A máquina nao perdoa (jogo da velha em c -arquivo correto, agora)
Publicado por Marcos Melo 24/02/2005
[ Hits: 18.528 ]
Demorou, mas consegui fazer a máquina analisar o jogo satisfatoriamente.
O programa, Às vezes, "se distrai", mas na maoir parte do tempo joga corretamente.
eu já havia postado esse programa antes, mas cometi um erro no upload, e postei o arquivo de outro cara, que eu havia baixado. Era um jogo da velha, tambem, mas diferente do meu.
#include <stdio.h> int jogarx = 0; int jogary = 0; struct jogada { int x; int y; long jogador; }; struct jogo { int casa[3][3]; int valor[3][3]; } pou; long contador = 0; main() { int pontos_maq = 0; int pontos_hom = 0; long decr = 1024; int falso; int x, y; struct jogada teste; struct jogada *pega = &teste; int verifica; int jogador = -1; int primeiro = -1; pega->jogador = 0; pega->x = 0; pega->y = 0; while (1 > 0) { verifica = ver_se_ganhou(pou, 0); if (verifica == (1)) pontos_maq++; if (verifica == -1) pontos_hom++; primeiro = primeiro * (-1); jogador = primeiro; for (x = 0; x < 3; x++) for (y = 0; y < 3; y++) pou.casa[x][y] = 0; while (ver_se_ganhou(pou, 0) == 0 && empate(pou) == 0) { imprime(pou, 0); printf("---\n"); if (jogador == 1) { // printf("maquina\n"); escolhe(pou, 0, decr); x = jogarx; y = jogary; pou.casa[x][y] = 1; imprime(pou, 0); sleep(1); jogador = (-1); } else { falso = 0; while (falso == 0) { printf("maquina: %i\nhomem: %i\n", pontos_maq, pontos_hom); printf("faça sua jogada:"); scanf("%1d%1d", &x, &y); if (pou.casa[x][y] == 0) falso = 1; } printf("x: %i y: %i\n", x, y); pou.casa[x][y] = -1; imprime(pou, 0); jogador = 1; } } } printf("asfdas"); } int empate(struct jogo tab) { int x, y; for (x = 0; x < 3; x++) { for (y = 0; y < 3; y++) { if (tab.casa[x][y] == 0) { return (0); } } } return (1); } //struct jogo //zerar() //{ // int x, y; // struct jogo tab; // for (x = 0; x < 3; x++) // for (y = 0; y < 3; y++) // tab.casa[x][y] = 0; // return tab; //} escolhe(struct jogo tabula, int decr) { int dee = 2000; struct jogo tabe = tabula; struct jogada maior; long valor = 0; int x, y; maior.jogador=-123456789; for (x = 0; x < 3; x++) { for (y = 0; y < 3; y++) { if (tabe.casa[x][y] == 0) { if (contador == 0) { } contador = 0; rodar(tabe, x, y, 1, 2000, 3); valor = contador; // printf // ("(valor %i)\t(contador %i)\t(%i,%i)\t(maior:%i)", // valor, contador, x, y, maior.jogador); if (valor >= maior.jogador) { maior.jogador = valor; jogarx = x; jogary = y; // printf("\t(%i,%i)", jogarx, jogary); } // putchar('\n'); } } } } rodar(struct jogo tabula, int x, int y, int player, int decr, int rr) { int valor = 0; struct jogo tab = tabula; int resultado; int ddd = decr; int a, b; tab.casa[x][y] = player; player = player * (-1); resultado = ver_se_ganhou(tab, ddd); if (ddd > 0) { ddd = (ddd - 1000); } if (resultado != 0) return resultado; for (a = 0; a < 3; a++) { for (b = 0; b < 3; b++) { if (tab.casa[a][b] == 0) { rodar(tab, a, b, player, ddd, 2); } } } return valor; } imprime(struct jogo taba, double valor) { struct jogo tab = taba; int x, y; system("clear"); printf(" 0 1 2\n"); // printf(" _____\n"); for (x = 0; x < 3; x++) { putchar(x + '0'); putchar('|'); for (y = 0; y < 3; y++) { int aa; switch (tab.casa[y][x]) { case -1: aa = 'X'; break; case 1: aa = 'O'; break; case 0: aa = ' '; break; } putchar(aa); putchar('|'); } printf("\n"); } printf(" ---\n"); printf("contador: %i\n", contador); if (ver_se_ganhou(tab, 9) != 0) { } } int ver_se_ganhou(struct jogo tab, long decr) { /*ver vertical */ int x, y; int casinha; for (x = 0; x < 3; x++) { casinha = tab.casa[x][0]; for (y = 0; casinha != 0 && tab.casa[x][y] == casinha; y++) if (y == 2) { contador += casinha; contador = contador + (casinha * decr); return casinha; } } /* ver horiaontal*/ for (y = 0; y < 3; y++) { casinha = tab.casa[0][y]; for (x = 0; casinha != 0 && tab.casa[x][y] == casinha; x++) if (x == 2) { contador += casinha; contador = contador + (casinha * decr); return casinha; } } /*ver primeira diagonal*/ if (tab.casa[0][0] != 0 && (tab.casa[0][0] == tab.casa[1][1]) && (tab.casa[1][1] == tab.casa[2][2])) { contador += tab.casa[0][0]; contador = contador + (tab.casa[0][0] * decr); return tab.casa[0][0]; } /*ver segunda diagonal*/ if (tab.casa[2][0] != 0 && (tab.casa[2][0] == tab.casa[1][1]) && (tab.casa[1][1] == tab.casa[0][2])) { contador += tab.casa[2][0]; contador = contador + (tab.casa[0][0] * decr); return tab.casa[2][0]; } return 0; }
Exemplo Básico de Ponteiros em C
Exemplo de um "Jogo de Labirinto"
Aprenda a Gerenciar Permissões de Arquivos no Linux
Como transformar um áudio em vídeo com efeito de forma de onda (wave form)
Como aprovar Pull Requests em seu repositório Github via linha de comando
Procurando vídeos de YouTube pelo terminal e assistindo via mpv (2025)
Gravação de tela com temporizador
Aplicativo simples para gravar tela
Eu tive esse erro aqui depois de de baixar o HyprLand Ubuntu na versão... (0)
Como fazer boot em img do debian 12.img da web? (11)
Manjaro 25.0 no permite usar crontab (1)