Esta dica é uma seqüência do artigo
Usando o Firefox 3 sem perder alguns programas do Acer Aspire One, que por sua vez é uma sequência de outro artigo:
Truques e dicas para o Acer Aspire One e o Linpus Linux Lite.
Se você leu os textos anteriores, sabe que o Remi, um francês imbuído de espírito comunitário, mantém um repositório com pacotes do Firefox 3 para o Fedora 8 (Linpus) ou anterior, disponibilizando as atualizações quase simultaneamente à Fundação Mozilla.
Ocorre que ele mudou de rumo e não empacotou, e não vai empacotar, a versão 3.0.10 do Firefox. E isso porque ele optou pela 3.5b4, ou seja, a versão de teste do Firefox, cuja instalação também não remove as anteriores. Aqui a notícia:
Instalei o novo pacote (o beta) e tive alguns problemas com extensões (contornáveis, pois bastou substituir algumas por outras que fazem a mesma coisa, apenas de um jeito diferente), além de um outro, que é privativo do Linpus: fazer o Firefox 3.0.9 parar de abrir no lugar do 3.5b4, para não ficar usando ora um, ora outro (e esperando o processo de atualização ou "desatualização").
Bom, vamos aos passos para instalar e usar o Firefox 3.5b4 da melhor forma no Linpus.
1) Instalando (supondo que os passos do artigo anterior, o primeiro indicado acima, foram seguidos):
sudo yum install firefox3
2) Corrigindo o atalho:
a) para o Menu do XFCE:
- abra "Configurações > Aplicações preferidas > 'Navegador' > 'outro (botão)' e digite o comando:
/usr/bin/firefox3
b) para o "Acer Launcher", ou ícone "Internet" do Desktop, abra o terminal e digite:
sudo mousepad /usr/share/applications/linpus-web.desktop
e troque a linha:
Exec=firefox
por:
Exec=firefox3
c) opcional:
Se você não costuma abrir links www pelo OpenOffice, pode parar aqui. Caso contrário, opte por continuar abrindo os links no Firefox 3 ou excluí-lo e usar apenas o 3.5b4 para navegar normalmente (1).
E para fazer isso, voltemos ao Terminal:
sudo cp /usr/bin/firefox /usr/bin/firefox.3.0.9.bak
$ sudo cp /usr/bin/firefox3 /usr/bin/firefox
$ sudo rpm -e --nodeps firefox
$ sudo rm /usr/share/applications/mozilla.firefox3.0.9.desktop
Reinicie o sistema e teste, lembrando-se que é possível reinstalar o Firefox 3.0.9 pelo yum a qualquer tempo, ou mesmo removê-lo e instalar o 3.0.10 baixado da Mozilla (minha primeira sugestão, segundo artigo acima, pois eu ainda não sabia da existência do repositório "remi").
----
1 - O Firefox 2 continuará disponível "para emergências" (no menu do XFCE) se o 3 foi instalado pelo pacote do repositório "remi". Por isso optei por eliminar o 3.0.9 e ficar com o 3.5b4, bem estável e muito mais rápido.