Na mailing list do Basic Linux quase não se fala em outra coisa: o Steven descobriu uma versão raríssima do Firefox que pode rodar no Basic Linux (Bl3).
Antes que fique todo mundo alegre, radiante e saltitante, devo esclarecer que o Opera 8 é extremamente menor e muito mais rápido que o Firefox.
E mais ainda: que o bicho rodou sim, mas em um PC com 128MB RAM, coisa que não é nada comum entre os micros que rodam BL3.
Mas como BL3 é sinônimo de ousadia e perseverança, aqui vão mais alguns dados muito importantes:
Firefox em geral é compatível com GTK2. Roda portanto no BL2, mas também no Damn Small Linux e outros do mesmo naipe. Ora, aí não tem graça nenhuma.
BL3 no entanto exige GTK1, e é aí que a porca torce o rabo...
Firefox 2.x é muuuuuito pesado, até para máquinas um pouco mais possantes.
A versão correta é chamada de: firefox-1.5.0.12.en-US.linux-i686-gtk1.tar.gz
Agora vem a parte que até então era difícil: procurando nos mecanismos de busca (Google, Yahoo etc) não se acha esse arquivo em lugar nenhum do mundo. Mas o danado do Steven descobriu esse Firefox escondidinho lá no Japão, no seguinte endereço:
Mas aqui para nós: em um PC antigo com 128MB RAM eu prefiro usar o DSL. O único problema do DSL é que ele não lida bem com winmodems, coisa que BL3 tira de letra...
[1] Comentário enviado por albfneto em 05/03/2009 - 10:36h
Sérgio.
Seu trabalho com as Distros Minimalistas é muito legal.
Curioso que é o contrário de mim, eu gosto as distros grandes e com muita coisa instalada como o sabayon e o Mandriva Free.
o Site FTP da Fundação Mozilla também tem os Firefox da série 1.5.
[2] Comentário enviado por Teixeira em 06/03/2009 - 10:23h
albfneto, em primeiro lugar meus agradecimentos pelo seu constante incentivo.
O que ocorre é que no site da Fundação Mozilla está indicado como um dos requerimentos mínimos
GTK+ 2.10 ou maior, e não a 1.0, que mantém compatibilidade com o Bl3 e sua velha libc5.
Particularmente, acho que colocar Firefox no BL3 é algo comparável a colocar um motor de Mercedes em um Gordini.
Quanto às distros minimalistas, tudo surgiu por uma questão de mera necessidade, já que a maioria do hardware à minha volta
(meu próprio, do escritório, de clientes e de amigos particulares que usam computador para trabalho) é um tanto defasado (No máximo Pentium III, mas tendo como média o Pentium II 400, com memória de 64 a 256MB).
Usuários domésticos, que geralmente compram seus PCs em lojas de departamentos ou supermercados, têm micros Semprom, Athlon, Celeron ou Pentium IV com 1GB e Windows Vista (que já vem instalado de fábrica).
Por outro lado, eu queria saber mais sobre o Linux, e portanto achei natural entrar por esse lado.
Agora sei que é a maneira não-recomendável de entrar no mundo Linux (hardware ultrapassado, distros antigas),
pois é muito trabalhosa. No entanto, é um desafio compensador.
BL3, por ser tão "enxuta", é uma distro que apresenta muitas limitações, mas que no entanto têm alguns aspectos melhorados; Algo como os aviões planadores, que não têm motor, mas que são igualmente capazes de voar, dependendo da habilidade do piloto.