Vamos imaginar um local com 15 máquinas iguais, nenhuma delas com sistema operacional. Agora vamos imaginar quanto tempo seria gasto se fôssemos fazer as mesmas instalações de softwares e sistema operacional em cada uma... algo bem trabalhoso e demorado com certeza!
Para quem conhece o comando
dd, pode-se pensar em clonar cada HD através dele. Mas por outro lado, tem que se abrir cada uma das máquinas para retirar e recolocar o disco rígido. E então vem à mente uma solução mais prática: "que bom seria se existisse um dd pela rede...". Para isso a solução é o
UDP Cast!
Vamos agora executar a clonagem das máquinas. Primeiro devemos logicamente, instalar o SO e fazer todos ajustes e instalações necessárias em uma máquina. Feito isso, reinicie a mesma com algum live CD de alguma distro
GNU/Linux de sua escolha. De preferência distros baseadas em Debian pra facilitar a vida.
Após ter liberado o prompt, dê os comandos como root:
# apt-get update (recomendável atualizar os repositórios)
# apt-get install udpcast lzop (instala o UDP Cast e o compactador rápido lzop)
Ok! Você está na máquina onde está tudo certo para ser clonada, então vamos iniciar o processo.
Vamos criar uma rede mínima, para dois computadores, pois o UDP Cast só clona uma máquina por vez. Na verdade vamos reconfigurar a rede das máquinas envolvidas no processo. Suponhamos que estamos numa rede 192.168.0.0/24. Para evitar qualquer problema que venha interferir em nosso trabalho, vamos determinar uma outra rede então:
# ifconfig eth0 10.0.0.1 netmask 255.255.255.252 (máscara ideal para apenas 2 máquinas)
Configuração do servidor
E agora o início do processo de envio de dados (o servidor):
# udp-sender --portbase 9000 --pipe "lzop -c -" -f /dev/sda
Onde:
- udp-sender: executável do UDP Cast responsável por enviar os dados via rede para outras máquinas.
- --portbase 9000: Porta padrão do UDP Cast
- --pipe "lzop -c -": método de compressão de dados com lzop, que é um compressor rápido, no entanto, se as máquinas forem muito boas, tiverem um bom processador pode-se usar o gzip, que requer muito mais processamento, mas comprime melhor e então essa parte ficaria: --pipe "gzip -c -"
- -f /dev/sda: determina qual arquivo será enviado pela rede, no caso aqui o dispositivo referente ao HD inteiro, mas poderia ser qualquer outro arquivo ou partição.
Configuração da máquina cliente
O processo é quase igual ao da máquina que envia os dados, dependendo do live CD que foi usado na primeira parte, vai ser necessário outro, pois a maioria não "libera" o disco enquanto estiver em uso.
Faça as devidas instalações:
# apt-get update
# apt-get install udpcast lzop
Configure a rede da máquina cliente:
# ifconfig eth0 10.0.0.2 netmask 255.255.255.252
O comando para requisitar os dados do servidor:
# udp-receiver --portbase 9000 --pipe "lzop -d -" -f /dev/sda
Se optar pelo gzip: "gzip -dc -"
Pronto, agora é só esperar o processo terminar. XD
Como havia dito antes, só é possível fazer uma clonagem por vez. Mas após a primeira clonagem serão 2 máquinas servidoras à sua disposição para fazer o mesmo processo na rede: 2, 4, 8, 16... É bom lembrar que para cada dupla de clonagem crie uma rede diferente (usando a mesma máscara), exemplos: 10.0.0.0/255.255.255.252, 10.0.1.0/255.255.255.252, 10.0.2.0/255.255.255.252.
Para maiores informações, o site do projeto:
Parabéns pela iniciativa, pois poucos conhecem a bela ajuda que o UDPCast proporciona, geralmente só correm atrás depois de muito bater cabeça dando manutenção em laboratorios e máquinas administrativas.
Nunca usei ele desta forma, com um live cd, e nem comprimindo, nunca testei. Uso ele nao só clonando uma máquina por vez, utilizo um switch e clono 7 máquinas de uma vez só, mas através da propria imagem do udpcast queimada em um cd, que é uma micharia de 4mb, temos windows e linux instalados nas mesmas maquinas e processo demora em torno de 2 horas, mas nunca tentei utilizando compressao.. quando vou fazer até o momento nunca tive problemas por conta de ip e mascara na cópia, geralmente deixo 10.0.0.1 o servidor e o restante com 10.0.0.2 10.0.0.3 e assim por diante com mascara 255.255.255.0 que ja vem por padrao digitado e nunca tive problemas até o momento.
O único problema que tive com o UDPcast que tive foi que em uma certa configuraçao de 18 maquinas diferentes o udpcast detectava dois módulos para o hd, e como sempre tentava sempre o primeiro que aparecia, porem nao funcionava com aquele modulo, entao eu voltava e escolhia o segundo e nao dava certo, tentei com outros modulos da opcao da lista e nada, até que descobri que tem que tentar direto o modulo certo, no caso o segundo. se tentasse outro antes ele nao detectava o hd.
Fica ai minha experiencia com o udpcast, uso e recomendo, se alguem souber de algo melhor, mais rapido ou mais facil, nos conte.