Meu desktop possuía instalado o Debian Etch. Ao adquirir meu novo notebook, instalei o Debian Lenny pois os drivers de vídeo da Intel já estão incorporados no xorg nessa versão.
O
VMWare Workstation é uma ferramenta para virtualização de sistemas. Apesar de ser distribuída sob licença proprietária, há a possibilidade de obter um serial que permite a criação e execução de máquinas virtuais por 30 dias.
Essa dica mostra como resolver um pequeno problema que não permite concluir a instalação com sucesso. Para isso são necessários alguns ajustes.
1. Nos repositórios Lenny o compilador gcc está na versão 4.2, e esta versão é incompatível com o VMWare. Para resolver isso basta instalar a versão 4.1 do compilador, e em seguida fazer com que o Lenny a utilize.
# aptitude install gcc-4.1
# aptitude install g++-4.1
# ln -sf /usr/bin/gcc-4.1 /usr/bin/gcc
2. O Lenny utiliza em sua instalação via cd utiliza o kernel 2.6.24-1, o qual possui uma reconhecida incompatibilidade com o VMWare. Portanto é necessário baixar e instalar um fix de correção.
$ wget -c http://uruz.org/files/vmware-any-any-update-116.tgz
$ tar -zxvf vmware-any-any-update-116.tgz
$ cd vmware-any-any-update116/
$ sudo ./runme.pl
Após executar o runme.pl, o vmware-install.pl também será executado sem erros. Basta visitar o site da vmware e obter um serial válido por 30 dias e criar as máquinas virtuais.
Ao fim da validade do serial, não será possível criar novas máquinas. Entretanto, o vmplayer funcionará e rodará as máquinas sem restrições.
Lembrete: É preciso ter instalado na máquina os headers do seu kernel.