Jogo da Velha Bem simples
Publicado por Roberto Mello Pereira Filho 17/07/2003
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Eh um jogo da velha bem simples inclusive deve ter uns erros mas eu fiz isso pra estudar bem matrizes... vale a pena pra este estudo...
Valeus
REPOLHO
/* Titulo: Jogo da Velha bem simples. Objetivo: Estudo de Matrizes. Autor: REPOLHO <repolho@dsgx.org> */ #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <conio.h> char tela[3][3]; int i, j, x, y, teste=1, pl, velha=0; void disp(void); void testa(int pl); void play1(void); void play2(void); void main() {//abre main() for(i=0;i<3;i++)//for1 for(j=0;j<3;j++)//for2 tela[i][j]=' '; while(teste!=0)//while1 {//abre while teste //if(velha!=9) //{//abre if velha if(teste!=0) {//abre if play1 play1(); if(tela[x][y]==' ')//if menor {//abre if menor tela[x][y]='X'; system("cls"); velha++; testa(pl); }//fecha if menor else { system("cls"); printf("Jah esta sendo usada essa possisao!!\n"); printf("Pressione qualquer tecla para entrar novo valor\n"); getch(); system("cls"); play1(); } }//fecha if play1 if(teste!=0) {//abre if play2 play2(); if(tela[x][y]==' ') { velha++; tela[x][y]='O'; system("cls"); testa(pl); } else { system("cls"); printf("Jah esta sendo usada essa possisao!!\n"); printf("Pressione qualquer tecla para entrar novo valor\n"); getch(); system("cls"); play2(); } }//fecha if play2 //}//fecha if velha /*else { disp(); printf("Deu VELHA!!!"); }*/ }//fecha while teste }//fecha main() void disp(void) {//abre tela() printf(" 1 2 3 Y\n"); printf(" 1 %c | %c | %c \n",tela[0][0],tela[0][1],tela[0][2]); printf(" ---|---|--- \n "); printf("2 %c | %c | %c \n",tela[1][0],tela[1][1],tela[1][2]); printf(" ---|---|--- \n "); printf("3 %c | %c | %c \n",tela[2][0],tela[2][1],tela[2][2]); printf("X\n"); }//fecha tela() void testa(int pl) {//abre teste /*-------------TESTA NA HORIZONTAL--------*/ if(x==0) if((tela[0][0]==tela[0][1]) && (tela[0][1]==tela[0][2])) {//if1 disp(); printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl); teste=0; }//if1 if(x==1) if((tela[1][0]==tela[1][1]) && (tela[1][1]==tela[1][2])) {//if2 disp(); printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl); teste=0; }//if2 if(x==2) if((tela[2][0]==tela[2][1]) && (tela[2][1]==tela[2][2])) {//if3 disp(); printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl); teste=0; }//if3 /*----------TESTA NA VERTICAL--------*/ if(y==0) if((tela[0][0]==tela[1][0]) && (tela[1][0]==tela[2][0])) {//if1 disp(); printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl); teste=0; }//if1 if(y==1) if((tela[0][1]==tela[1][1]) && (tela[1][1]==tela[2][1])) {//if2 disp(); printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl); teste=0; }//if2 if(y==2) if((tela[0][2]==tela[1][2]) && (tela[1][2]==tela[2][2])) {//if3 disp(); printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl); teste=0; }//if3 if(((x==0)&&(y==0))||((x==1)&&(y==1))||((x==2)&&(y==2))) { if((tela[0][0]==tela[1][1]) && (tela[0][0]==tela[2][2])) { disp(); printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl); teste=0; } } if(((x==0)&&(y==2))||((x==1)&&(y==1))||((x==2)&&(y==0))) { if((tela[0][2]==tela[1][1]) && (tela[0][2]==tela[2][0])) { disp(); printf("JOGADOR **%i** GANHOU!! \n",pl); teste=0; } } }//fecha teste void play1(void) {//abre play1 disp(); printf("Jogador 1: Digite a coordenada **X**: "); scanf("%i",&x); printf("Jogador 1: Digite a coordenada **Y**: "); scanf("%i",&y); pl=1; x--; y--; }//fecha play1 void play2(void) {//abre play2 disp(); printf("Jogador 2: Digite a coordenada **X**: "); scanf("%i",&x); printf("Jogador 2: Digite a coordenada **Y**: "); scanf("%i",&y); pl=2; x--; y--; }//fecha play2
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