Configurando o X Window System

Publicado por José Henrique em 14/07/2009

[ Hits: 10.919 ]

Blog: http://naoestouseguro.blogspot.com

 


Configurando o X Window System



Muitas vezes temos que configurar ou reconfigurar o X Window System após a instalação do Linux. Isto pode ser por que não temos o driver correto ou a configuração correta quando instalado pela primeira vez...

Configurando o X Window System

Para concluir esta configuração, muitas vezes precisamos utilizar várias ferramentas e arquivos, incluindo X, xinit, .xinitrc, XF86Setup, e XF86Config. O arquivo X é uma ligação simbólica ou link para o X Server que está sendo utilizado pelo sistema, normalmente localizado em /usr/X11R6/bin/diretório. O programa xinit é utilizado para iniciar o X Window System. Depois que começa, o X Window System usa o arquivo .xinitrc, que contém as informações de configuração. Se não houver .xinitrc, então xinit usa a seguinte configuração padrão:

# xterm -geometry +1+1 -n login -display :0

Às vezes, porém, o sistema padrão não vai funcionar. Em tal caso, o programa XF86Config pode ser utilizado para configurar o X Window System na linha de comando. Para utilizar o XF86Config para configurar o X Window System devemos estar conectados como o root. Em seguida, podemos digitar:

# XF86Config

No prompt de comando para lançar o programa.
Linux: Configurando o X Window System

Configurando o mouse

1. Selecione o tipo de mouse que mais representa aquele ligado à seu micro. Se você precisar de ajuda nesta área, eu recomendo usar as páginas man. No caso de x86config, no entanto, a página man não é muito útil, por isto, alguma trialand-error teste de configuração do mouse pode ser necessária.

2. Selecione CordMiddle se você tem um terceiro botão de um mouse Logitech com compatibilidade Microsoft. Depois de ter selecionado o tipo de mouse na Etapa 1, o programa pede para usar o CordMiddle, que permite a utilização de um terceiro botão do mouse sobre alguns dispositivos.

3. Ativar Emulate3Buttons se CordMiddle não funcionar com o mouse. Esta seleção é solicitada a todos os tipos de mouse.

4. Indicar o nome completo do dispositivo anexado para o mouse. Esta é a localização física do mouse sobre o sistema e é mais provável que funcione com o padrão de seleção de /dev/mouse. Se possível, use este para maior facilidade de identificação.

Obs.: Se a seleção do /dev/mouse não funcionar, então você provavelmente precisará fazer algumas investigações da interface do mouse. Uma porta serial do mouse pode ser mapeada para /dev/ttyS0 e um mouse PS2 pode ser em /dev/psaux. Você tem muitas opções para ajudá-lo a instalar o seu tipo de mouse.

Por exemplo, /dev/tsmo irá trabalhar para um mouse PS2. Informações sobre os dispositivos detectados podem ser encontrados através do mando dmesg e em /proc. Usando as informações encontradas nestes locais devemos eliminar ou reduzir as opções para todo o nome de dispositivo para o mouse.

Configurando o monitor

5. Configurar o monitor. Configurar incluindo a taxa de atualização vertical e horizontal a taxa de sincronia. (Você deve ter incluído essas taxas quando recolheu informações antes da instalação.)

Com esta informação documentada, você pode selecionar a capacidade do sincronismo horizontal do monitor. Selecione um intervalo predefinido ou manualmente selecione o intervalo da lista mostrada na saída do comando. No entanto, não devemos escolher para um monitor configuração além do que ele permite.

Imagem para facilitar:
Linux: Configurando o X Window System

Adicionando placa de vídeo

6. Selecione a capacidade da placa de vídeo. Nesta fase de configuração, uma tela adverte que você precisa da informação que você recolheu sobre a placa. Selecione o chipset e, em seguida, escolher o tipo geral de placa, como mostrado na Figura 6-7. Em seguida, selecione a definição de RAMDAC e ClockChip utilizada com a placa de vídeo. Isto pode variar de placa para placa, mesmo no mesmo modelo - tenha cuidado ao verificar essa informação.
Linux: Configurando o X Window System
Bem pessoal, espero ter ajudado. Estarei em breve colocando mais detalhes do X Window System ;)

Outras dicas deste autor

Substituição de comandos - criando variáveis de ambiente

Usando o mailx

Nagios - Obtendo endereços IPs dos servidores nos arquivos de configuração

PuTTY Connection Manager

Usando o comando echo para obter informações do sistema

Leitura recomendada

Instalando facilmente o Firebird no Ubuntu

Instalando aMSN 0.097-RC1 no Fedora Core 7

Como criar atalhos na Área de Trabalho do Ubuntu

E-book sobre Ubuntu 12.04

Autenticação com o framework CakePHP

  

Comentários
[1] Comentário enviado por hellnux em 14/07/2009 - 11:14h

Que nostálgico x]

[2] Comentário enviado por albfneto em 14/07/2009 - 19:00h

sim, é nostálgico, mas é interessante.
eu usei XWindow antigo em UNIX, a muito tempo.
Hoje, quase ninguém mais lembra como configurar XWindow...

[3] Comentário enviado por JoseHenriqueRJ em 14/07/2009 - 19:42h

De fato cavalheiros, rsr enquanto escrevia, dei algumas risadas!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts