A questão da posição e ordem dos botões no último Ubuntu, codinome "Lucid Lynx", já deu o que falar e rendeu muitas dicas para restabelecer o "padrão", ou seja, botões na direita da janela e na ordem "minimizar, maximizar/restaurar e fechar".
Uma das maneiras de fazer isso é via "Editor de Configurações do Gnome", ou "gconf-editor", aproveitando para recuperar também o "Menu da Janela", que foi eliminado.
Para tanto, use a combinação "Alt + F2" para executar o comando "gconf-editor" e navegar até "apps -> metacity -> general" e alterar o texto em "button_layout" para "menu:minimize,maximize,close", tal como na figura abaixo.
Já na próxima figura temos o menu que voltou:
Se o menu não faz falta para você (para mim, faz), use a linha ":minimize,maximize,close" (basta eliminar a palavra "menu").
[2] Comentário enviado por asmayr em 11/06/2010 - 18:25h
Uma outra possibilidade é instalar o Ubuntu Tweak. Ele está na central de programas do Ubuntu. Funciona como uma espécie de "central de controle". Além do gerenciamento das janelas, você pode controlar também os aplicativos, pacotes, área de trabalho e outros. Veja que tudo pode ser feito pelos caminhos e aplicativos nativos, mas acho interessante o Tweak porque você gerencia tudo a partir de um mesmo lugar.
Abs,
Compartilhar é construir comunidades!
[3] Comentário enviado por pinduvoz em 11/06/2010 - 20:02h
Há várias maneiras de mudar a ordem dos botões. Já há duas descritas aqui (a da dica e a acima: Ubuntu Tweak), sendo a terceira um script em python com interface gráfica, encontrado aqui:
[4] Comentário enviado por pinduvoz em 11/06/2010 - 20:06h
Outra coisa: quem quiser o menu da janela sem mexer na localização dos botões, use a linha original e acrescente "menu" ao final, ou seja, logo após o ":" (dois pontos).