Arnoold
(usa Solus)
Enviado em 14/08/2019 - 16:21h
JoaoDamasceno escreveu:
pylm escreveu:
Então tua conclusão é que a distro é leve até você tentar rodar algo pesado? Genial.
Minha percepção é a seguinte: O que significa uma distro leve se o que você precisa para produzir no seu dia a dia, entregar resultados, bater metas etc. não é igualmente leve?! Ou seja, vejamos como exemplo, navegadores de Internet que consomem mais que as próprias distro leves... Lembro de um desses testes de distros leves onde pra abrir um LibreOffice Writer era uma eternidade.
Para distros leves você [deveria tentar substituir] todos os programas por versões mais leves que entreguem a mesma coisa ou algo próximo disso. Não adianta nada usar uma distro que usa 100 mb de ram e abrir um Chrome da vida, até concordo, porém o que é melhor?
1. Usar uma distro com interface gráfica pesada como o Ubuntu com Gnome com seus 700 MB de RAM ao iniciar e abrir o Chrome ou,
2. Usar uma distro com interface gráfica leve [< 100 MB de ram] e abrir o Chrome?
Se você notar, a opção 2 vale mais a pena pois a interface é mais leve. Sobra mais espaço pra abrir coisas pesadas que lotariam a memória rapidamente dentro de um Ubuntu da vida, por exemplo. Claro que, se você usasse um navegador mais leve e simplista, seria ainda melhor, mas note como mesmo com o Chrome, ainda assim a opção 2 vale a mais a pena. Pra quem tem pouca memória, cada byte a menos, melhor.
Só como exemplo, o Chrome, toma aproximadamente 127 mb a mais de RAM ao ser aberto.