Entre os inúmeros plugins do Firefox, existem algumas pérolas. Uma delas é o WOT, um plugin que indica a confiabilidade de um site.
Ele funciona da seguinte forma - após a sua instalação, um ícone aparece ao lado dos links. Sua cor indica o nível de confiabilidade. Segue as cores conhecidas de um semáforo. O ícone fica verde se o site é confiável, fica amarelo se mostra alguns problemas e fica vermelho se é um site que já se mostrou problemático, como invasão de privacidade, roubo de dados e assim por diante.
Os pontos vistos pelo plugin são o seguinte.
Fidedignidade: Uma classificação baixa "pode indicar potencial de roubo de identidade, golpes de Internet, fraude com cartão de crédito, phishing, golpes de loteria, vírus, adware ou spyware", segundo o site do programa.
Confiabilidade do fornecedor: Se a classificação for baixa, há possibilidade de fraude ou experiência negativa em compras on-line
Privacidade: Indica spam, adware ou spyware.
Segurança para crianças: Há matéria não indicada para certas faixas etárias, ou incentiva ações ilegais?
O plugin ainda fornece comentários dos usuários sobre os sites e cada usuário pode contribuir. Também é possível adequar o grau de indicação para os sites, seguindo perfis pré-elaborados, tais como 'Leve', 'Controle dos Pais', entre outros.
No momento da escrita desta dica, o WOT possuía 23.634.632 de sites classificados! Isso mesmo, mais de 23 milhões de sites. Para instalar o plugin você pode seguir os passos comuns para essa atividade usando o menu Ferramentas - Complementos do Firefox ou ir ao site dos desenvolvedores e aproveitar para conhecer mais o projeto. O link é:
[1] Comentário enviado por Rubens Luccas em 01/07/2010 - 12:12h
Este é o mais útil dos complementos para o Firefox.
É importante que, além de instalar o complemento e aproveitar os benefícios mesmo, contribua para a comunidade com suas próprias experiências na web, seja sob a forma de classificação e/ou comentários sobre os sites visitados.
Michael Widenius, o autor do MySQL original passou a apoiar essa comunidade desde o fim do ano passado e recentemente o site passou por reformulações que me agradaram muito.