omdb-cli

Script que usa a API do site: 'https://www.omdbapi.com', (Open Movie Database), para pegar os dados dos filmes e séries. Infelizmente, não pega dados dos atores, pois a API do site não tem essa opção. Mostra na tela do terminal dados como o nome, classificação, atores, sinopse etc. O script usa o curl para fazer os pedidos na API, e você tem que pegar a chave da API no site. É gratuita. Pode mudar o nome do script para o que quiser kk, (não sou muito original nos nomes kk), que não vai quebrar o script. Alguns exemplos de uso: Pegando dados da melhor série já feita pelo HOMEM! kk, pelo título da série e mostrando sinópse completa: $ omdb-cli -T Fringe -p full Chama pelo pelo id do IMDB pedindo sinópse breve: $ omdb-cli -i tt0407362 -p short Chama pelo título, ano, sinópse completa e especifica o tipo (filme ou série), para casos em que tem série e filme com o mesmo nome: $ omdb-cli -T '12 Monkeys' -t series -y 2015 -p full As únicas opções obrigatórias são a opção -T título ou -i ID, e estas são mutuamente exclusivas, ou seja, ou usa -T ou usa -i. Se a série ou filme tiver espaços, tem que colocar entre aspas. Ano são os 4 digitos apenas, "2008" não aceita 02/05/08, 02-05-2008 etc. Também a opção -p (sinópse) se não especificar por padrao mostra a sinopse breve. Por exemplo, se digitar: $ omdb-cli -T Fringe o script vai agir como se tivesse digitado: $ omdb-cli -T Fringe -p short A ordem de chamada das opções não interessa, o script ordena tudo. Por favor, lêr o cabeçallho que contém mais informações do que aqui (algumas delas importantes para o uso do script!)

Por: Pedro Fernandes


ison - testar conectividade da máquina

Script para testar conectividade da máquina, usando a ferramenta ping, nos vários pontos da rede, apontando se for o caso em que ponto da rede está o problema da conexão. O procedimento usado pelo script é: 1. ping na loopback 2. ping no gateway 3. ping em um número ip na internet 4. ping em um nome de domínio na internet Lógica do script: 1. se chega na loopback, então TCP/IP da máquina à partida está OK 2. se chega no gateway, então conexão com gateway está OK 3. se chega na internet usando ip, então tem conexão com Internet 4. se chega na internet usando nome de domínio, então resolução de nomes está OK. Script testa apenas se tem ou não conexão. Não testa questões de largura de banda nem perdas de pacotes nem problemas de rota etc.

Por: Pedro Fernandes


helpdesk

Script que usa o programa sqlite3, para criar base de dados de problema/resolução de problema. A base de dados é preenchida á medida que problemas vão aparecendo, com usuário dando uma descrição do problema e a possível solução, (ou deixando em aberto a solução no momento). Script permite inserir dados (o problema, a solução qual o hardware e software), consultar os dados e consultar a base de dados por problemas que ainda não tenham uma solução registrada para usuário então registrar la. Precisa de ter instalado o programa sqlite3. Usuário tem que especificar um diretório para armazenar a base de dados na variável DbHome e tem variáveis no inicio do script para usuário definir, se quiser, o máximo de caracteres permitido por cada coluna da base de dados (hardware, software, description e solution)

Por: Pedro Fernandes


Instalação de pacotes em uma lista

Esse simples script é útil para quando quer instalar seus pacotes favoritos em uma maquina recém formatada.

Por: Marcos moreira


Compilação do QMPlay2 no Deepin 20

É um script que facilita muito a compilação do QMPlay2 no Deepin 20. Esse script não precisa ser executado como administrador. Basicamente, baixa o source do programa, instala as dependências de compilação, compila o programa, remove as dependências de compilação e gera um pacote DEB para a instalação. Depois ele faz a limpeza dos arquivos e diretórios temporários e te deixa só o pacote DEB bonitinho para você pegar e só instalar.

Por: Mauricio Ferrari


Script para verificar o espaço atual do HD

Este shell script tem a função de mostrar a quantidade de espaço livre atualmente no HD. Para isso você deve salvar com "hd.sh" em seu diretório home ou outro qualquer de sua preferência Depois, dar permissão de executável com o comando "chmod +x ./hd.sh" E finalmente executar com o comando "bash ./hd.sh"

Por: Diego Casagranda Vilela dos Santos






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts