Bem pessoal, essa dica é para quem quer atualizar o seu Ubuntu 7.04 para o Ubuntu 7.10, sem necessidade de reinstalação.
Vale lembrar que a versão final do 7.10 está prevista para dia 18/10, logo, fazer esse processo de atualização antes dessa data lhe implicará em atualizações diárias de muitos pacotes, já que estamos a poucos dias da versão final.
Vamos a atualização então, segundo o site do Ubuntu, em alguns casos a atualização estará disponível no próprio update-manager. Rode o comando:
# update-manager -d
Veja se aparece a opção para atualizar a versão, no meu caso não apareceu e o que fiz foi o seguinte:
Fechei o update-manager;
Atualizei o sistema com o apt-get (sudo apt-get dist-upgrade);
Editei o arquivo /var/lib/update-manager/meta-release (sudo vim /var/lib/update-manager/meta-release). Adicionei as seguintes linhas:
Dist: gutsy
Name: Gutsy Gibbon
Version: 7.10
Date: Thu, 18 Oct 2007 12:00:00 UTC
Supported: 0
Description: This is the 7.10 release
Release-File: http://archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/gutsy/Release
ReleaseNotes: http://archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/gutsy/main/dist-upgrader-all/current/ReleaseAnnouncement
UpgradeTool: http://archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/gutsy/main/dist-upgrader-all/current/gutsy.tar.gz
UpgradeToolSignature: http://archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/gutsy/main/dist-upgrader-all/current/
No meu caso o arquivo estava em branco e eu apenas colei as linhas, caso seu arquivo não esteja em branco, adicione as linhas ao final do arquivo.
Shift+: wq , para salvar e sair do vim .
Sincronizei os repositórios (sudo apt-get update)
Após a sincronia, vamos rodar o update-manager com o comando:
$ gksudo "update-manager -c -d"
Agora você tem a opção de atualizar a versão e só resta seguir os passos explicados na tela.
Como eu tinha meu 7.04 ja todo configurado e com vários programas instalados, meu update exatos 1gb de arquivos para baixar e atualizar. Com minha conexão de 1mb de upload o processo todo demorou certa de 3 horas e meia.
Depois que o update-manager acabou de fazer a atualizaçao ele me solicitou um reset no sistema.
Tudo foi atualizado com sucesso , começando pelo grub que automaticamente já chamou o novo kernel 2.6.22 e após o login do gdm, o novo gnome 2.20 já se iniciou rodando perfeitamente.
Creio que todos conseguirão executar o processo sem maiores dificuldades.
[1] Comentário enviado por femars em 23/10/2007 - 15:06h
Legal, mas eu achei de outra forma mais prática, clique no menu "Sistema -> Administração -> Gerenciador de Atualização" ...Logo ele vai dar a opção de atualiza para nova versão, é só clicar! Aqui deu tudo certo, e não perdi nada das configurações.
Detalhe para a atualização do Kubuntu. Na máquina onde eu testei, o Adept Manager não mostrava a janela "Software Sources" quando clicava em "Manage repositories" [1]. Para resolver basta instalar o pacote software-properties-kde, que deveria ser dependência do Adept --um bug ordinário.
[3] Comentário enviado por daaugusto em 24/10/2007 - 00:43h
Atenção usuários Kubuntu, não atualizem usando os procedimentos oficiais encontrados em www.ubuntu.com/getubuntu/upgrading, a não ser que estejam dispostos a reparar manualmente o sistema --também fui vítima. Recomendo aguardar a atualização para o Kubuntu 7.10 até que este bug tenha sido corrigido:
[5] Comentário enviado por ilgweb em 11/11/2007 - 10:07h
Estou tentando atualiza meu ubuntu 704 para 710.. e ele começa vai tudo bem daqui a pouco me esse erro e nao passa.. ja tentei de todas formas. Acho q meu source list esta poluido com o automatix. Alguem podeira me passar um source list limpo que eu consiga fazer a atualização veja o erro:
ele fala q nao foi possivel baixar esse cara ai http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/feisty/multiverse/source/Sources.gz
[8] Comentário enviado por pikasso em 02/07/2009 - 16:13h
Instalei o Ubuntu 7.04 em meu PC... mas não atualiza nem por comando e nem os pacotes synaptic, me parece que naõ estámais disponibilizado as atualializações para o 7.04, alguém tem como confirmar, podemandar e-mail para:
pc_rapido@yahoo.com.br
Desde já estou agradecendo a aqueles que me ajudarem... Viva o LINUX