Script para habilitar um pendrive a dar boot no VirtualBox

Esse script vai permitir ao usuário fazer com que um pendrive butável possa ser usado para dar boot em uma máquina virtual do VirtualBox. Basta executar o arquivo, colocar o nome do arquivo desejado (sem a extensão .vmdk), colocar o dispositivo de pendrive (sem o /dev/, apenas se é sda, sdb, sdc, etc) dado pelo comando "lsblk" e pronto. Pode ser usado inclusive como alias, basta colocar no .bashrc ou .zshrc a linha sem as aspas " alias vmdk='/caminho-do-arquivo-.vmdk' ". Se você salvou o arquivo sh na pasta de usuário, ficaria " alias vmdk='/home/seu_usuario/vmdk.sh' ".

Por: Sidnei Serra


Script para verificar o Status da bateria

Este foi um Script que acabei fazendo para gerar um log da bateria do meu notebook para fins de curiosidade. E ele gera uma saída com arquivos na pasta ~/Logs com a Porcentagem Atual, Tempo Restante da Bateria e a Taxa de Descarga/Carga da Bateria. As dependências do Script são: - acpi: Para mostrar o tempo restante e a porcentagem atual da bateria - upower: Para mostrar a taxa de Carga/Descarga da bateria Ele tem quatro opções de funcionamento: ./bateria.sh :Apenas exibe o estado atual da bateria ./bateria.sh -l [VEZES]: Cria um Log por quantas vezes o usuário definiu com cada registro sendo num intervalo de cinco minutos ./bateria.sh -ut [VEZES] [INTERVALO]: Cria um Log por quantas vezes que o usuário definiu com cada registro sendo no intervalo que o usuário definiu ./bateria -b [BATERIA]: Cria um Log até a bateria atingir a porcentagem desejada com um intervalo de um minuto entre os registros. Por padrão, o script é executado até atingir 20% de bateria restante. E esse script pode ser usado para medir a bateria na Carga e na Descarga.

Por: Guilherme Moreira de Oliveira


Instalador de Lutris com winehq-staging para rodar Origin em Debian Bullseye (Kernel 5.10.0-23) - 64

Criei um script no Kernel 5.10.0-23 do SO Debian 11 (Bullseye) para simplificar a tarefa de preparar o computador com um ambiente de jogos para minha filha, quando ela vem me visitar. Entre outras coisas, ela gosta de brincar no PC. O aplicativo escolhido foi o Origin que roda no Lutris, mas para tanto, além de ter que instalar o winehq-staging, é necessário executar uma série de outras tarefas, as quais simplifiquei no Script que desenvolvi. O Script é auto-explicativo, sugiro, para quem não estiver com paciência de ficar respondendo sim para cada procedimento, que responda no início para fazer a instalação completa. O Script também pode ser utilizado em Lan-Houses para simplificar a tarefa de instalar o Lutris com o Origin e assim reduzir os custos das licenças do Windows, sem contar que o Gnome é bem mais rápido que o SO da Microsoft. É possível que o Script também rode no Ubuntu, que é derivado do Debian. Bom divertimento ! (Esta versão é a versão final, por favor desconsiderem a outra que apontava para dois sites no DropBox. Obrigado !)

Por: André Thiago de Souza Lanzer


Ver TV e rádio online por shell script

px

Script criado para aprendizado, e disponibilizado para o VOL, qualquer sugestão ou crítica postem aqui. Lembrando que este foi um exercício. Suas dependências são: - MPlayer - RTMPDump Lembrando que, como são serviços da web, suas respectivas portas devem estar disponíveis como a 1935 (RTMP) e 80 (HTTP), espero que gostem! Até mais.

Por: Pedro


Conversor de vídeo com opção de legenda

Aqui mostro um pequeno script via Terminal para conversão de vídeo entre os formatos avi, mkv e mp4 com a opção de fixação de legenda, fácil de usar e, devido à sua simplicidade, não há um indicador de progressão a não ser o prompt ocupado do Terminal até o término da tarefa. Você pode baixar o script disponibilizado, coloque-o em uma pasta junto dos arquivos de vídeo e legenda desejados. Depois basta dar no Terminal, estando na pasta onde está o script, o comando "./comlegenda.sh" e seguir as instruções. O tempo de conversão depende da potência da máquina, uma máquina mediana converte um vídeo de 2 horas em mais ou menos 15 minutos. Há a necessidade de ter instalado o ffmpeg.

Por: Sidnei Serra


Tire screenshots com Scrot facilmente com Zscrot

Zscrot é um script feito em zenity para tirar screenshot, que faz uso do comando de terminal scrot, sem precisar usar janela de terminal ou configurar teclas de atalho de teclado, podendo tirar shot da tela inteira, da janela ativa, copiar para o clipboard e capturar área com o mouse. Basta acessar o atalho do Zscrot no grupo Acessórios do seu menu de programas. Para instalar no terminal faça: sudo tar -xvf zscrot.tgz -C /

Por: Fernando T. Da Silva






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts