Não formate, arrume!

Publicado por Perfil removido em 20/09/2021

[ Hits: 1.291 ]

 


Não formate, arrume!



É muito comum você - seja usuário iniciante ou experiente - querer formatar a máquina após se deparar com um problema desconhecido jamais antes visto por você.

E porque isso acontece? Porque inconscientemente, achamos que formatar resolve todos os problemas. Da mesma forma, ocorre com equipamentos que compramos; é mais fácil e rápido comprar um novo quando o antigo/atual apresenta problemas.

Nessa dica, quero levantar 3 pontos para você pensar e refletir, antes de criar uma iso bootável para formatar a sua máquina após descobrir um problema o qual não conseguiu resolver.

1 - Entenda como funciona o seu sistema operacional

Esse ponto é importantíssimo. É necessário entender como funciona o Linux em geral; hierarquia de diretórios, permissões, gerenciador de pacotes, tipos de usuários, comandos básicos, utilização do terminal, e a diferença entre as principais distribuições.

2 - Deu erro! E agora?

A questão que você precisa colocar em mente é: Porquê? Porquê acontece esse erro?

Devemos ter um pensamento crítico, assim sendo, uma visão analítica a qual possamos nos aprofundar no problema em questão e descobrir o porquê das coisas. Um erro, seja qual for, é um problema, o qual precisa de tempo para pesquisar, compreender, e assim, encontrar uma solução.
  • É um problema envolvendo hardware?
  • É um problema com o gerenciador de pacotes?
  • É um problema com o pacote/software que instalei e não roda?

Seja qual for o problema, a resposta para todas essas questões é: investigue!

Leia, interprete, e entenda. As mensagens de erro foram criadas justamente para mostrar que algo não funcionou, e por isso, necessita de sua atenção para entender o que houve.

A mensagem não é clara? Veja os logs da aplicação, ou do próprio sistema operacional. Algumas aplicações fornecem opções de debug para mostrar mais informações ao rodar.

Às vezes, a própria mensagem de erro fornece a solução mastigada para você, bastando apenas seguir as instruções. Em outros casos - em sua maioria - precisamos entender e pesquisar.

De fato, existem problemas mais críticos e complexos, e outros que são relativamente mais fáceis de resolver. De qualquer forma, é importante você entender o porque de acontecer determinado problema. Isso ajuda você a filtrar melhor a pesquisa, tendo resultados mais precisos e diretos.

3 - Pesquisa

A pesquisa é o ponto onde você começa a investigação. Copiar e colar a mensagem de erro no Google e pegar o primeiro link que aparece, não é pesquisar.

Na pesquisa, você pesquisa e reúne os links que encontrar, analisa qual destes fazem mais sentido no seu caso, e tenta aplicar a possível solução encontrada.

Às vezes, o primeiro link pode resolver o seu problema. Em outros casos, pode até piorar aplicando algum comando ou alguma configuração que pode prejudicar o seu sistema como um todo.

Por isso, entenda o problema e não saia executando o primeiro comando que encontrar. Essa etapa pode ser entediante quando não encontramos o que precisamos. Se for o caso, peça ajuda em fóruns, grupos de Telegram, para que outros usuários possam te ajudar a encontrar alguma solução.

E o mais importante de tudo: pesquise em inglês! O material disponível em português é escasso, e dependendo do problema, você não encontrará nada que possa te ajudar a resolver.

Conclusão

Na próxima vez que encontrar algum problema em seu sistema: leia, entenda, pesquise, analise, e tente solucioná-lo da melhor forma possível.

Tendo esses pontos em mente, e com muita prática, você não precisará formatar a máquina, ou voltar para o Windows. :-)

Outras dicas deste autor

Instalando Bashtop no Ubuntu 20.04 Sem Usar Snaps

Adquirindo o Cedega Trial

Fazendo o aMSN piscar na barra de tarefas no Ubuntu 8.04 (iniciante)

Instalando Frostwire no Linux Mint 18

Instalação do Pidgin 2.0.2 no Slackware (parte 2)

Leitura recomendada

Descontrução de um filesystem criado com o LVM

Bentoo Linux (distro brasileira)

Sites de manuais, livros, fóruns, programas e pacotes para Slackware

Configurando rede DHCP no Slackware

Conheça a distro que pode te tornar um ótimo administrador Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por maurixnovatrento em 20/09/2021 - 23:24h


Essa é um conteúdo que não se encontra todo o dia. Muito bom.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts