Monitorando processo do Squid em diferentes redes
Esse script tem a finalidade de monitorar o processo do Squid em várias redes simultaneamente. Espero ter ajudado.
Por: Milton Caetano Filho
Diferença entre datas
O script a seguir calcula a diferença entre datas desde 1970. O uso é simples, basta chamar o script passando primeiro a data menor e depois a maior. Ex.: $ sh varia_data 12/02/2000 15/04/2015 resultado: 5541 dias É grande mas é rápido, não se assuste.
Por: DAVISON MARCEL PASQUALINI
Cálculo de intervalo de tempo
Este script calcula em segundos a diferença entre duas datas/horários. Considera mudança de ano, meses, ano bissexto... tudo! E ainda possui um modo interativo onde você o chama passando um parâmetro e ele chama outra rotina passando o resultado e os demais parâmetros que você informar. Testado em Debian e Open Solaris.
Por: DAVISON MARCEL PASQUALINI
Compartilhamento de conexão
Esse script é o principal script de minha rede wifi. Ele integra, entre outras coisas, um servidor Squid com natacl e diversas regras de firewall. A maioria das regras foi construída graças a dicas e artigos de outros membros do VOL. Não é demais agradecer ao membro Elgio por todo o compartilhamento de conhecimento que realiza no portal.
Por: Isaque Vieira de Sousa Alves
Teste de desempenho com números primos em BASH
Certo dia me deparei com um bottom brincalhão que dizia: "Digite qualquer número primo de 11 dígitos para continuar". Fiquei com vontade de saber se havia tal número. Então fiz um shellzinho para testar. Primeiros 10, beleza; primeiros 100, beleza, primeiros 1000, já não estava mais tão rápido. Percebi a oportunidade de utilizar este script como benchmark de desempenho entre servidores, sejam de mesmo hardware ou não. Quando você executar, pode demorar a aparecer alguma coisa na tela, mas ele está rodando. Pode verificar com strace ou truss (Solaris). Após você testar e tiver a coragem de descomentar a linha do 10000000000, me poste aqui os números primos que você achou! Dica: para temporizar a execução, utilize a linha abaixo: $ bash primo.sh 2>&1 |egrep 'Primo|real' |awk '{if ($2 ~ /s/){split($2,minsplit,"m");min+=minsplit[1];seg+=substr($2,3,5);}else{print min,seg; print $0; min=seg=0; }}' Você deverá ter uma saída como esta: 0 0.1 Primo: 11 0 0.248 Primo: 13 0 0.587 Primo: 17
Por: Andre Miguel
Busca de arquivos nas ports FreeBSD
Faz uma busca do arquivo desejado, trazendo uma hierarquia de resultados "Recomendável", "Semelhantes" e "Outros resultados" O diretório ports padrão do FreeBSD fica em "/usr/ports", caso seu sistema adote outros padrões de diretórios, altere a variável "PORTS" encontrada no início do script. Requerimentos: - permissão de escrita no diretório "~/", caso não tenha altere a variável "LOG" no início do script
Por: Perfil removido
Papagaiando o XFCE com temas e recursos
WhatsApp com Chamadas no Linux via Waydroid
XFCE - quase um Gnome ou Plasma mas muito mais leve
LXQT - funcional para máquinas pererecas e usuários menos exigentes
Centralizar Logo com Transparência via ImageMagick
Removendo entradas de boot UEFI "fantasmas" via terminal
Atualizações de Segurança Automáticas no Debian
Como cortar as partes de um vídeo com passagens de áudio em branco
Uma pergunta bem simples mas não achei resposta (ainda) [RESOLVIDO] (2)
Tentativa de instalar Linux em um notebook HP 246 G6 (2)
O que você está ouvindo agora? [2] (228)









