removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 31/01/2020 - 12:56h
Achei seu amigo muito prudente.
Quando eu vou fazer atualização do Arch (acabei de fazer uma para ver se um probleminha aqui se resolve), uso um tty em usuário root mesmo, por que se o X falhar, a atualização estará segura.
Eu continuo usando o computador, o X com meu usuário padrão, por causa dessa precaução que eu tomo. Se for fazer a atualização por um emulador de terminal no X, melhor não fazer nenhuma tarefa no computador mesmo.. Deixar só a atualização rodando..
O servidor do X tem duas partes, uma de userland e outra que se comunica com o kernel, um módulo. O módulo do X pode falhar mas o kernel só entra em pânico se o crash do módulo do X não puder ser isolado, do contrário o kernel continua funcionando tranquilamente.
No UNIX, depois que um arquivo é aberto, você pode continuar com ele aberto e remover o arquivo. Ele só será esvaziado da memória quando você o fechar, porque vc ainda vai estar usando o inodo do arquivo. E como no UNIX tudo é um arquivo, se vc atualizar um pacote, ainda vc vai ter ele na memória e poderá continuar usando, a não ser que o pacote precise ser relido para carregar alguma função etc... Neste caso, você terá problemas.
https://stackoverflow.com/questions/2028874/what-happens-to-an-open-file-handle-on-linux-if-the-poin...
Por exemplo, vamos dizer que tu não possa/queria desligar a máquina mas quer atualizar o Firefox ou alguns programas que não são do sistema. Depois da atualização, você deve reiniciar o FF ou qualquer outro programa que sofreu atualizações, justamente porque o programa aberto, quando for carregar uma nova função ou reler as libs, etc, ele vai ter na memória dois códigos de versões diferentes e elas podem dar erros.
Se você atualizar o kernel, vai precisar reiniciar a máquina. Se atualizar o kernel e continuar usando, tudo bem porém algumas oeprações vão da problemas. Tente atualizar o kernel e inserir um pendrive, por exemplo. Ele não vai conseguir montar..
Se tu não quiseres atualizar o tempo todo, existem repositórios semanais e mensais tb.. Geralmente o repo mensal é mais estável pq usam ele para gerar a iso de instalação todo começo de mês.. A vantagem disso é que você não precisa fazer o dowload de todo os repos oficiais pelo menos todo mês (~41GB) para usar um snapshot do Arch congelado no tempo. Com esses métodos, você torna o Arch uma point-release distro. (em outras distros tb dá para fazer os downlaods dos repos e ficar usando)..