiki do universo Linux (minha opinião) e é bleeding edge - me agrada muito ter sempre as versões mais novas dos aplicativos que eu uso.
Minha instalação sempre fica na média de uns 700 até 800 pacotes com tudo que eu preciso. Mesmo o Gnome Shell fica bem mais leve do que em qualquer outra - só instalo os pacotes que preciso dele então não tem nada daqueles processos chatos do "Evolution" rodando em 2º plano.
Com o Gnome a distro sobe usando uns 750 MB de RAM mesmo automatizando alguns processos e aplicativos como o TLP e o Dropbox na inicialização.
E, acredito eu que justamente por ser um sistema mínimo e bem ajustado à minha demanda específica, quase não aparece nenhum bug. Estou a mais de 1 ano usando e tive pouquíssimos bugs, sendo que os mesmos foram corrigidos também na velocidade da luz com as atualizações constantes do sistema.
Quanto aos contras que a galera fala, como a questão de sempre ter atualização pra fazer, gastar muita banda de internet, etc, pra mim não são tão contras assim - realmente não ligo muito pra isso e não me importo de atualizar todo dia.
Enfim, aprendi a usar, gostei e me acostumei. Não vi outra distro ainda que cumpra tão bem todos esses requisistos pra me fazer mudar!
Att