Servidor TCP/IP em C
Publicado por Samuel Leonardo 27/07/2009
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Exemplo de um servidor TCP/IP usando sockets. Esse é o primeiro script que faço que não é um jogo :P, mas tá valendo.
NOTA: Também postei um cliente para esse servidor, verifique na lista de scripts enviados por mim através do meu perfil.
Para compilar:
$ gcc -o server tcp_server.c
Para executar:
$ ./server <num_da_porta>
Valeu!
/* Exemplo de um servidor TCP/IP usando sockets. Esse é o primeiro scripts que faço que não é um jogo :P, mas tá valendo. NOTE: Vô postar hoje um cliente para esse server. para compilar: $ gcc -o sever tcp_server.c para executar: $ ./server <num_da_porta> valeu! NOTE: ORGANIZEI TODO O CÓDIGO, DE FORMA QUE FIQUE MAIS LEGÍVEL A LÓGICA DO MESMO. ISSO É O QUE ACONTECE QUANDO SE USA A TECLA TAB. /:^] */ #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> // #include <sys/types.h> #include <sys/socket.h> //funções inet_*() #include <arpa/inet.h> //struct sockaddr_in, ntol e outras #include <netinet/in.h> #include <errno.h> #include <unistd.h> int main(int argc, char *argv[]) { int sockfd, new_sockfd; int bytes; socklen_t length;//para accept() e bind() char buffer[32], quit; struct sockaddr_in server; struct sockaddr_in client; sockfd = socket(AF_INET, SOCK_STREAM, 0); if(sockfd < 0) { perror("server_sockfd:::"); exit(1); } if(argc == 2) { server.sin_family = AF_INET; //é meio arriscado usar atoi() aqui, //mas assim fica fácil escolher em que porta esperar por conexões server.sin_port = htons(atoi(argv[1])); server.sin_addr.s_addr = INADDR_ANY; memset(&(server.sin_zero), 0x00, 8); } else { printf("\n\tusage: %s <num_porta> \n\n", argv[0]); close(sockfd); exit(1); } length = sizeof(struct sockaddr); if(bind(sockfd, (struct sockaddr *)&server, length) < 0) { perror("server_bind:::"); close(sockfd); exit(1); } //o servidor aceitará no máximo apenas duas conexões if(listen(sockfd, 2) < 0) { perror("server_listen:::"); close(sockfd); exit(1); } printf("\nAguardando por conexões na porta %s...\n\n", argv[1]); //aguardando por conexões new_sockfd = accept(sockfd, (struct sockaddr *)&client, &length); if(new_sockfd < 0) { perror("server_accept:::"); close(sockfd); exit(1); } printf("\nAceitando conexão de %s\n\n", inet_ntoa(client.sin_addr)); quit = 'N'; while(quit != 'S') { bytes = send(new_sockfd, "SERVER:::ok!", 12, 0); //ocorreu um erro = -1 if(bytes < 0) { perror("server_send:::"); close(new_sockfd); close(sockfd); exit(1); } bytes = recv(new_sockfd, buffer, 32, 0); //NOTE:ocorreu um erro = -1 ou cliente fechou conexão = 0 if(bytes <= 0) { perror("server_recv:::"); close(new_sockfd); close(sockfd); exit(1); } buffer[bytes] = 0x00;//0x00 o mesmo que '{FONTE}' quit = buffer[0]; printf("\nRECEBIDO:::%s\n\n", buffer); } close(new_sockfd); close(sockfd); return 0; }
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