Ajuste Dinâmico do Governador de CPU no Linux
Publicado por Iago Lira (última atualização em 20/05/2023)
[ Hits: 1.286 ]
Homepage: https://notabug.org/iagolira/
Este script Bash é uma ferramenta útil que permite ao usuário ajustar dinamicamente o governador de CPU no Linux. Ele lista automaticamente todos os governadores disponíveis no sistema e solicita que o usuário selecione um. Em seguida, aplica o governador escolhido a todos os núcleos de CPU disponíveis no sistema.
O script começa lendo a lista de governadores disponíveis a partir do arquivo /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_available_governors e exibe essas opções para o usuário. O usuário pode então selecionar um governador digitando o número correspondente.
Depois que a seleção é feita, o script verifica a validade da escolha do usuário. Se a escolha for inválida (por exemplo, se o usuário digitou um número que não corresponde a nenhuma das opções), o script imprimirá uma mensagem de erro e terminará.
Se a escolha for válida, o script usará o comando cpufreq-set para aplicar o governador escolhido a cada CPU no sistema. Ele faz isso usando um loop for que itera sobre o número de CPUs no sistema, que é determinado usando o comando nproc.
Por fim, o script imprime uma mensagem informando ao usuário que o modo de CPU foi ajustado.
Este script é uma ótima ferramenta para usuários que desejam otimizar o desempenho de seu sistema ou economizar energia ajustando o governador de CPU. Por favor, note que este script precisa ser executado com privilégios de root para funcionar corretamente.
Como usar:
1. Salve o script em um arquivo, por exemplo, ajuste_cpu.sh.
2. Torne o script executável com o comando chmod +x ajuste_cpu.sh.
3. Execute o script com privilégios de root, por exemplo, sudo ./ajuste_cpu.sh.
4. Siga as instruções na tela para escolher um governador de CPU.
Obs.: Foi testado no Linux Mint 21.1 em 14 de maio de 2023
#!/bin/bash # Obtenha a lista de governadores disponíveis governors=$(cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_available_governors) # Divida a lista de governadores em um array IFS=' ' read -r -a governors_array <<< "$governors" # Mostre o menu de opções echo "Escolha o modo de CPU: " for i in "${!governors_array[@]}"; do echo "$((i+1)). ${governors_array[$i]}" done read -p "Digite o número correspondente ao modo desejado: " mode # Verifique se a escolha do usuário é válida if [ "$mode" -le 0 ] || [ "$mode" -gt "${#governors_array[@]}" ]; then echo "Opção inválida!" exit 1 fi # Obtenha o governador escolhido governor="${governors_array[$((mode-1))]}" # Obtenha o número de CPUs num_cpus=$(nproc) # Aplique o governador escolhido a cada CPU for ((i=0; i<num_cpus; i++)) do sudo cpufreq-set -c "$i" -g "$governor" done echo "O modo de CPU foi ajustado para $governor."
Administração servidor WEB com Dialog
Configurando um Servidor de Nomes no CL10 apenas respondendo algumas perguntas...
Pra quem não usa WhatsUp e Nagios mas tem um *inx.
Nenhum comentário foi encontrado.
Programa IRPF - Guia de Instalação e Resolução de alguns Problemas
Criando uma Infraestrutura para uma micro Empresa
Criar entrada (menuentry) ISO no Grub
Como gerar qualquer emoji ou símbolo unicode a partir do seu teclado
Instalando o Pi-Hole versão v5.18.4 depois do lançamento da versão v6.0
Instalar o VIM 9.1 no Debian 12
Como saber o range de um IP público?
Muitas dificuldades ao instalar distro Linux em Notebook Sony Vaio PCG-6131L (VPCEA24FM)
Erro ao instalar o ChatGPT Desktop (5)
Liberação de alguns links no squid (2)
Habilitar a opção de autocadastro no Ocomon 6.0.2 (0)
Instalação do Kraiyin-CRM em Linux dentro de VMs no VirtualBox (1)