Seu terceiro programa em C

Publicado por Marcio Esper 27/07/2004

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Download tercero.c




Aqui segue a continuação tão esperada do pequeno curso de C por scripts para iniciantes. nesta parte vamos aprender variaveis de ponto flutuante, entrada de dados e uma leve vizão sobre endereçamento.

  



Esconder código-fonte

/* Oi meu nome é marcio e este é o terceiro script da serie de 5937 scripts que ensinam C para quem nunca digitou uma linha de codigo sequer.
no script anterior aprendemos a usar variaveis inteiras, agora vamos aprender as variaveis de ponto flutuante e a dar entrada de dados pelo comando scanf que é um complemento do printf (scan(f) print(f), viram como tem tudo a ver os nomes, os dois terminam com f :)

mas deixando as goiabas de lado.

para usarmos variaveis fracionarias em C devemos definir a variavel como Float. (Lembra do script anterior, elas eram declaradas como integer, o que limita o seu conteudo para numeros inteiros.

antes de continuar, vamos aprender tb como dar entrada de dados. note que quando usamos o scanf, no exemplo a baixo, colocamos um & antes da variavel, resumindo e tentando simplificar, usamos isso para colocar o valor direto no endereço de memoria desta variavel e veremos mais para a frente em um script mais avançado como isso funciona, de momento basta vc saber que quando entramos dados, eles estão sendo jogados direto no endereço que a variavel ocupa. */ 
 
main() //função principal (ela vai existir em todos os seus programas
{

float z,x,y; /* aqui declaramos as variaveis z,x e y mas não á inicializamos pois elas ainda nao contem valor nenhum.*/
char e; // aqui declaramos a variavel e como caractere

printf("\nDigite o primeiro numero:");  /* leia o script  para aprender isso c você ainda não conhece - meu primeiro programa em C */
scanf("%f",&x); /* aqui entra a novidade, este comando esta adicionando o valor que vc digitar no endereço de memoria de x */
printf("\nDigite o segundo numero:");
scanf("%f",&y); /* aqui ele vai adicionar o que vc digitar ao endereço de memoria de y */
z=x*y; //agora z vai receber o valor da multiplicação de x por y
printf("\nA multiplicaçao dos dois numeros digitados é igual a %f\n",z);
printf(" endereço de x %x\n",&x); /* esta linha é so para vc entender melhor a entrada para o endereço, este é o endereço onde o valor de x esta. */
printf(" decimal de x %d\n",&x); /* não é comum usar a saida de endereço em decimal e isso esta errado */
printf(" ponto flutuante de x %f\n",&x); /* nao é correto fazer a saida de endereço assim tb. */

/* note que printf(" endereço de x %x\n",&x); a saida de texto esta definida como %x , onde o x explica que a saida vai ser em hexadeciamal . na segunda saida esta definido como %d isso faz com que a saida seja numerica decimal representada em hexadecimal, e a terceira em float point a diferença das 3 esta em como o compilador vai ver o resultado e vai tratar ele, note que a saida em decimal arredondou o resultado nos vamos ver mais pra frente isso, mas é bom vc saber sobre isso, o endereço de uma variavel sempre se v em hexadeciaml, apesar do compilador nao apresentar erro, nao é um procedimento correto, mas esta ai apresentado para você fazer testes enquanto espera ansioso o quarto script :)
tente fazer um programa que mostre as saidas aprendidas ate agora tanto do endereço como do conteudo das variaveis.

Ex de como compilar e da execução

[iceman@localhost ctest]$ gcc tercero.c
[iceman@localhost ctest]$ ./a.out

Digite o primeiro numero:3

Digite o segundo numero:4

A multiplicaçao dos dois numeros digitados é igual a 12.000000
 endereço de x bfffe0f8
 decimal de x -1073749768
 ponto flutuante de x 12.000000
[iceman@localhost ctest]$ gedit tercero.c


Bom acaba por aqui esta parte do curso, ate a proxima.

P.S. Comente se vc esta gostando, achando muito ruem, ou se esta conseguindo aprender , em suma, se esta legal o curso ou não.
Qualquer comentario só para eu saber o que vc esta achando do curso.
Valeu :) */

} 

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