pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 25/02/2019 - 18:50h
FurretUber escreveu:
RLFontan escreveu:
Cara, você tá confundindo origem histórica com baseamento de um sistema em outro. Dizer em 2019 que o SUSE é baseado no Slackware é incorreto por exemplo.
Realmente, Slackware e openSUSE são muito diferentes hoje, mas isso não desmente o fato de que o S.u.S.E, base do openSUSE, foi baseado no Slackware. É como dizer que o MacOS não tem nada de BSD porque o código divergiu ao longo do tempo.
O Debian também surgiu devido à insatisfação com o SLS, mas foi criado do zero.
Origem histórica é uma coisa; ser baseada é outra coisa.
Se levarmos origem histórica em consideração, todas as distros teriam um ancestral comum, não é mesmo? Seriam todas filhas do primeiro Linux criado, que nem mesmo nome tinha --
https://lcomlinux.wordpress.com/a-historia-do-linux/ --.
Ser baseada, hoje em dia, representa -- ao menos para mim -- usar código fonte de outra distro para construir a sua, acrescentando funcionalidades. É o que o Mint faz com o Ubuntu e o que o Ubuntu faz com o Debian.
Além de baseada, uma distro pode ser também um simples clone, como é o caso do CentOS, clone do RHEL (Red Hat). Red Hat é pago; CentOS é gratuito. Isso justifica a clonagem, mas há clones que não são nada além de tributo à vaidade de alguém, pois nada acrescentam.
__________________________________
Linux Registered User nº 439378
Ubuntu Forum Member Since Nov/07/2006
VOL Member SInce Jul/01/2008