Esta é uma dica que se baseia, mas se difere de outras dicas que achei por aí. Recentemente instalei
Ubuntu Linux para uma amiga e tive dificuldades em fazer o
modem 3G MD300 da
Claro funcionar.
Consegui fazer funcionar com o gnome-ppp e o wvdial, mas eu queria deixar a coisa mais simples: que o networkmanager mandasse na criança. A solução foi configurar o networkmanager. Abaixo mostro como fiz. Essa dica funciona no Ubuntu 9.04.
Primeiramente vamos criar esse arquivo:
sudo vim /etc/udev/rules.d/50-md300modem.rules
E inserir, dentro dele, o seguinte texto:
ACTION!="add", GOTO="3G_End"
BUS=="usb", SYSFS{idProduct}=="d0cf", SYSFS{idVendor}=="0fce", PROGRAM="/bin/sh -c 'echo 3 > /sys/%p/device/bConfigurationValue'"
LABEL="3G_End"
Agora reinicie o udev:
sudo /etc/init.d/udev restart
Pronto! Metade já foi. O que fizemos até agora foi criar uma regra para o udev. O udev monta o modem MD300 como um pendrive qualquer. Essa regra manda ele montar o MD300 como o modem 3G que é. Feito isso, conecte seu modem e espere ser reconhecido.
Uma tela de configuração vai aparecer. É simples: selecione Claro, e dê avançar até o fim. Agora clique no ícone do nm-applet, que fica na bandeja do GNOME, com o botão direito e em "Editar conexões".
Escolha a conexão da Claro, na aba "Banda larga móvel". Aqui, mude a senha para "Claro", com o C maiúsculo. Logo em seguida altere o APN para "bandalarga.claro.com.br". Finalmente, vá até a última aba, selecione "Automático (PPP)" em Método e saia da edição. Agora tente conectar pelo network manager como se conectaria normalmente a uma conexão de rede sem fio. Aqui funcionou perfeitamente!
Fazendo o Modem 3G MD300 da Claro Funcionar no Ubuntu foi originalmente postado no
site Cabaladadá.