Fsearch é um programa feito em GTK3 que encontra seus arquivos facilmente a medida que você vai digitando e você pode fornecer mais de uma palavra na mesma barra de pesquisa para ir diminuindo a quantidade de arquivos coincidentes. Você pode escolher por pesquisar somente por nome de pastas, ficheiros ou tudo.
Para utilizar o fsearch você tem que adicionar um ou mais caminhos de uma pasta para criar a base de dados, onde a mesma é super rápida, tanto na criação ou atualização.
Você pode adicionar caminhos de um ponto de montagem (pasta) de um 2º HD/SSD interno do computador ou de um HD/SSD externo conectado na porta USB, mas lembrando que o ponto de montagem deve sempre utilizar exatamente o mesmo caminho e nome de pasta.
Num HD/SSD utilizado como backup conectado na porta USB a criação ou atualização da base de dados será lenta devido que o barramento USB é muito lento em comparação ao Barramento SATA, onde num HD externo de 1 TB com 380 GB ocupado, num total de pouco mais de 430.000 arquivos levou 8 minutos (tanto para criação/atualização), já este mesmo espaço ocupado e total de arquivos levaria apenas alguns segundos em um HD na porta SATA.
Mesmo que o HD externo não esteja conectado na porta USB, você pode atualizar a base de dados do fsearch normalmente, onde neste caso a atualização é feita em poucos segundos, mas se quiser saber se no HD externo tem os arquivos digitados na pesquisa sem ele está conectado na porta USB, após ter feita a atualização da base de dados com ele desconectado é necessário fechar a janela do fsearch atual e executá-lo novamente para que os arquivos que estão no HD externo que atender ao critério seja listado também.
O fsearch é um indexador de arquivos muito leve e rápido quando ativo, salientando que ele não trabalha em 2º plano para atualizar a base de dados onde você deverá atualizar a mesma manualmente na janela do programa quando você criar novos arquivos ou excluir arquivos no local que está adicionado ao fsearch caso você cria ou excluir muitos arquivos diariamente.
Características do fsearch
- Você pode copiar arquivos e pastas da janela do fsearch e colar na janela do seu gerenciador de arquivos (pcmanfm, thunar, nautilus e outros de ambiente desktop);
- Abrir a pasta no gerenciador de arquivos;
- Copiar caminhos de arquivos e pastas;
- Abrir os arquivos que estão associados a programas do seu sistema;
- Excluir arquivos diretamente da janela do fsearch onde o mesmo é enviado para lixeira do sistema;
- Cortar (Mover) arquivos e na janela do seu gerenciador de arquivos você cola os mesmos na pasta desejada.
NOTA: ao usar a opção de excluir arquivos ou cortar arquivos da janela do fsearch a base de dados deverá ser atualizada manualmente para que os mesmos não apareça mais na listagem caso use os mesmos critérios anteriores.
Instalando o fsearch no Debian
Nos repositórios do
Debian não existe o pacote do fsearch, mas você pode baixar o pacote .deb feito especificamente para o
Ubuntu no site do desenvolvedor, dependendo da versão baixada poderá haver dependências na instalação que você devera saber como resolvê-las.
Para o Debian de versão 10 ou 11 de 64 bits ou Ubuntu 16.04 baixe o pacote abaixo cujo não houve dependência nestas distros executando no terminal:
wget https://launchpad.net/~christian-boxdoerfer/+archive/ubuntu/fsearch-daily/+files/fsearch-trunk_0.1+362+9~ubuntu18.10.1_amd64.deb
Depois faça:
sudo dpkg -i fsearch-trunk_0.1+362+9~ubuntu18.10.1_amd64.deb
NOTA: a versão 0.1 do fsearch somente trabalha com nomes de arquivos mas para usuários não avançados ela já é suficiente e muito prática, já que o mesmo raramente se lembrará de tamanho de arquivo, data da criação e outras opções utilizando recurso de expressões RegEx devendo saber como escrevê-la na barra de pesquisa recurso disponível apenas na versão 0.2 do fsearch que foi lançada em 2022.
Instalação da versão mais recente do fsearch no Ubuntu
A versão mais recente do fsearch é a 0.2 que conta com muitos novos recursos e melhorias, como o uso de expressões RegEx, suporte a curingas e muito mais, onde para isto você deve utilizar o repositório PPA oficial do criador na sua distro baseada em Debian ou Ubuntu e com isto você receberá novas atualizações do fsearch quando elas diferem disponíveis.
sudo add-apt-repository ppa:christian-boxdoerfer/fsearch-stable
sudo apt update
sudo apt install fsearch
Janela inicial do fsearch: