Quantas vezes estamos em uma situação que não podemos instalar o Linux nas máquinas que estamos usando? Normalmente isso ocorre em locais de trabalho, onde talvez não possamos "mexer" à vontade na máquina.
Mas mesmo sem poder instalar o Linux, podemos usufruir de seus benefícios de diversas formas. Uma delas é instalar a distribuição Pubuntu (Portable Ubuntu for Windows), que roda diretamente dentro do Windows. Veja, não é como o Wibi. Você terá as ferramentas dos dois sistemas disponíveis na mesma tela.
Você pode encontrar informações detalhadas no site do projeto:
Pubuntu faz uso de outro projeto, o CoLinux, para disponibilizar o Ubuntu no topo do desktop Windows. O CoLinux é um "port" do kernel do Linux e funciona parecido com o Qemu para funcionar como uma máquina virtual. Após instalar o Pubuntu você terá um tipo de dock no topo da área de trabalho, onde você verá as mesmas opções que teria no Ubuntu, inclusive os mesmos menus do Gnome. Veja na imagem abaixo.
Pré-requisitos para instalação:
Dispositivo de armazenamento (pendrive, mp4 etc) com 2GB livres ou mais
Windows (testado no Windows XP)
Portable_Ubuntu.exe
Instalação no pendrive
Primeiro você precisa fazer o óbvio: baixar o programa. Faça isso em:
Depois insira o pendrive na entrada USB. Rode o Portable_Ubuntu.exe e extraia seu conteúdo para o pendrive.
Agora clique no arquivo run_portable_ubuntu.bat que está dentro do diretório descompactado. Isto iniciará o Portable Ubuntu.
E é tudo isso! Muito legal mesmo. Se fez tudo certo, você verá a barra do Ubuntu no topo da área de trabalho, compartilhando o mesmo desktop do Windows.
[2] Comentário enviado por ubuntu10 em 21/01/2010 - 12:35h
Como faço para acessar a internet via pubuntu, pois não consegui atualizar, ou instalar programas no caso das máquinas virtuais pelo virtualbox consigo normalmente.
[4] Comentário enviado por juliaojunior em 22/01/2010 - 01:16h
ubuntu10, eu já comecei a mexer intensamente no Pubuntu, e talvez tenha a solução p vc.
Comigo, a net tá pegando normal. Mas antes eu precisei colocar a senha de root no sistema. Lembre q o Pubuntu é um 'by Ubuntu', e o Ubuntu não vem com uma senha de root padronizada... Bem, na verdade vc nem precisa colocar a senha, ps o Pubuntu <vem> com uma senha para o root: 123456. Isso mesmo. A senha do root no Pubuntu vem 'de fábrica' como 123456.
Então, vc tem duas alternativa: ou usa essa senha mesmo e tudo bem. Ou muda a senha para uma q vc quiser. No último caso, o procedimento é o mesmo q usaria no próprio Ubuntu.
[5] Comentário enviado por ubuntu10 em 22/01/2010 - 08:24h
Obrigado pela sua resposta porém estou agora no ubuntu depois vou testar com o sudo pppoeconf Eu gosto de ficar fuçando tenho a máquina virtual virtualbox e o virtual PC, com sistema hospedeiro Ubuntu 9.4, xp e w7, achei interessante o pubuntu porém sem internet não dá. Por acaso você teria a senha do FreeBSDIE, pois baixei a ISO, porém não consigo acessar o x pois pede login e senha já tentei root
etc tenho varios ISOs do Ubuntu 9,10, puppy 4.2, kolibri, biglinux 4.2, linuxmint -7, hamacker-livedvd-i386_20090521, slitaz, Super OS 9.10 DVD Ubuntu-Linux based OS -este último dando problema na initramfs
trava no boot. Abraços!
[10] Comentário enviado por juliaojunior em 24/01/2010 - 22:43h
Sim acesso normalmente. Não sei o q está acontecendo com seu sistema. O Pubuntu está funcionando perfeitamente em minha instalação. Inclusive, consigo comunicar o Pubuntu com o Windows.
[14] Comentário enviado por juliaojunior em 25/01/2010 - 02:10h
Tenho uma sugestão. Peguei essa dica diretamente do site do desenvolvedor.
Se o seu sistema, Windows, estiver conectado diretamente à internet, você precisa fazer algumas alterações na configuração de rede. Este seria o caso para ADSL, cablemodem, e por aí vai.
O que fazer? Não se deve usar o valor 'auto' para o modo Bridge na opção bridge_interface. Deve ser usado modo Bridge sem conectar 'diretamente' à internet. Use a interface "Local Area Connection". No terminal do Pubuntu, execute as linhas
network_mode=bridge
bridge_interface=Local Area Connection
[15] Comentário enviado por ubuntu10 em 25/01/2010 - 18:56h
n'ao consegui fazer funcionar, baixei denovo tentei no xp meu xp [e em portugu"es coloquei estes comandos no terminal, sudo networ_mode=bridge bridge_interface=Local Area Connection RETORNOU:
comando area n'ao existe. Agora estou no w7 em ingl"es , como pode perceber pelos erros de acentua;'ao seguindo o tuturial do peopleware resulta que n'ao tem um driver. caramba que neg[ocio complicado