Melhorando o Aspire One (e o Linpus Linux Lite) nos termos da Acer
Nos últimos meses venho divulgando, ou melhor, compartilhando maneiras de melhorar a usabilidade do Acer Aspire One (ou, diretamente, a do Linpus Linux Lite).
Agora deixo como dica uma maneira de fazer isso "nos termos da Acer", ou seja, usando o suporte fornecido por essa grande fabricante de hardware e tomadora de serviços em software (o Linpus, para os que não sabem, é produzido por terceiros e adquirido/patrocinado pela Acer, que usa a versão "leve" desse SO em seu netbook e a versão comum em seus laptops).
Como se pode conferir na imagem, há quatro grupos de programas, ou seja, exatamente os quatro grupos do "One": Connect (ligar), Work (trabalho), Fun (diversão) e Files (ficheiros ou arquivos). E em cada um deles são disponibilizados programas que podem ser instalados no "One" com um simples duplo-clique no arquivo baixado, pois são, na verdade, scripts que fazem todo o trabalho, inclusive o de disponibilizar o novo ícone no "Acer Desktop" (lembre-se que, para a Acer, você "não tem acesso ao menu do XFCE").
Dentre os programas disponíveis, temos:
Firefox 3 (versão 3.0.1, se não me engano);
Gimp;
Skype;
VLC;
Gnucash (finanças pessoais).
Alguns desses programas podem ser testados e depois desinstalados pelo "Live Update" (clique em "Histórico", selecione a "atualização" na lista e clique em "Remover"). Outros, como o Firefox 3, não podem.
Em suma, àqueles que não querem se aventurar um pouco mais, fica aqui esta dica de uma maneira fácil de melhorar/ampliar a usabilidade do "One".
[2] Comentário enviado por brcorrea em 25/05/2009 - 16:33h
Boa tarde.
Instalei o VLC disponível no site da Acer, mas não consigo reproduzir vídeos AVI. Aliás, não consigo reporduzir AVI em nenhum dos programas que tenho instalados no Acer One (MPlayer). Em qualquer dos casos aparecem mensagem de arquivo corrompido ou erro ao iniciar vídeo. Os mesmo vídeos abrem sem problemas no Windows. O que posso fazer para corrigir isso? Será que terei que voltar para o Windows? Por favor, me digam que não...
[3] Comentário enviado por pinduvoz em 26/05/2009 - 20:48h
O VLC disponibilizado pela Acer também não roda os codecs não-livres. Grandes empresas precisam pagar por esses codecs e a Acer pagou apenas pelo mp3, que roda de fábrica no "mediaplayer" que vem no One.
Remova o VLC da Acer e siga o tutorial multimídia do meu primeiro artigo ("dicas e truques...") que vc vai conseguir rodar avi, rmvb, flv etc. no gnome-mplayer, o único tocador que funciona bem.
Lembre-se que os pacotes multimídia são os de repositório rpmfusion, que precisa ser habilitado.
[5] Comentário enviado por do_eduardo em 22/12/2009 - 13:20h
Cara, bati cabeça com o desempenho do aspire one.
Desinstalei o linpus que realmente fica devendo muito.
Instalei o ubuntu e o ubuntu remix em seguida. Nenhum dos dois me atenderam com relação a desempenho. O processador atom é limitado demais.
Então fui ao Debian Lenny, com a instalação mínima.
Para melhorar a navegação instalei o squid fazendo cache apenas.
Mp3 com mpg123 em modo texto.
Interface gráfica gnome.
Wireless com wicd.
A limitação é o driver de vídeo. Neste caso apenas fiz o seguinte:
No xorg.conf, coloquei o seguinte:
Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
# 1368x768 @ 60.00 Hz (GTF) hsync: 47.70 kHz; pclk: 85.86 MHz
Modeline "1368x768_60.00" 85.86 1368 1440 1584 1800 768 769 772 795 -HSync +Vsync
EndSection
Cara, no mais foi está a melhor opção para desempenho que encontrei.
[6] Comentário enviado por Marcos Santos em 28/07/2010 - 22:34h
Como não consegui usar o Linpus, testando várias cheguei até uma distro chamada Jolicloud baseada no Ubuntu, está me atendendo muito bem em tudo que preciso fazer com o netbook, aliás nem to usando o Desktop. Lá no site menciona que o modelo que tenho foi testado e confirmei que realmente funciona muito bem essa distro. Tem várias diferenças das outras distros.
Enfim, acho que acertei dessa vez.
O único problema que não achei ainda uma solução não só nessa distro é quando se suspende por fechar o netbook a wireless não carrega a não ser rebutando. O único que funcionou nesse método foi o Meego, mas ele não me atende quanto a aplicativos.