Gerenciar usuários com dialog
Menu de adicionar, remover e listar usuários com dialog. Esse script faz um menu para adicionar, remover e listar usuários totalmente interativo. Para esse script funcionar o pacote "dialog" deve estar instalado. Não está completo ainda, mas não pretendo terminá-lo pois ele não tem taaannnta utilidade assim. Ele pode ser ajustado e pode ter uma utilidade maior. O importante aqui é conhecer a ferramenta mesmo e futuramente adaptar às suas necessidades. Espero que seja útil para alguém. Faloww!
Por: Daniel Miyagi
get-geo2 - localiza o endereço de um IP/HOST no Google Maps
O script é baseado no get-geo original: http://get-geo.sourceforge.net/ De Vinicius Della Libera
Você passa para o script o HOST ou IP e ele retorna as coordenadas para consulta no Google Maps. Por: Pedro Robson Leão
Conversor de log SVN para RSS
Uso: script > file.xml Os seguinte parâmetros podem estar incluídos em um arquivo snvlog2rss.sh.rc: #acao incluída no xml action=SNV_CHANGE; #url do snvwebclient ou similar - testado com svnwebclient webrepository=http://localhost/svnwebclient/content.jsp; #parâmetro para pegar revisão na interface web do controlador de versão webparam=crev; #domain para os usuários - composição do email domain=localhost; #título do rss title=SVN TAGS; #descrição do rss description=Tags SVN; #language do rss lang=pt-br; #endereço do repositório repository=http://svn/repositorio; #quantidade de revisões para ser verificada revisions=20;
Por: Pedro Robson Leão
Criando usuário com poderes de root
Este script cria um usuário com poderes de root e ativa o ssh-server, dando ao atacante controle sobre o computador do executor do script. Incrementando ele um pouco mais pode-se fazer maravilhas como, por exemplo, criar uma VPN diretamente entre o computador do atacante e do atacado (fugindo assim dos firewalls) e dando total acesso, através de ssh, e com poderes de super usuário ainda. É, realmente o elo mais fraco da segurança da informação são as pessoas... administrador descuidado + usuário "bobinho" = caca!
Por: Marcelo
Gravar DVDs no Linux pelo Cron
Olá pessoal, Caso alguém já tenha se deparado com o problema de gravar DVDs no Linux automaticamente pelo Cron e não obteve sucesso, deve saber da dor de cabeça que estou falando. Mas depois de muito estudo e pesquisa encontrei neste site http://fapg.nsk.pt/pt/2009/04/using-growisofs/ a solução dos meus problemas. Para um auxílio maior a todos abaixo segue um script que utilizo na minha empresa.
Por: Gerson Mayer
Analisar log do tcpdump
De onde surgiu a motivação para escrevê-lo... Antes utilizava o bandwidthd na bridge para analisar o tráfego de rede: consumo de banda por IP etc. Como a rede que administro não é pequena, pois tem aproximadamente uns 800 computadores, minha bridge parava de funcionar (o PC travava) às vezes devido ao grande consumo de memória RAM por parte do bandwidthd, então resolvi salvar um log do tráfego de rede utilizando o tcpdump (que é muito muito mais leve que o bandwidth) e escrever este script para analisá-lo. Desde então venho utilizando este script em conjunto com outros para fazer a análise do tráfego de rede. Escrevi este script a um tempo, fiz a última atualização em agosto de 2009. Dentre as principais funções deste script estão: - Calcular a velocidade do tráfego de uma rede ou IP - Determinar a quantidade de pacotes por protocolo - Calcular a quantidade de banda utilizada por um IP ou rede ##+ Para gerar um log que POSSA que o script seja capaz de ler, utilize (onde: eth0 = sua interface de rede): # tcpdump -i eth0 -qntt -s0 >trafego.tcpdump.log ou # tcpdump -i eth0 -qntt -s0 -c50000 >trafego.tcpdump.log para que o tcpdump pare de gerar o log após capturar 50000 pacotes. É bom utilizar o -S0 para que o tcpdump capture os pacotes de "todos" os tamanhos sem "excluir" pacotes. ##+ Exemplos de uso do script: Calcular a velocidade detalhada do trafego proveniente de IPorigem destinado à IPdestino: # ntw.sh -spy -lt trafego.tcpdump.log -s IPorigem -d IPdestino -vd Onde: x = numero e IPorigem/IPdestino podem ser: xx.xx.xx.xx, xx.xx.xx.0, xx.xx.0.0, xx.0.0.0, 0.0.0.0. Caso IPorigem = 192.168.1.1 e IPdestino = 10.10.1.0: O script vai calcular a velocidade para o trafego proveniente do IP 192.168.1.1 que é destinado à 10.10.1.0. Lembrando que o 10.10.1.0 é uma "rede" de 10 IPs: 10.10.1.1, 10.10.1.2, 10.10.1.3, ... ,10.10.1.9, 10.10.1.10. Outro exemplo: Calcular a velocidade do tráfego proveniente de qualquer IPorigem destinado ao IPdestino = 192.168.12.12. Em outras palavras, a velocidade de download do IPdestino. # ntw.sh -spy -lt trafego.tcpdump.log -s 0.0.0.0 -d 192.168.12.12 -vd ou # ntw.sh -spy -lt trafego.tcpdump.log -d 192.168.12.12 -vd ##+ Não esqueça de configurar adequadamente o arquivo de configuração (conf.d) deste script e de verificar se possui todos os pacotes necessários para utilizá-lo, talvez precise instalar alguns... Espero que seja útil! :)
Por: Perfil removido
Atualizando o Passado: Linux no Lenovo G460 em 2025
aaPanel - Um Painel de Hospedagem Gratuito e Poderoso
O macete do Warsaw no Linux Mint e cia
Visualizar arquivos em formato markdown (ex.: README.md) pelo terminal
Dando - teoricamente - um gás no Gnome-Shell do Arch Linux
Como instalar o Google Cloud CLI no Ubuntu/Debian
Mantenha seu Sistema Leve e Rápido com a Limpeza do APT!
Procurando vídeos de YouTube pelo terminal e assistindo via mpv (2025)
Não consigo usar o Bluetooth (0)
Mikrotik não abre o webmail-segur... da Locaweb (6)
O que você está ouvindo agora? [2] (187)
Olha que maravilha, Arch no C2D 7400, 2GB de RAM, vídeo onboard e no G... (1)
Jogos baixados na Central de Aplicativos mas que não abrem (1)