A máquina nao perdoa (jogo da velha em c -arquivo correto, agora)
Publicado por Marcos Melo 24/02/2005
[ Hits: 18.568 ]
Demorou, mas consegui fazer a máquina analisar o jogo satisfatoriamente.
O programa, Às vezes, "se distrai", mas na maoir parte do tempo joga corretamente.
eu já havia postado esse programa antes, mas cometi um erro no upload, e postei o arquivo de outro cara, que eu havia baixado. Era um jogo da velha, tambem, mas diferente do meu.
#include <stdio.h> int jogarx = 0; int jogary = 0; struct jogada { int x; int y; long jogador; }; struct jogo { int casa[3][3]; int valor[3][3]; } pou; long contador = 0; main() { int pontos_maq = 0; int pontos_hom = 0; long decr = 1024; int falso; int x, y; struct jogada teste; struct jogada *pega = &teste; int verifica; int jogador = -1; int primeiro = -1; pega->jogador = 0; pega->x = 0; pega->y = 0; while (1 > 0) { verifica = ver_se_ganhou(pou, 0); if (verifica == (1)) pontos_maq++; if (verifica == -1) pontos_hom++; primeiro = primeiro * (-1); jogador = primeiro; for (x = 0; x < 3; x++) for (y = 0; y < 3; y++) pou.casa[x][y] = 0; while (ver_se_ganhou(pou, 0) == 0 && empate(pou) == 0) { imprime(pou, 0); printf("---\n"); if (jogador == 1) { // printf("maquina\n"); escolhe(pou, 0, decr); x = jogarx; y = jogary; pou.casa[x][y] = 1; imprime(pou, 0); sleep(1); jogador = (-1); } else { falso = 0; while (falso == 0) { printf("maquina: %i\nhomem: %i\n", pontos_maq, pontos_hom); printf("faça sua jogada:"); scanf("%1d%1d", &x, &y); if (pou.casa[x][y] == 0) falso = 1; } printf("x: %i y: %i\n", x, y); pou.casa[x][y] = -1; imprime(pou, 0); jogador = 1; } } } printf("asfdas"); } int empate(struct jogo tab) { int x, y; for (x = 0; x < 3; x++) { for (y = 0; y < 3; y++) { if (tab.casa[x][y] == 0) { return (0); } } } return (1); } //struct jogo //zerar() //{ // int x, y; // struct jogo tab; // for (x = 0; x < 3; x++) // for (y = 0; y < 3; y++) // tab.casa[x][y] = 0; // return tab; //} escolhe(struct jogo tabula, int decr) { int dee = 2000; struct jogo tabe = tabula; struct jogada maior; long valor = 0; int x, y; maior.jogador=-123456789; for (x = 0; x < 3; x++) { for (y = 0; y < 3; y++) { if (tabe.casa[x][y] == 0) { if (contador == 0) { } contador = 0; rodar(tabe, x, y, 1, 2000, 3); valor = contador; // printf // ("(valor %i)\t(contador %i)\t(%i,%i)\t(maior:%i)", // valor, contador, x, y, maior.jogador); if (valor >= maior.jogador) { maior.jogador = valor; jogarx = x; jogary = y; // printf("\t(%i,%i)", jogarx, jogary); } // putchar('\n'); } } } } rodar(struct jogo tabula, int x, int y, int player, int decr, int rr) { int valor = 0; struct jogo tab = tabula; int resultado; int ddd = decr; int a, b; tab.casa[x][y] = player; player = player * (-1); resultado = ver_se_ganhou(tab, ddd); if (ddd > 0) { ddd = (ddd - 1000); } if (resultado != 0) return resultado; for (a = 0; a < 3; a++) { for (b = 0; b < 3; b++) { if (tab.casa[a][b] == 0) { rodar(tab, a, b, player, ddd, 2); } } } return valor; } imprime(struct jogo taba, double valor) { struct jogo tab = taba; int x, y; system("clear"); printf(" 0 1 2\n"); // printf(" _____\n"); for (x = 0; x < 3; x++) { putchar(x + '0'); putchar('|'); for (y = 0; y < 3; y++) { int aa; switch (tab.casa[y][x]) { case -1: aa = 'X'; break; case 1: aa = 'O'; break; case 0: aa = ' '; break; } putchar(aa); putchar('|'); } printf("\n"); } printf(" ---\n"); printf("contador: %i\n", contador); if (ver_se_ganhou(tab, 9) != 0) { } } int ver_se_ganhou(struct jogo tab, long decr) { /*ver vertical */ int x, y; int casinha; for (x = 0; x < 3; x++) { casinha = tab.casa[x][0]; for (y = 0; casinha != 0 && tab.casa[x][y] == casinha; y++) if (y == 2) { contador += casinha; contador = contador + (casinha * decr); return casinha; } } /* ver horiaontal*/ for (y = 0; y < 3; y++) { casinha = tab.casa[0][y]; for (x = 0; casinha != 0 && tab.casa[x][y] == casinha; x++) if (x == 2) { contador += casinha; contador = contador + (casinha * decr); return casinha; } } /*ver primeira diagonal*/ if (tab.casa[0][0] != 0 && (tab.casa[0][0] == tab.casa[1][1]) && (tab.casa[1][1] == tab.casa[2][2])) { contador += tab.casa[0][0]; contador = contador + (tab.casa[0][0] * decr); return tab.casa[0][0]; } /*ver segunda diagonal*/ if (tab.casa[2][0] != 0 && (tab.casa[2][0] == tab.casa[1][1]) && (tab.casa[1][1] == tab.casa[0][2])) { contador += tab.casa[2][0]; contador = contador + (tab.casa[0][0] * decr); return tab.casa[2][0]; } return 0; }
Calcula valor da prestação atrasada
Servidor de Backup com Ubuntu Server 24.04 LTS, RAID e Duplicati (Dell PowerEdge T420)
Visualizar câmeras IP ONVIF no Linux sem necessidade de instalar aplicativos
Atualizar Debian Online de uma Versão para outra
Instalar driver Nvidia no Debian 13
Redimensionando, espelhando, convertendo e rotacionando imagens com script
Debian 13 Trixie para Iniciantes
Convertendo pacotes DEB que usam ZSTD (Padrão Novo) para XZ (Padrão Antigo)
Rust é o "C da nossa geração"? (6)
Ubuntu com problemas no áudio (3)
Debian 13 "trixie&... lançado! (44)
Gerenciador de arquivos é finalizado ao abrir pasta específica (2)